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http://ri.ufmt.br/handle/1/5088
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O Arduino como recurso didático para o ensino de resistores |
Autor(es): | Ferreira, Ricardo Vanjura |
Orientador(a): | Bonfim, André Correia Riserio do |
Membro da Banca: | Bonfim, André Correia Risério do |
Membro da Banca: | Maionchi, Daniela de Oliveira |
Membro da Banca: | Mariani, Fábio |
Membro da Banca: | Solorzano, Pablo Edilberto Munayco |
Resumo : | Nas últimas décadas, as relações sociais foram profundamente alteradas com a chegada das tecnologias da informação e comunicação. A era da internet possibilitou ao ser humano diminuir distâncias, otimizar tempo e compartilhar informações como jamais visto. Diante desse novo tempo, observa-se grandes oportunidades pedagógicas para o ensino de Física, dentre elas, a abordagem visual e interativa de conceitos físicos relevantes para a prática docente, mas de difícil aprendizagem por parte do educando. Nesse sentido, a modelagem computacional atrelada à teoria proposta nos livros didáticos, combinados com diferentes materiais instrucionais, possibilita uma interpretação do fenômeno de forma simples e fácil. Nesse sentido, este trabalho baseia-se na elaboração de uma Sequência de Ensino Aprendizagem tendo como referência a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel como alternativa para o ensino de resistores elétricos no ensino médio. Para tanto, utilizamos a plataforma de Arduino e recursos de programação para elaborar um roteiro com comandos computacionais (programação) capaz de fazer leituras e gráficos da resistência dos dispositivos estudados, permitindo a visualização do fenômeno por parte dos educandos. |
Resumo em lingua estrangeira: | In recent decades, social relations have been profoundly altered with the arrival of information and communication technologies. The internet era has made it possible for human beings to shorten distances, optimize time and share information like never before. Faced with this new era, there are great pedagogical opportunities for teaching Physics, among them, the visual and interactive approach to physical concepts relevant to teaching practice, but which are difficult to be learned by the student. In this sense, computational modeling linked to the theory proposed in textbooks, combined with different instructional materials, allows an interpretation of various phenomena in a simple and easy way. In this sense, this work is based on the development of a Teaching-Learning Sequence as an alternative for teaching electrical resistors in high school. For that, we used the Arduino platform and programming resources to develop a script with computational commands (programming) capable of reading and graphing the studied devices, allowing students to visualize such phenomena. |
Palavra-chave: | Ensino de física Ausubel Arduino Resistência elétrica Resistores |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Resistors Arduino Electrical resistance Ausubel Physics teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
Referência: | FERREIRA, Ricardo Vanjura. O Arduino como recurso didático para o ensino de resistores. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5088 |
Data defesa documento: | 5-Jun-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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