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Tipo documento: Dissertação
Título: A BNCC no contexto das disputas de classes : reflexões sobre a educação financeira
Autor(es): Peruzzo, Jefferson
Orientador(a): Souza, Aldi Nestor de
Membro da Banca: Souza, Aldi Nestor de
Membro da Banca: Santos, Vinícius Machado Pereira dos
Membro da Banca: Gonçalves, William Vieira
Resumo : Neste trabalho é apresentado uma crítica à forma como a BNCC trata a educação financeira. Para tal, se analisa o processo de construção do documento de modo a estabelecer que a BNCC foi elaborada pela classe empresarial de forma a defender os seus próprios interesses de classe, interesses esses que se contrapõem aos interesses da classe trabalhadora e visam à reprodução da lógica do capitalismo. Também foi apresentado a estrutura da BNCC e a sua concepção pedagógica, de forma a ilustrar a fragilidade do ensino por competências e habilidades. Em especial, se aborda a precariedade da concepção de educação financeira presente no documento, que não leva em consideração uma série de fatores inerentes à população brasileira. Por fim, se apresenta uma sequência de atividades com questões de cunho matemático e não matemático que visam auxiliar estudantes e professores a refletirem sobre a sua condição na sociedade capitalista e a dificuldade de realizar os preceitos da BNCC.
Resumo em lingua estrangeira: This paper presents a criticism to the way the National Common Core (BNCC) deals with students’ financial education. In order to do this, the elaboration process of the BNCC is analyzed, aiming to show that it was developed by the business class to advocate in favor of their own class interests. Such interests are opposite to the interests of the working class, and aim at reproducing ways of capitalism. Also, the BNCC’s general structure and pedagogical guidelines are presented in order to show the frailty of a teaching based in skills and abilities. In particular, the fragility of the concept of financial education adopted in the BNCC is addressed. This concept does not take into account a series of conditions particular to the Brazilian people. Eventually, it is presented a series of mathematical and non-mathematical activities aiming to help teachers and students think about their own condition in the capitalist society and the obstacles to bring off the guidelines of the BNCC.
Palavra-chave: Ideologia da BNCC
Atividades educativas emancipadoras
Palavra-chave em lingua estrangeira: BNCC’s ideology
Emancipatory educational activities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Referência: PERUZZO, Jefferson. A BNCC no contexto das disputas de classes: reflexões sobre a educação financeira. 2021. 49 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4949
Data defesa documento: 25-Fev-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

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