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Tipo documento: Tese
Título: Avaliação formativa de aprendizagem em modelagem Matemática
Autor(es): Anchieta, Ricardo José Fernandes
Orientador(a): Espírito Santo, Adilson Oliveira do
Membro da Banca: Espírito Santo, Adilson Oliveira do
Membro da Banca: Braga, Roberta Modesto
Membro da Banca: Furtado, Alfredo Braga
Membro da Banca: Silveira, Marisa Rosâni Abreu da
Membro da Banca: Souza Filho, Erasmo Borges de
Resumo : Este estudo se refere a uma pesquisa qualitativa na área da Modelagem Matemática, que teve como objetivo analisar uma metodologia para a avaliação da aprendizagem em atividades dessa estratégia de ensino. Foram investigadas as contribuições que essa proposta de avaliação formativa traz para os alunos quando estão envolvidos na construção de modelos matemáticos. O embasamento teórico da pesquisa partiu dos pressupostos da Modelagem Matemática e da Avaliação da aprendizagem, com foco na avaliação formativa, representados por diversos pesquisadores dessas áreas e como fundamentação epistemológica, a Teoria Construtivista como forma de subsidiar a avaliação da aprendizagem inserida no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada com alunos do 2° ano do curso Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Artes Visuais do Instituto Federal do Maranhão, Campus São Luís – Centro Histórico e os dados foram construídos a partir dos trabalhos escritos, dos diários de campo e das observações do pesquisador/professor, em dois momentos, sem a proposta e com a proposta. A análise foi construída a partir da do método de Análise de Conteúdo. As análises das atividades de Modelagem Matemática antes da proposta mostraram uma metodologia motivadora, porém ao longo das etapas definidas por Burak (2010) encontramos entraves caracterizados pela dificuldade dos alunos em diferentes pontos. Nas atividades com a nossa proposta de avaliação da aprendizagem percebemos um progresso significativo no desenvolvimento dessas atividades, determinadas pela orientação dos relatórios de acompanhamento que permitiram identificar os entraves a cada etapa da Modelagem Matemática. Acreditamos que esse processo de avaliação numa perspectiva construtivista, é necessária uma aproximação do professor mediador, atuando com os alunos na construção do conhecimento.
Resumo em lingua estrangeira: This study refers to a qualitative research in the area of Mathematical Modeling, whose objective was to analyze a methodology for the evaluation of learning in activities of this teaching strategy. We investigated the contributions that this proposal of formative evaluation brings to the students when they are involved in the construction of mathematical models. The theoretical basis of the research was based on the assumptions of Mathematical Modeling and Evaluation of learning, focusing on the formative evaluation, represented by several researchers in these areas and as epistemological foundation, the Constructivist Theory as a way to subsidize the evaluation of the learning inserted in the teaching process and learning. The research was carried out with students of the 2nd year of the Technical Course in Environment and Technician in Visual Arts of the Federal Institute of Maranhão, São Luís Campus - Historical Center and the data were constructed from the written works, field diaries and observations of the researcher / teacher, in two moments, without the proposal and the proposal. The analysis was constructed from the Content Analysis method. The analysis of Mathematical Modeling activities before the proposal showed a motivating methodology, but along the stages defined by Burak (2010) we find obstacles characterized by the difficulty of the students in different points. In the activities with our proposal of evaluation of learning we noticed a significant progress in the development of these activities, determined by the orientation of the monitoring reports that allowed to identify the obstacles at each stage of Mathematical Modeling. We believe that this evaluation process in a constructivist perspective, requires an approximation of the mediating teacher, acting with the students in the construction of knowledge.
Palavra-chave: Educação matemática
Modelagem matemática
Avaliação formativa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematics education
Mathematical modeling
Formative assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: ANCHIETA, Ricardo José Fernandes. Avaliação formativa de aprendizagem em modelagem Matemática. 2017. 176 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5094
Data defesa documento: 7-Aug-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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