Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4948
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A pedagogia Waldorf frente a Base Nacional Comum Curricular |
Autor(es): | Almeida, Jaqueline Soares de |
Orientador(a): | Souza, Aldi Nestor de |
Membro da Banca: | Souza, Aldi Nestor de |
Membro da Banca: | Benetti, Djeison |
Membro da Banca: | Soares, Junior Cesar Alves |
Resumo : | O sistema educacional escolar está sempre em estudo e, com isso, sofrendo reajustes ao longo dos anos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) quer assegurar os mesmos direitos de aprendizagem e desenvolvimento a todos os alunos do Brasil e, para isso, normatizou todo o processo, desde o ensino infantil até o ensino médio. Sendo assim, fica registrado um cronograma a ser seguido. A pedagogia Waldorf, criada por Ruldolf Steiner, tem uma sequência pedagógica baseada no desenvolvimento humano e que atua há décadas, no mundo todo, com êxito, mas que diverge em alguns pontos com a BNCC. Sendo assim, a Federação das Escolas Waldorf no Brasil apresentou contribuições a BNCC e pediu maior flexibilidade. Neste trabalho é apresentada a caracterização básica da Pedagodia Waldorf e um breve olhar sobre os pontos em que a Base Nacional Comum Curricular e a pedagogia Waldorf divergiram. Tudo, sem o intuito de determinar algo, apenas analisar e refletir. |
Resumo em lingua estrangeira: | The school educational system is always under study and, as a result, has undergone adjustments over the years. The National Common Curricular Base (BNCC) wants to ensure the same learning and development rights for all students in Brazil and, for that, standardized the entire process, from kindergarten to high school. Therefore, a schedule is registered to be followed. The Waldorf pedagogy, created by Ruldolf Steiner, has a pedagogical sequence based on human development and which has been operating successfully for decades, worldwide, but which diverges in some points with the BNCC. As such, the Federation of Waldorf Schools in Brazil made contributions to BNCC and asked for greater flexibility. In this paper ’e presented the basic characterization of Waldorf Education and a brief look at the points where the National Common Curricular Base and Waldorf pedagogy diverged. Everything, without the intention of determining something, just analyze and reflect. |
Palavra-chave: | Pedagogia Waldorf BNCC Rudolf Steiner |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Waldorf pedagogy BNCC Rudolf Steiner |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Referência: | ALMEIDA, Jaqueline Soares de. A pedagogia Waldorf frente a Base Nacional Comum Curricular. 2020. 31 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4948 |
Data defesa documento: | 11-May-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Jaqueline Soares de Almeida.pdf | 307.77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.