Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5021
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Gestão da eficiência energética em salas de aula de instituições federais de ensino |
Autor(es): | Ascari, Vagner Miguel |
Orientador(a): | Desidério, Paulo Henrique Martins |
Coorientador: | Durante, Luciane Cleonice |
Membro da Banca: | Desidério, Paulo Henrique Martins |
Membro da Banca: | Durante, Luciane Cleonice |
Membro da Banca: | Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana |
Membro da Banca: | Callejas, Ivan Julio Apolonio |
Resumo : | A eficiência energética é um tema de grande relevância e os gastos dela derivados representam parte considerável dos custeios fixos das organizações, sendo importante e atual a prática de ações visando a eficiência energética. Diante do exposto, o objetivo da pesquisa consistiu em analisar os desafios e caminhos para implementação de projetos em eficiência energética nos ambientes de aula das Instituições Federais de Ensino, tendo como objeto de estudo a Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Para atender ao objetivo proposto para a investigação, optou-se por um estudo de caso, mediante pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa. A partir dessa pesquisa, apresenta-se a proposta de implantação de um software gerido por um aplicativo para o controle e automação das lâmpadas e aparelhos de ar condicionado, o Start_IoT, baseado no conceito de Internet da Coisas (IoT) - dispositivos e equipamentos do mundo físico integrados via internet. Os resultados, obtidos mediante medições em salas de aula, demostraram que o desperdício de energia elétrica e uso indevido do ambiente é considerável, e a pesquisa trouxe os benefícios resultantes de uma intervenção automática em detrimento ao controle manual de acionamento dos equipamentos (com as percepções e opiniões com usuários e especialistas). Para a análise da relevância do tema, uma prospecção tecnológica foi realizada e a pesquisa é finalizada com a apresentação de um protocolo de uso da energia elétrica em salas de aula. Com o intuito de promover inovação e resultados práticos, a pesquisa resultou em três produtos técnico-tecnológicos: um artigo de prospecção tecnológica sobre o tema, o registro do software Start_IoT junto ao INPI e a elaboração de um relatório técnico conclusivo. |
Resumo em lingua estrangeira: | Energy efficiency is a very important issue and the expenses derived from it represent a considerable part of the fixed costs of the organizations, being important and current the practice of actions aimed at energy efficiency. In view of the above, the objective of analysis of the challenges and ways to implement projects in efficiency in the classroom environments of Federal Education Institutions, having as object of study the Federal University of Mato Grosso - UFMT. To meet the proposed objective for an investigation, a case study was chosen, using applied research, with a qualitative approach. Based on this research, a proposal is made for the implementation of software managed by an application for the control and automation of lamps and air conditioning devices, Start_IoT, based on the concept of Internet of Things (IoT) - devices and equipment of the physical world integrated via internet. The results, sought to search for them in classrooms, demonstrated that the waste of electric energy and improper use of the environment is necessary, and the research brought the benefits of an automatic intervention in detriment to the manual control of the equipment activation (with the perceptions and opinions with users and experts). For an analysis of the research on the topic, a technological survey was carried out and a survey is concluded with the presentation of a protocol for diagnosing energy consumption in classrooms. In order to promote practical results, the research resulted in three technical-technological products: a technological prospecting article on the topic, the registration of the Start_IoT software and a conclusive technical report. |
Palavra-chave: | Eficiência energética Internet das coisas Automação e controle Instituições federais IoT |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Energy efficiency Internet of things Automation and control Federal institutions IoT |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação Tecnológica - PROFNIT |
Referência: | ASCARI, Vagner Miguel. Gestão da eficiência energética em salas de aula de instituições federais de ensino. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5021 |
Data defesa documento: | 15-Dez-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FACC - PROFNIT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Vagner Miguel Ascari.pdf | 3.06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.