Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5081
Tipo documento: Dissertação
Título: Sistema Penitenciário de Mato Grosso e políticas públicas de educação para a ressocialização
Autor(es): Quirino, Stephanie Fátima Martins
Orientador(a): Estevinho, Telmo Antonio Dinelli
Membro da Banca: Estevinho, Telmo Antonio Dinelli
Membro da Banca: Rodrigues, Francisco Xavier Freire
Membro da Banca: Vieira, Geruza Silva de Oliveira
Resumo : Diante do atual quadro de superlotação do Sistema Penitenciário de Mato Grosso e frente à ação organizada da criminalidade, bem como, do grau de escolaridade das pessoas reclusas dentro das penitenciárias, faz-se necessário que o Estado passe a adotar uma postura mais enérgica na execução e promoção das políticas públicas de educação no cárcere para frear a ordem criminosa. O objetivo geral deste trabalho foi de analisar as políticas de educação no Sistema Penitenciário de Mato Grosso, de modo a discernir se tais políticas facilitam o processo de ressocialização para os detentos. O procedimento metodológico utilizado baseou-se numa pesquisa bibliográfica, qualitativa-quantitativa, utilizando-se uma análise descritiva e explicativa em uma amostra do contexto do sistema penitenciário composto por equipes educacionais de gestão, gerenciamento, bem como de promoção da educação no cárcere. A pesquisa envolvendo a metodologia qualitativa e quantitativa evidencia a urgência em propor discussões aprofundadas sobre a temática de modo a avaliar todos os seus aspectos, sejam contextos textuais e informativos, quanto os aportes de dados e fatores numéricos, como foi o caso no processo de identificação frente a utilização e análise de estatísticas públicas sobre o objeto em questão (sistema penitenciário). A hipótese de trabalho foi: ‘Quais as ações de políticas públicas de educação no cárcere do Estado de Mato Grosso’ que promovem a ressocialização de forma efetiva? Conjecturou-se que é fundamental e de extrema necessidade que se proceda uma reestruturação do sistema, promovendo a educação no cárcere privado, a profissionalização, o crescimento econômico, a geração de empregos, oportunizando melhoria na condição de vida da população penitenciária. Todas essas medidas em termos de segurança pública surtirão efeitos a longo prazo acompanhadas de políticas públicas educacionais continuadas de alcance social.
Resumo em lingua estrangeira: Given the current situation of overcrowding in the Penitentiary System of Mato Grosso and the organized action of crime, as well as the level of education of people incarcerated within the penitentiaries, it is necessary for the State to adopt a more energetic stance in the execution and promotion of public education policies in prison to stop the criminal order. The general objective of this work was to analyze the education policies in the Penitentiary System of Mato Grosso, in order to discern whether such policies facilitate the process of resocialization for inmates. The methodological procedure used was based on a bibliographical, qualitativequantitative research, using a descriptive and explanatory analysis in a sample of the context of the penitentiary system composed by educational teams of management, as well as the promotion of education in prison. The research involving qualitative and quantitative methodology highlights the urgency of proposing in-depth discussions on the subject in order to evaluate all the aspects, whether textual and informative contexts, as well as the inputs of data and numerical factors, as was the case in the identification process against the use and analysis of public statistics on the object in question (prison system). The working hypothesis was: 'What are the actions of public education policies in the prison of the State of Mato Grosso' that effectively promote resocialization? It was conjectured that it is fundamental and extremely necessary that a restructuring of the system be carried out, promoting education in private prison, professionalization, economic growth, the generation of jobs, providing opportunities for improvement in the living conditions of the prison population. All these itens in terms of public security will have long-term effects accompanied by continued public educational policies of social scope.
Palavra-chave: Sistema penitenciário
Educação
Ressocialização
Mato Grosso
Políticas públicas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Prison system
Education
Resocialization
Mato Grosso
Public policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Referência: QUIRINO, Stephanie Fátima Martins. Sistema Penitenciário de Mato Grosso e políticas públicas de educação para a ressocialização. 2022. 58 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5081
Data defesa documento: 8-Jun-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Stephanie Fátima Martins Quirino.pdf719.12 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.