Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5100
Tipo documento: Dissertação
Título: Geometria no 9º ano : uma abordagem dinâmica
Autor(es): Silva, Rodrigo Nicolino da
Orientador(a): Krindges, André
Membro da Banca: Krindges, André
Membro da Banca: Moura, Liliana Karla Jorge de
Membro da Banca: Silva, Clayton Eduardo Lente da
Resumo : Com o objetivo principal de diversificar as maneiras de se explicar os conteudos de geometria euclidiana, apresentamos uma proposta de abordagem dinamica, tendo como foco o aprendizado do aluno atraves daquilo que ele esta vendo, experimentando, testando e conhecendo, valorizando o processo empírico em que a experiencia ou vivencia trar ̃ao o entendimento e o convencimento de certas propriedades. Informamos que a ideia “abordagem dinamica”, empregada neste trabalho, esta estritamente ligada `as descobertas que acontecem atraves de movimentos realizados em figuras geometricas ou partes delas com o auxılio de um software. Temos aqui 14 atividades com abordagens dinamicas feitas atraves do software GeoGebra, que foram elaboradas para diversos topicos consultados em livros didaticos de matematica do Ensino Fundamental II que est ̃ao em conformidade com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Apresentamos uma tabela resumida, contendo as habilidades e as competencias exigidas pela BNCC dos conteudos de geometria euclidiana, bem como observacoes sobre estas em relacao ao uso do GeoGebra nas aulas. Em cada atividade descrevemos exemplos de como utilizar o GeoGebra em definicoes, explicacoes de conteudos e demonstracoes de propriedades ou teoremas presentes nas figuras geometricas. Descrevemos algumas caracterısticas da utilizacao da lousa e do GeoGebra nas aulas, fazendo uma comparacao entre os dois recursos. Apresentamos alguns motivos da escolha do GeoGebra e disponibilizamos um endereco eletronico onde se pode baixa-lo e encontrar mais informacoes sobre este software que gratuito, de codigo aberto, facil manuseio e contem diversos recursos, os quais foram necessarios ao cumprimento de nossos objetivos.
Resumo em lingua estrangeira: With the main objective of diversifying the ways of explaining the contents of Euclidean geometry, we present a proposal for a dynamic approach, focusing on the student’s lear- ning through what he is seeing, experiencing, testing and knowing, valuing the empirical process in which the experience will bring the understanding and the conviction of certain properties. We inform that the idea “dynamic approach”, used in this work, is strictly lin- ked to the discoveries that happen through movements made in geometric figures or parts of them with the aid of software. Here we have 14 activities with dynamic approaches made through the GeoGebra software, which were elaborated for several topics consulted in mathematics textbooks of Elementary School II that are in conformity with the BNCC (National Common Curricular Base). We present a summary table, containing the skills and competences required by the BNCC of the contents of Euclidean geometry, as well as observations on these in relation to the use of GeoGebra in classes. In each activity we describe examples of how to use GeoGebra in definitions, explanations of contents and demonstrations of properties or theorems present in geometric figures. We describe some characteristics of the use of the blackboard and of GeoGebra in classes, making a comparison between the two resources. We present some reasons for choosing GeoGebra and provide an electronic address where you can download it and find more information about this software that is free, open source, easy to use and contains several resources, which were necessary to fulfill our objectives.
Palavra-chave: GeoGebra
Matemática
Demonstrações
Aulas
Atividades
Palavra-chave em lingua estrangeira: GeoGebra
Mathematics
Proofs
Classes
Activities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Referência: SILVA, Rodrigo Nicolino da. Geometria no 9º ano: uma abordagem dinâmica. 2020. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5100
Data defesa documento: 1-Jul-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Rodrigo Nicolino da Silva.pdf2.54 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.