Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5066
Tipo documento: Tese
Título: O ensino de números decimais em uma classe inclusiva do ensino fundamental : uma proposta de metodologias visando à inclusão
Autor(es): Araújo, Marcelo Marques de
Orientador(a): Sales, Elielson Ribeiro de
Membro da Banca: Sales, Elielson Ribeiro de
Membro da Banca: Silveira, Marisa Rosâni Abreu da
Membro da Banca: Souza Filho, Erasmo Borges de
Membro da Banca: Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt
Membro da Banca: Souza, Ruth Daisy Capistrano de
Resumo : O presente estudo teve como objetivo investigar quais as contribuições de metodologias de ensino e aprendizagem das operações aditivas com números decimais voltadas a educação de alunos de uma classe inclusiva no terceiro ciclo do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com 10 participantes, sendo dois docentes, um professor de matemática da turma investigada e outro que atendia na sala de recursos, e oito discentes participantes de uma turma inclusiva do município de Belém (PA), sendo um deles era deficiente visual. A pesquisa se efetivou em seis meses e constou de um período de observação das aulas de matemática e demais disciplinas da classe investigada com uma duração de dois meses, além de ter contado com a aplicação de uma entrevista semiestruturada com os dois docentes e a discente com deficiência visual da turma investigada, aplicação de questões de sondagem e aplicação de questões de verificação da acomodação do conteúdo trabalhado após o período de uso das metodologias empregadas com os discentes participantes da investigação. A pesquisa teve a abordagem qualitativa e utilizou como metodologia a pesquisa-ação, tendo a aplicação de duas metodologias de intervenção: o uso do software MusiCALcolorida e o uso do Tabuleiro de Decimais, a fim de entendermos quais os aspectos propositivos destas duas ferramentas ao processo de ensino e aprendizagem dos números decimais aditivos direcionados aos discentes com deficiência visual e sem deficiência. Os resultados obtidos pela pesquisa demonstraram que o uso do software MusiCALcolorida e do Tabuleiro de Decimais foram propositivos não só para o aprendizado e compreensão dos números decimais em operações aditivas com o discente com deficiência visual, bem como para os demais alunos participantes sem deficiência visual. Assim, a análise dos dados demonstrou que houve relevante aumento da compreensão nas operações aditivas com os números decimais em media de 60% pelos discentes no aproveitamento da compreensão e operação do referido assunto matemático, além de representar um fortalecimento da interação e socialização entre os discentes como uma ferramenta para diminuir o processo de segregação e incidir na conquista de caminhos voltados à inclusão dos discentes com a questão da valorização e enriquecimento da percepção do aluno com necessidades educativas especiais junto à turma pesquisada.
Resumo em lingua estrangeira: This study aimed to investigate which the contributions of teaching methods and learning of additive operations with decimals oriented education students in an inclusive class in the third elementary school cycle. The research was conducted with 10 participants, two teachers, a math teacher investigated class and another who served in the resource room, and eight students participating in an inclusive class in the city of Belém (PA), one of them was visually impaired . The research took place for a period of six months and consisted of an observation period of math classes and other disciplines of the class investigated for a period of two months, and has relied on the application of a semi-structured interview with both teachers and students with visual impairment of the investigated group, application probing questions and application of accommodation verification issues of content worked after the period of use of the methodologies used by the participants of the research students. The research had a qualitative approach and used as a methodology to action research, and the application of two intervention methods: the use of MusiCALcolorida software and the use of decimals Board, in order to understand which propositional aspects of these two tools to process teaching and learning of decimals additives geared to students with visual impairment and without disabilities. The results obtained from the survey showed that the use of MusiCALcolorida software and Decimals board were propositional not only for learning and understanding of decimals in additive operations with students with visual impairment, as well as the other participating students without visual impairment. Thus, the analysis of the data showed that there was significant increase in understanding the additive operations with decimals on average 60% of the students in the use of the understanding and operation of that mathematical subject, and represents a strengthening of interaction and socialization among students as a tool to reduce the segregation process and focus on winning paths aimed at inclusion of students with the question of recovery and enrichment of perception of students with special educational needs with the searched class.
Palavra-chave: Números decimais
Calculadora musical
Tabuleiro de decimais
Deficiência visual
Inclusão
Palavra-chave em lingua estrangeira: Decimal numbers
Musical calculator
Board decimals
Visual impairment
Inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: ARAÚJO, Marcelo Marques de. O ensino de números decimais em uma classe inclusiva do ensino fundamental: uma proposta de metodologias visando à inclusão. 2017. 377 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5066
Data defesa documento: 24-Feb-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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