Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeruzzo, Jefferson-
dc.date.accessioned2023-12-19T16:24:08Z-
dc.date.available2021-03-30-
dc.date.available2023-12-19T16:24:08Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationPERUZZO, Jefferson. A BNCC no contexto das disputas de classes: reflexões sobre a educação financeira. 2021. 49 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4949-
dc.description.abstractThis paper presents a criticism to the way the National Common Core (BNCC) deals with students’ financial education. In order to do this, the elaboration process of the BNCC is analyzed, aiming to show that it was developed by the business class to advocate in favor of their own class interests. Such interests are opposite to the interests of the working class, and aim at reproducing ways of capitalism. Also, the BNCC’s general structure and pedagogical guidelines are presented in order to show the frailty of a teaching based in skills and abilities. In particular, the fragility of the concept of financial education adopted in the BNCC is addressed. This concept does not take into account a series of conditions particular to the Brazilian people. Eventually, it is presented a series of mathematical and non-mathematical activities aiming to help teachers and students think about their own condition in the capitalist society and the obstacles to bring off the guidelines of the BNCC.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-21T16:43:52Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Jefferson_Peruzzo.pdf: 631844 bytes, checksum: 32e705ea0c411503c90cdee979eee840 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-12-19T16:24:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Jefferson_Peruzzo.pdf: 631844 bytes, checksum: 32e705ea0c411503c90cdee979eee840 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-19T16:24:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Jefferson_Peruzzo.pdf: 631844 bytes, checksum: 32e705ea0c411503c90cdee979eee840 (MD5) Previous issue date: 2021-02-25en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA BNCC no contexto das disputas de classes : reflexões sobre a educação financeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordIdeologia da BNCCpt_BR
dc.subject.keywordAtividades educativas emancipadoraspt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Aldi Nestor de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567566431082998pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Aldi Nestor de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567566431082998pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Vinícius Machado Pereira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4543504070083751pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6252124823150254pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentado uma crítica à forma como a BNCC trata a educação financeira. Para tal, se analisa o processo de construção do documento de modo a estabelecer que a BNCC foi elaborada pela classe empresarial de forma a defender os seus próprios interesses de classe, interesses esses que se contrapõem aos interesses da classe trabalhadora e visam à reprodução da lógica do capitalismo. Também foi apresentado a estrutura da BNCC e a sua concepção pedagógica, de forma a ilustrar a fragilidade do ensino por competências e habilidades. Em especial, se aborda a precariedade da concepção de educação financeira presente no documento, que não leva em consideração uma série de fatores inerentes à população brasileira. Por fim, se apresenta uma sequência de atividades com questões de cunho matemático e não matemático que visam auxiliar estudantes e professores a refletirem sobre a sua condição na sociedade capitalista e a dificuldade de realizar os preceitos da BNCC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2BNCC’s ideologypt_BR
dc.subject.keyword2Emancipatory educational activitiespt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, William Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0699450817311284pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Jefferson_Peruzzo.pdf617.04 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.