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http://ri.ufmt.br/handle/1/5018
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Cultura da infância e educação física : um estudo a partir das práticas corporais de aventura |
Autor(es): | Guimarães, Wanessa Gomes Chagas |
Orientador(a): | Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva |
Membro da Banca: | Garanhani, Marynelma Camargo |
Membro da Banca: | Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva |
Membro da Banca: | Gomes, Cleomar Ferreira |
Resumo : | A proposta de investigação desse trabalho se apresenta com a seguinte indagação: Como tematizar as Práticas Corporais de Aventura considerando os eixos da cultura infantil nas aulas de Educação Física? O objetivo central é refletir sobre a prática pedagógica das Práticas Corporais de Aventura em articulação com os eixos da cultura da infância (ludicidade, reiteração, fantasia do real e interatividade), referenciados principalmente por Sarmento (2004). O plano metodológico da pesquisa tem base na abordagem qualitativa e inspirada na pesquisa-ação, tendo como técnicas de coleta de dados da pesquisa: uma matriz de observação com registro dos fatos vistos e ouvidos em diário de campo da pesquisadora, acompanhada do registro fotográfico e fílmico. A partir da análise dos dados, temos como reflexões: 1) a centralidade do processo não está no professor, e sim na criança, mas é fundamental que o professor domine a intencionalidade das ações para promover o ensino dos objetos de conhecimento. 2) Compreender que ludicidade, interatividade, reiteração e fantasia fazem parte de todas as ações da criança no decorrer das atividades auxilia o professor a refletir que a criança dará outras funções aos materiais utilizados nas aulas, bem como aos movimentos que ela utilizará para explorar o ambiente e que isso faz parte da sua leitura de mundo. 3) É preciso desenvolver uma sensibilidade para perceber quando é necessária a diretividade docente orientada pelo cuidar/educar e quando é preciso deixar a criança criar seu próprio momento, a fim de não cair numa dominação dos corpos e nem em um “desinvestimento pedagógico” disfarçado de brincadeiras inúteis. |
Resumo em lingua estrangeira: | The research proposal of this work is presented with the following question: How can the themes of the Corporal Adventure Practices be considered considering the axes of children's culture in Physical Education classes? The central objective is to reflect on the pedagogical practice of Corporal Adventure Practices in conjunction with the axes of childhood culture (playfulness, reiteration, fantasy of the real and interactivity), referenced mainly by Sarmento (2004). The research methodological plan is based on a qualitative approach, inspired by action research, with research data collection techniques: an observation matrix with a record of the facts seen and heard in the researcher's field diary, accompanied by the photographic record and filmic. From the analysis of the data, we have as reflections: 1) the centrality of the process is not in the teacher, but in the child, but it is essential that the teacher master the intentionality of the actions to promote the teaching of the objects of knowledge. 2) Understanding that playfulness, interactivity, repetition and fantasy are part of all the child's actions during the activities helps the teacher to reflect that the child will give other functions to the materials used in the classes, as well as the movements that he will use to explore the environment and that this is part of your reading of the world. 3) It is necessary to develop a sensitivity to perceive when it is necessary to direct the teacher guided by caring / educating and when it is necessary to let the child create his own moment, in order not to fall into a domination of the bodies or in a disguised “pedagogical disinvestment” of useless playful activities. |
Palavra-chave: | Educação física Educação infantil Práticas corporais de aventura |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Physical education Child education Adventure body practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF |
Referência: | GUIMARÃES, Wanessa Gomes Chagas. Cultura da infância e educação física: um estudo a partir das práticas corporais de aventura. 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5018 |
Data defesa documento: | 31-Mar-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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