Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Daniel Machado-
dc.date.accessioned2023-12-13T16:50:31Z-
dc.date.available2021-12-19-
dc.date.available2023-12-13T16:50:31Z-
dc.date.issued2021-08-05-
dc.identifier.citationMENDES, Daniel Machado. Matemática e as fake news. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4943-
dc.description.abstractFirst of all, this work aims to present the concepts, characteristics and meanings of fake news, a term widely used in social media and practically spoken and discussed in all sectors of society. It will be dealt with the conception of post-truth today and its individual implications, in the life of the population and of credible institutions. Then, some fake news that appeal to Mathematics to consolidate and spread will be discussed, will be treated in a technical way, using Mathematics contents taught in basic education. Based on several authors, this information that went viral, - in the opinion of this researcher, together with the authors and research data from respected institutions - in fact, they are true or false, will stand out. Soon thereafter, tools will be proposed to combat these malicious information disclosure practices. It is believed that an education that proposes critical, reflective and democratic thinking can provide the whole society with instruments that face these practices. It is also believed, as it is the focus of this study, that mathematics is essential in this struggle, as it has elementary characteristics for the understanding of statistical data disclosed, in the understanding and articulation in financial/economic movements and in the analysis of primordial circumstances in the taking of decision in any life situation. It ends with methodologies that can assist in the teaching and learning of Mathematics, which take into account the community in which the students are inserted and their social characteristics, in order to have a teaching geared towards everyday life and its applications in the future life like person.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-21T13:32:15Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Daniel Machado Mendes.pdf: 2004848 bytes, checksum: 6e607661cc4aac4ef43b0c6e9705794d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-12-13T16:50:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Daniel Machado Mendes.pdf: 2004848 bytes, checksum: 6e607661cc4aac4ef43b0c6e9705794d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-13T16:50:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Daniel Machado Mendes.pdf: 2004848 bytes, checksum: 6e607661cc4aac4ef43b0c6e9705794d (MD5) Previous issue date: 2021-08-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMatemática e as fake newspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordInformaçãopt_BR
dc.subject.keywordPós-verdadept_BR
dc.subject.keywordReflexãopt_BR
dc.subject.keywordFormação críticapt_BR
dc.subject.keywordInterpretaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Krindges, André-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853pt_BR
dc.contributor.referee1Krindges, André-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Sandro Ricardo Pinto da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3201944429813248pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8640885324364445pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o intuito de apresentar, primeiramente, os conceitos, as características e significados das fake news, termo amplamente usado nas mídias sociais e praticamente falado e discutido em todos os setores da sociedade. Será tratado da concepção de pós-verdade na atualidade e suas implicações individuais, na vida da população e de instituições de credibilidade. Em seguida, serão debatidas algumas Fake News que apelam para Matemática para se consolidarem e se propagarem, serão tratadas de forma técnica, usando conteúdos da Matemática ensinados na educação básica. Fundamentados em vários autores, destacar-se-ão essas informações que viralizaram-se são na opinião deste pesquisador, junto com os autores e dados de pesquisas de instituições respeitadas - de fato verdadeiras ou mentirosas. Logo em seguida, serão propostas ferramentas que combatam essas práticas de divulgações de informações mal-intencionadas. Acredita-se que uma educação que proponha o pensamento crítico, reflexivo e democrático possa proporcionar a toda sociedade instrumentos que enfrentem essas práticas. Também iremos elencar, pois é o foco desse estudo, que a Matemática é essencial nessa luta, pois ela tem características elementares para a análise de dados estatísticos divulgados, na compreensão e articulação em movimentações financeiras/econômicas e na análise de circunstâncias primordiais nas tomadas de decisão em qualquer situação da vida. Finaliza-se com metodologias que possam auxiliar no ensino e aprendizagem da Matemática, que levem em consideração a comunidade em que os alunos estão inseridos e suas características sociais, para se ter um ensino voltado para o cotidiano e suas aplicações na vida futura do educando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Informationpt_BR
dc.subject.keyword2Post-truthpt_BR
dc.subject.keyword2Reflectionpt_BR
dc.subject.keyword2Critical trainingpt_BR
dc.subject.keyword2Interpretationpt_BR
dc.contributor.referee3Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3158859691850299pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Daniel Machado Mendes.pdf1.96 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.