Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4970
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Montagem experimental de um relé fotoelétrico didático para o ensino médio |
Autor(es): | Silva, João Gomes da |
Orientador(a): | Moraes, Arian Paulo de Almeida |
Membro da Banca: | Moraes, Arian Paulo de Almeida |
Membro da Banca: | Fuzari Junior, Gilberto de Campos |
Membro da Banca: | Faria, Jorge Luiz Brito de |
Resumo : | No Brasil, o ensino de Física Moderna não tem recebido a devida importância durante o planejamento escolar, apesar de tratar-se de um conteúdo obrigatório. Em função disso, os alunos têm apresentado dificuldades em discutir e refletir sobre os conceitos relacionados aos avanços tecnológicos. Podemos destacar também a pouca, ou em muitos casos, nenhuma abordagem em aulas de práticas experimentais nas escolas públicas. Mediante essa situação, propusemos um trabalho de montagem experimental que viesse a ser favorável para potencializar breves debates envolvendo um tópico de Física Moderna, a fotocondutividade. Para atingirmos esses objetivos, utilizamos alguns aparatos experimentais: o Sensor de Presença Invertido, o Relé Fotoelétrico Didático, (preparado pelos alunos) confeccionados a partir de roteiros previamente elaborados e o Relé Fotoelétrico Industrial (preparado pelo professor). Tais experimentos foram subsidiários da montagem do Relé Fotoelétrico Didático e das discussões que mostravam a influência da luz sobre os materiais e suas consequências para as grandezas elétricas: corrente, tensão, resistência, resistividade e condutividade. Evidenciamos durante o período em que as aulas foram ministradas a efetiva participação dos alunos, tanto em relação à assiduidade, quanto à participação nas discussões relativas às questões problemas apresentadas. Por meio dessas ações, os alunos, em sua grande maioria, foram capazes de formular respostas coerentes, oralmente e por escrito. É possível perceber a contribuição das aulas experimentais para o ensino de Física, pois possibilita aos alunos a vivência em sala de aula das aplicações inerentes aos avanços tecnológicos. |
Resumo em lingua estrangeira: | In Brazil, Modern Physics teaching has not received real attention on the school planning. Even though that this is a required content. As consquence of this fact the most students have presented difficulties to discuss and reflect on the concepts related to technological advances. Another substantial problem that we can point out is that there isen't any approach into the experimental classes in the public schools. With this in mind, we propose an experimental assembly work that might be favorable to enhance brief discussions involving some important topic of Modern Physics directly related with photoconductivity. To achieve these propose, we use some experimental apparatus: the Reverse Presence Sensor, Didactc Photoelectric Relay (prepared by students) made from pre-prepared scripts and Industrial Photoelectric Relay (prepared by the teacher). Such experiments were subsidiary assembling the Didactic Photoelectric Relay and the discussions that showed the influence of light on the material and its consequences for the electrical parameters: current, voltage, resistance, resistivity and conductivity. We noticed that into the classe using this new approach the effective participation of students on the issues presented considerably increased. Through these actions, the most of students were able to formulate coherent oral and written responses. It is noticeable the contribution of experimental classes for teaching physics, which allows for students the new experience into the classroom. Moreover, the students have a opportunity to know more about the applications inherent to technological advances. |
Palavra-chave: | Fotocondutividade Aula experimental Física moderna |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Photoconductivity Experimental class Modern physics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
Referência: | SILVA, João Gomes da. Montagem experimental de um relé fotoelétrico didático para o ensino médio. 2016. 41 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4970 |
Data defesa documento: | 6-Jul-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2016_João Gomes da Silva.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.