Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5092
Tipo documento: Tese
Título: Educação em Ciências Naturais no currículo do curso de Pedagogia Acordo Brasil-Japão : travessias de uma Universidade da Amazônia em território estrangeiro
Autor(es): Torres, Glauce Viana de Souza
Orientador(a): Lima, Tânia Maria de
Membro da Banca: Lima, Tânia Maria de
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
Membro da Banca: Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
Resumo : Este estudo pôs em pauta o Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância, Acordo Brasil-Japão, ofertado entre os anos de 2009 e 2013, pela Universidade Federal de Mato Grosso, em terras nipônicas. A oferta do referido curso foi considerado um passo fundamental para regulamentar a atuação de escolas brasileiras no Japão, as quais estavam à margem do sistema educacional dos dois países. O objetivo precípuo foi analisar, na produção de práticas pedagógicas, os processos de negociação cultural que potencializaram a Educação em Ciências Naturais, no referido curso. O estudo foi fundamentado no pressuposto de que a realização do curso resultou da luta dos decasséguis pela regularização de escolas brasileiras no Japão. Por essa razão, utilizam-se, na construção da argumentação, de discussões teóricometodológico ancoradas nas teorias pós-críticas, especialmente no que se refere à ideia de política enquanto um ciclo contínuo; de nação, como comunidade política imaginada, e de currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Trata-se de uma pesquisa documental que fez uso de textos políticos sobre a criação e desenvolvimento do referido curso e de relatórios de estágio curricular. As análises remeteram ao entendimento de que as práticas pedagógicas adotadas pelos licenciandos no contexto do estágio foram referenciadas em duas perspectivas teórico-metodológicas: uma, que reitera os pressupostos da ciência moderna, mantendo articulação com as disciplinas de referência, e outra que busca situar o currículo num espaçotempo de fronteira cultural. Com base nas análises, é defendida a tese de que a formação de professores referenciada em diálogos interculturais potencializa a produção curricular intrínseca entre ciência e saber narrativo e, por conseguinte, a educação em Ciências Naturais. Esse posicionamento teórico-metodológico implica em jogos de linguagem para o enfrentamento de desafios da condição pós-moderna, em que a humanidade se encontra. Conclui-se que, ao tratar o currículo como espaço-tempo de fronteira entre culturas, mesmo expressos em princípios da centralidade na ciência moderna ocidental, o saber e o poder não ocuparam um único centro, representando avanços em relação ao entendimento de que, na condição pós-moderna, a potencialidade da vida e do mundo está na fronteira, lugar onde a incerteza, a transitoriedade e a provisoriedade geram tensões e conflitos que incitam à criação, à inventividade e ao reconhecimento de que a dimensão de produção do conhecimento se faz presente nos muitos fenômenos do mundo. Na pesquisa, evidenciamos que a centralidade, ainda presente da ciência moderna ocidental, não favoreceu o reconhecimento de que o Oriente, no caso o Japão, também produz ciência. Dessa maneira, defende-se a produção de um currículo híbrido, descentrado, ambivalente, enquanto espaço de negociação de significados, visto que plural e que não opera na dotação de um só sentido.
Resumo em lingua estrangeira: This study set the course of bachelor's degree in pedagogy, distance modality, Brazil-Japan agreement, offered between the years of 2009 and 2013, by the Federal University of Mato Grosso, in japaneses lands. The offer of this course was considered a fundamental step towards regulating the performance of Brazilian schools in Japan, which were on the sidelines of the educational system of the two countries. The precipitate objective was to analyze, in the production of pedagogical practices, the processes of cultural negotiation that enhanced the education in natural sciences, in the aforementioned course. The study was founded on the assumption that the achievement of the course resulted from the struggle of Decasséguis for the regularization of Brazilian schools in Japan. For this reason, are used, in the construction of argumentation, theoretical-methodological discussions anchored in post-criticism theories, especially as regards the idea of politics as a continuous cycle; of nation, as an imagined political community, and curriculum as space-time of cultural frontier. This is a documentary research that made use of political texts on the creation and development of that course and curricular internship reports. The analyses have submitted to the understanding that the pedagogical practices adopted by the licensors in the context of the internship was referenced in two theoretical and methodological perspectives: one, which reiterates the assumptions of modern science, maintaining articulation with the reference disciplines, and another that seeks to situate the curriculum in a space-time of cultural frontier. Based on the analyses, it is advocated that the formation of teachers referenced in intercultural dialogues empower the intrinsic curricular production between science and narrative, and therefore, education in natural sciences. This theoretical-methodological positioning implies in language games to confront the challenges of the postmodern condition, in which humanity are found. It is concluded that, when treating the curriculum as a space-time boundary between cultures, even expressed in principles of centrality in western modern science, knowledge and power did not occupy a single center, representing advances in understanding that, in the postmodern condition, the potentiality of life and the world is at the frontier, where uncertainty, transience and provisional character generate tensions and conflicts that incite to creation , inventiveness and recognition that the dimension of production of knowledge is present in the many phenomena of the world. In research, we emphasize that the centrality, still present in modern Western science, has not favored the recognition that the Orient, in the case of Japan, also produces science. In this way, the production of a hybrid resume, decentric, ambivalent, as space for negotiation of meanings, since plural and that does not operate in the one-way endowment.
Palavra-chave: Pedagogia acordo Brasil/Japão
Educação a distância
Currículo intercultural
Educação em ciências naturais
Ciclo de políticas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Pedagogy agreement Brazil/Japan
Distance education
Intercultural curriculum
Education in natural sciences
Policy cycle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: TORRES, Glauce Viana de Souza. Educação em Ciências Naturais no currículo do curso de Pedagogia Acordo Brasil-Japão: travessias de uma Universidade da Amazônia em território estrangeiro. 2017. 182 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5092
Data defesa documento: 30-Mar-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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