Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4977
Tipo documento: Dissertação
Título: Sequência didática e aprendizagem significativa das Leis de Newton
Autor(es): Oliveira, Marilene de Almeida
Orientador(a): Tasayco, Carlos Manuel Sánchez
Membro da Banca: Tasayco, Carlos Manuel Sánchez
Membro da Banca: Prado, Rogério Junqueira
Membro da Banca: Fonseca Filho, Henrique Duarte da
Membro da Banca: Solorzano, Pablo Edilberto Munayco
Resumo : Esta dissertação apresenta uma Sequência Didática (SD) sobre as Leis de Newton cujo objetivo foi estudar a Inércia, o Princípio Fundamental da Dinâmica e a Ação e Reação a partir da investigação, elaboração, experimentação e avaliação do funcionamento de uma arma medieval denominada catapulta. Guiamo-nos pela Teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel, a fim de relacionar a teoria e a prática ao ensino de Física. Nessa perspectiva, aliamos o ensino das leis newtonianas ao processo de aprendizagem cognitiva dos alunos, tendo como referência teórico-metodológica a construção de uma Sequência Didática produzida a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, constituída por um pré-teste, aulas expositivas com conteúdos significativos, oficina, Mapas Conceituais e pós-teste orientado por um organizador prévio (catapulta), para uma turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual 13 de Maio, situada no município de Tangará da Serra, Mato Grosso. Consideramos que os resultados desse estudo foram positivos para a aprendizagem significativa das Leis de Newton pelos alunos participantes da pesquisa, pois eles conseguiram entender a relação entre o lançamento de projétil e as três leis, além de servir de produto pedagógico para professores de Física, de modo a possibilitar uma alternativa de ensinar e aprender Física ao atribuir significados dos conteúdos às suas realidades.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation presents a Didactic Sequence (DS) on Newton's Laws whose objective to study Inertia, the Fundamental Principle of Dynamics and Action and Reaction from the investigation, elaboration, experimentation and evaluation of the functioning of a medieval weapon called catapult. We were guided by the Theory of Meaningful Learning, proposed by David Ausubel, in order to relate theory and practice to the teaching of physics. In this perspective, we combine the teaching of Newtonian laws with the students' cognitive learning process, having as a theoretical-methodological reference the construction of a Didactic Sequence produced from a Potentially Significant Teaching Unit, consisting of a pre-test, lectures with significant content, workshop, concept maps and post-test guided by a previous organizer (catapult), for a 1st grade high school class from the school “Escola Estadual 13 de Maio”, located in the municipality of Tangará da Serra, Mato Grosso. We believe that the results of this study were positive for the significant learning of Newton's Laws by the students participating in the research, because they were able to understand the relationship between projectile launching and the three laws, in addition to serving as a pedagogical product for physics teachers, in order to enable an alternative to teach and learn Physics by attributing content meanings to their realities.
Palavra-chave: Leis de Newton
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Newton’s laws
Didactic sequence
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: OLIVEIRA, Marilene de Almeida. Sequência didática e aprendizagem significativa das Leis de Newton. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4977
Data defesa documento: 2-Jun-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Marilene de Almeida Oliveira.pdf1.74 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2021_Marilene de Almeida Oliveira - Prod. Educacional.pdf1.91 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.