Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4958
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O filosofar e o uso do livro didático de Filosofia : uma perspectiva em sala de aula |
Autor(es): | Monteiro, Ezequiel Matos |
Orientador(a): | Theobaldo, Maria Cristina |
Membro da Banca: | Theobaldo, Maria Cristina |
Membro da Banca: | Petry, Cleriston |
Resumo : | O ensino de Filosofia no ensino básico é um problema filosófico que pode ser sintetizado na pergunta: o que é ensinar Filosofia no ensino médio? Portanto o tema central é o ensino de Filosofia. Dado a generalidade do problema, optamos por pesquisar o ensino de Filosofia a partir de uma outra pergunta: é possível filosofar usando o livro didático como recurso? Buscar resposta ao problema se justifica na docência da disciplina de Filosofia, que na maioria dos casos tem uma quantidade pequena de aulas por turma, o que resulta em mais turmas, estudantes e burocracia. O que se intenta é um ensino de Filosofia filosófico, amparado no filosofar, utilizando um recurso disponível, na escola pública, o livro didático de Filosofia. Para respondê-la, é composto um quadro teórico definindo o que é filosofar, contendo conceitos de epistemologia e didática do ensino de Filosofia e discussão sobre a Base Nacional Curricular Comum, no primeiro capítulo. No segundo capítulo justificamos o uso do livro didático como uma opção viável às atividades docentes, e elaboramos possibilidades sobre a leitura dos livros e escrita como exercício do pensamento. No terceiro capítulo há a elaboração dos planos de aula, e no último capítulo a descrição de como se deram as aulas e reflexões acerca do encontro entre as bases teóricas e a prática de sala de aula. O conceito inicial de filosofar é extraído da obra de Ghedin (2009) e passa por uma ponderação ao longo da pesquisa. Trazemos a reflexão do filosofar para o momento pandêmico (2020-2021), discutindo alguns aspectos do impacto da crise sanitária na educação. |
Resumo em lingua estrangeira: | Philosophy teaching in high school is a philosophical problem that can be summed up in the following question: what is teaching philosophy in high school? Thus, the central theme is philosophy teaching. In face of the generality of this problem, we choose to research teaching from another question: is it possible to philosophize using textbooks as a resource? The search for this answer finds its justification in Philosophy teaching, which in the majority of cases is constituted by a small quantity of philosophy classes, which results in more groups of students, students, and bureaucracy. The intention is to teach philosophy supported by the philosophizing act, and using Philosophy textbook, available in public school. To answer the question, a theoretical framework is composed defining what is to philosophize, in which epistemological and didactical concepts are presented, as well as a discussion about the Base Nacional Curricular Comum, in the first chapter. In the second chapter, the use of philosophical textbooks in order to teach philosophy is justified as a feasible option. In the third chapter there is the lesson plan's elaboration, and in the last one there is a report about the classes that were teaching and the reflections about the encounter between theoretical foundation and teaching practice. Philosophize's initial concept is extracted from Ghedin (2009) and faces a ponderation throughout the research. Philosophize reflection is brought to pandemic context (2020-2021), promoting a discussion about the impact of this health crisis to education. |
Palavra-chave: | Ensino de filosofia Filosofar Livro didático |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Philosophy teaching To philosophize Textbook |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO |
Referência: | MONTEIRO, Ezequiel Matos. O filosofar e o uso do livro didático de Filosofia: uma perspectiva em sala de aula. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4958 |
Data defesa documento: | 19-May-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Ezequiel Matos Monteiro.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.