Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Ricardo Vanjura-
dc.date.accessioned2024-02-07T13:26:13Z-
dc.date.available2020-09-04-
dc.date.available2024-02-07T13:26:13Z-
dc.date.issued2020-06-05-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ricardo Vanjura. O Arduino como recurso didático para o ensino de resistores. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5088-
dc.description.abstractIn recent decades, social relations have been profoundly altered with the arrival of information and communication technologies. The internet era has made it possible for human beings to shorten distances, optimize time and share information like never before. Faced with this new era, there are great pedagogical opportunities for teaching Physics, among them, the visual and interactive approach to physical concepts relevant to teaching practice, but which are difficult to be learned by the student. In this sense, computational modeling linked to the theory proposed in textbooks, combined with different instructional materials, allows an interpretation of various phenomena in a simple and easy way. In this sense, this work is based on the development of a Teaching-Learning Sequence as an alternative for teaching electrical resistors in high school. For that, we used the Arduino platform and programming resources to develop a script with computational commands (programming) capable of reading and graphing the studied devices, allowing students to visualize such phenomena.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-12-26T15:00:59Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Ricardo Vanjura Ferreira.pdf: 4654585 bytes, checksum: ef8071ac028b9efe64573caa252820d1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-02-07T13:26:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Ricardo Vanjura Ferreira.pdf: 4654585 bytes, checksum: ef8071ac028b9efe64573caa252820d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-07T13:26:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Ricardo Vanjura Ferreira.pdf: 4654585 bytes, checksum: ef8071ac028b9efe64573caa252820d1 (MD5) Previous issue date: 2020-06-05en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO Arduino como recurso didático para o ensino de resistorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordAusubelpt_BR
dc.subject.keywordArduinopt_BR
dc.subject.keywordResistência elétricapt_BR
dc.subject.keywordResistorespt_BR
dc.contributor.advisor1Bonfim, André Correia Riserio do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5012575440533253pt_BR
dc.contributor.referee1Bonfim, André Correia Risério do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5012575440533253pt_BR
dc.contributor.referee2Maionchi, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561236303105430pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6484750920316506pt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas, as relações sociais foram profundamente alteradas com a chegada das tecnologias da informação e comunicação. A era da internet possibilitou ao ser humano diminuir distâncias, otimizar tempo e compartilhar informações como jamais visto. Diante desse novo tempo, observa-se grandes oportunidades pedagógicas para o ensino de Física, dentre elas, a abordagem visual e interativa de conceitos físicos relevantes para a prática docente, mas de difícil aprendizagem por parte do educando. Nesse sentido, a modelagem computacional atrelada à teoria proposta nos livros didáticos, combinados com diferentes materiais instrucionais, possibilita uma interpretação do fenômeno de forma simples e fácil. Nesse sentido, este trabalho baseia-se na elaboração de uma Sequência de Ensino Aprendizagem tendo como referência a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel como alternativa para o ensino de resistores elétricos no ensino médio. Para tanto, utilizamos a plataforma de Arduino e recursos de programação para elaborar um roteiro com comandos computacionais (programação) capaz de fazer leituras e gráficos da resistência dos dispositivos estudados, permitindo a visualização do fenômeno por parte dos educandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Resistorspt_BR
dc.subject.keyword2Arduinopt_BR
dc.subject.keyword2Electrical resistancept_BR
dc.subject.keyword2Ausubelpt_BR
dc.subject.keyword2Physics teachingpt_BR
dc.contributor.referee3Mariani, Fábio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8188243790537926pt_BR
dc.contributor.referee4Solorzano, Pablo Edilberto Munayco-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0866307566384055pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Ricardo Vanjura Ferreira.pdf4.55 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.