Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5019
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Estudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduino |
Autor(es): | Mocó, Gustavo da Silva |
Orientador(a): | Silva, George Barbosa da |
Membro da Banca: | Silva, George Barbosa da |
Membro da Banca: | Pereira, Rosângela Borges |
Membro da Banca: | Carvalho Neto, João Teles de |
Resumo : | Este trabalho propõe ensinar conceitos de Termodinâmica usando uma estação meteorológica experimental de baixo custo. A estação meteorológica é um produto educacional que foi aplicado junto aos estudantes da segunda série do Ensino Médio do Colégio Estadual Luís Perillo, Goiânia-GO. Os sensores da estação foram montados em uma plataforma Arduino, enquanto o sistema de coleta de dados foi automatizado pelos estudantes durante as aulas experimentais. Foram coletados pela estação dados das grandezas temperatura, pressão atmosférica, umidade relativa do ar, precipitação pluviométrica, índices UVA e UVB. Esses dados foram acessados via Internet, através dos smartphones dos estudantes e através da memória interna da própria estação. Em determinado momento, os dados coletados através da estação foram analisados em sala de aula, e serviram como facilitadores de uma aprendizagem significativa de alguns conceitos da Física térmica, tais como: temperatura, calor, escalas termométricas, termômetros, umidade relativa do ar, transmissão de calor e radiação UV. Além dos conceitos de Física, foi possível trabalhar com os estudantes linguagem de programação e eletrônica básica. A contextualização dos conceitos físicos nas previsões do tempo, além do fato dos estudantes colaborarem ativamente na construção da estação meteorológica, tornaram as aulas de Física bastante atrativas. Pôde se verificar uma motivação muito grande por parte dos estudantes em todas as etapas de aprendizagem, principalmente nas aulas experimentais. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work proposes to teach Thermodynamics concepts using a low-cost experimental weather station. The meteorological station is an educational product that was applied to the high school students at Colégio Estadual Luís Perillo, Goiânia-GO, Brazil. All the sensors were assembled on the Arduino platform. In the lab classes, the students built the system for the data collection. The station is able to collect the following data: temperature, atmospheric pressure, relative humidity, rainfall, UVA, and UVB indexes. The data, stored in the internal memory of the station, were made available on the Internet, and the students could visualize them with their smartphones. At a given moment, the collected data were analyzed in the Physics class, and served as the facilitator of a meaningful learning for some thermal physics concepts, such as: temperature, heat, thermometric scales, thermometers, relative humidity, heat transmission and UV radiation. Besides the concepts of Physics, it was also possible to teach some concepts of programming languages and basic electronics. The contextualization of physical concepts in weather forecasts, in addition to the fact that students actively collaborated to the building of the weather station, made Physics classes very attractive. It was possible to verify a very high students’ motivation through all the process steps of the Physics learning, mainly during the lab classes. |
Palavra-chave: | Termologia Estação meteorológica Arduino Aprendizagem significativa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Thermology Meteorological station Arduino Meaningful learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
Referência: | MOCÓ, Gustavo da Silva. Estudo de termodinâmica por uma estação meteorológica experimental em arduino. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5019 |
Data defesa documento: | 8-Jul-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Gustavo da Silva Mocó.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.