Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4953
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A formação ética no ensino de Filosofia no ensino médio : análise teórico-didática da série televisiva The Walking Dead |
Autor(es): | Charnoski, Sandro Luiz |
Orientador(a): | Freire, Roberto de Barros |
Membro da Banca: | Freire, Roberto de Barros |
Membro da Banca: | Silva, Alécio Donizete da |
Membro da Banca: | Mariani, Fábio |
Resumo : | O tema desta dissertação é a formação ética no Ensino Médio e tem como objetivo de pesquisa compreender o Ensino de Filosofia na Educação Básica como uma possibilidade para a formação ética, analisando a série televisiva The Walking Dead como um pressuposto teórico-metodológico, demonstrando sua eficácia na contextualização do Ensino de Filosofia, possibilitando a construção de um espaço fecundo de discussão filosófica na escola, contribuindo para o ensino de ética e formação dos estudantes. Assim, a presente pesquisa surge também da necessidade de sistematizar procedimentos metodológicos de ensino aplicados nas aulas de filosofia, especificamente na temática sobre ética, uma vez que pensar uma metodologia para o Ensino de Filosofia não é uma tarefa fácil devido à grande diversidade de estudantes, cheios de histórias, anseios, inquietações e também pela complexidade da própria Filosofia. O trabalho desta pesquisa consiste em investigar e analisar as relações entre a Filosofia e a série televisiva The Walking Dead no contexto da formação ética. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, possibilitando fundamentar a apropriação da “série” para o Ensino de Filosofia a partir do referencial teórico que sustentasse a especificidade e complexidade da Filosofia, a partir de uma metodologia analítica que nos permita compreender as relações entre o ensino e aprendizagem de filosofia no ensino médio, numa perspectiva do ensino da ética. O Ensino de Filosofia que propomos é mediado pela narrativa seriada, da qual resulta a Proposta Didática para o Ensino de Filosofia, portanto, nosso aporte teórico também versa sobre esse campo, estabelecendo ligações fundamentais com a linguagem do cinema, uma vez que as “séries” são um ramo específico desta arte. |
Resumo em lingua estrangeira: | The theme of this dissertation is ethical training in high school and its research objective is to understand the Teaching of Philosophy in Basic Education as a possibility for ethical training, analyzing the television series The Walking Dead as a theoretical-methodological assumption, demonstrating its effectiveness in the contextualization of the Teaching of Philosophy, enabling the construction of a fertile space for philosophical discussion at school, contributing to the teaching of ethics and students' education. Thus, this research also arises from the need to systematize methodological teaching procedures applied in philosophy classes, specifically on the theme of ethics, since thinking about a methodology for teaching philosophy is not an easy task due to the great diversity of students, full of stories, anxieties, concerns and also the complexity of Philosophy itself. The work of this research is to investigate and present the relationship between Philosophy and the television series The Walking Dead in the context of ethical training. Therefore, we developed a qualitative research, enabling us to base the appropriation of the "series" for the Teaching of Philosophy from the theoretical framework that supported the specificity and complexity of Philosophy, from a descriptive methodology that allows us to understand the relationships between teaching and learning philosophy in high school, from a perspective of teaching ethics. The teaching of Philosophy we propose is mediated by serial narrative, from which results the Didactic Proposal for the Teaching of Philosophy, therefore, our theoretical contribution also deals with this field, establishing fundamental links with the language of cinema, since “series” are a specific branch of this art. |
Palavra-chave: | Formação ética Filosofia Ensino de filosofia The Walking Dead Série televisiva |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Ethical education Philosophy Philosophy teaching The Walking Dead TV series |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO |
Referência: | CHARNOSKI, Sandro Luiz. A formação ética no ensino de Filosofia no ensino médio: análise teórico-didática da série televisiva The Walking Dead. 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4953 |
Data defesa documento: | 10-Sep-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Sandro Luiz Charnoski.pdf | 1.42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.