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http://ri.ufmt.br/handle/1/4951
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Arquimedes e Polya em sala de aula |
Autor(es): | Borges, Kleber Alves |
Orientador(a): | Santos, Vinícius Machado Pereira dos |
Membro da Banca: | Santos, Vinícius Machado Pereira dos |
Membro da Banca: | Benetti, Djeison |
Membro da Banca: | Gonçalves, William Vieira |
Resumo : | O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão do texto A arte de resolver problemas de George Polya, por conter o método das quatro fases para resolver problemas baseado em heurística. E também, discorrer sobre a vida e obras de Arquimedes, com foco na quadratura do círculo, baseado no método heurístico e mostrar a engenhosidade de Arquimedes em O método sobre os teoremas mecânicos ao calcular a área de uma região delimitada por um segmento de parábola e um segmento de reta, utilizando os princípios físicos do centro de gravidade e a lei da alavanca. Considerando o exposto, propor atividades a cerca do estudo das características e o cálculo da área das figuras geométricas planas, a ideia de grandezas inversamente proporcionais, tomando como base a heurística moderna e as noções de cálculo de área e, por fim, empregar os conceitos físicos de centro de gravidade e a lei da alavanca em experimentos práticos utilizando a balança e a alavanca. |
Resumo em lingua estrangeira: | The aim of this work is to present a review of the text The Art of Problem Solving by George Polya, as it contains the four-phase method for solving problems based on heuristic. Also, discourse about Archimedes ‘life and works, focusing on the square of the circle based on the heuristic method and show Archimedes’ ingenuity in The Method on Mechanical Theorems when calculating the area of a region delimited by a parabolic segment and a straight segment, using the physical principles of the center of gravity and the law of the lever. Considering these ideas, to propose activities around the study of characteristics and the calculation of the area of flat geometric figures, the idea of quantities inversely proportional, based on the modern heuristic and the notions of calculation of area reported end finally employ the physical concepts of center of gravity and the law of the lever in practical experiments using the balance and the lever. |
Palavra-chave: | Heurística Centro de gravidade Lei da alavanca Área Atividades |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Heuristics Center of gravity Law of lever Area Activities |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Referência: | BORGES, Kleber Alves. Arquimedes e Polya em sala de aula. 2020. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4951 |
Data defesa documento: | 9-Oct-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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