Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5114
Tipo documento: | Tese |
Título: | A educação patrimonial ambiental na prática do ensino crítico transformador |
Autor(es): | Silva, Luiz Rocha da |
Orientador(a): | Silva, Maria de Fátima Vilhena da |
Coorientador: | Silva, Francisco Hermes Santos da |
Membro da Banca: | Silva, Maria de Fátima Vilhena da |
Membro da Banca: | Moraes, Sérgio Cardoso de |
Membro da Banca: | Silva, Marilena Loureiro da |
Membro da Banca: | Brito, Licurgo Peixoto de |
Membro da Banca: | Silva, Francisco Hermes Santos da |
Resumo : | Ao aproximar a Educação Patrimonial Ambiental – EPA – da pedagogia freireana, mais especificamente analisando as práticas ciências dos professores do campo em educação ambiental e educação, pode-se estabelecer uma linha de pensamento em que Educação Ambiental Patrimonial significa conscientização, reflexão e desvelo de realidades, os quais tendem a uma transformação. A partir das vivências com os professores do campo, pretendese desvelar aspectos importantes sobre o exercício da prática na formação do professor do campo, mediante um ensino e aprendizagem críticos acerca de questões ambientais. Assim, defende-se que: A Educação Patrimonial Ambiental (EPA), ancorada na pedagogia freireana, promove aprendizado educacional crítico transformador nas Escolas do Campo. Esta proposição é orientada pelo seguinte problema: Em que termos a EPA, ancorada na pedagogia freireana, pode mobilizar professores do campo ao desenvolvimento de práticas educativas ambientalmente críticas? O objetivo geral na construção da tese foi investigar a contribuição teórico-prática da EPA articulada à pedagogia freireana para construção de aprendizados educativos críticos na formação e na prática de professores do Campo. A pesquisa assumiu caráter fenomenológico que se ajusta à filosofia da existência e da experiência. A metodologia adotada na investigação constou de diferentes etapas designadas por momentos dialógicos: 1. Diálogos com os professores do campo; 2. Professores do campo pesquisando; 3. A socialização; 4. Práticas investigativas dos professores nas Escolas do Campo. O fator que proporcionou desenvolver as práticas dos professores foi o uso da Alternância, que ocorre em tempo na academia e em tempo na comunidade, prevista na educação do campo. Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas, aulas presenciais com debates e diálogos fundamentados na EPA e na pedagogia freireana, elaboração e realização de projetos pedagógicos, narrativas e discursos gravados em filmagens e áudios, e relatórios das experiências dos professores. Para analisar os dados obtidos, estes foram sistematizados de acordo com elementos da análise do discurso. Os resultados mostram que as práticas dos professores, seguindo princípios da EPA sustentada pela pedagogia freireana, promoveu fortalecimento para cidadania ambiental. Prova disso foi o expressivo envolvimento dos alunos da comunidade e professores em questões pertinentes ao estudo do ambiente local, que se manifestava nos discursos e nas posturas críticas dos sujeitos, transformando as próprias experiências em aprendizagens diferenciadas no contexto educacional. A EPA, no contexto da pedagogia freireana, por meio do diálogo, da problematização, de aprofundamento teórico, do exercício do debate, de mudanças nos conceitos de formação de professores, mobilizou saberes dos professores do campo que, articulados aos conhecimentos acadêmicos, proporcionaram práticas pedagógicas em favor da mudança de pensamento em relação à qualidade de vida, a busca de uma relação saudável e equilibrada do ser humano com o contexto socioambiental e cultural, e a percepção da responsabilidade de si e do outro com o ambiente em várias dimensões educativas. Desta forma, a EPA na formação de professores do campo mostra-se uma importante opção pedagógica na educação de pessoas para compreenderem a complexa relação socioambiental, natural e cultural. Nesta dialogicidade, ao tomarem consciência da complexidade ambiental, utilizam-se de práticas no exercício profissional, de modo que proporcionem iniciativas multiplicadoras fundadas na ação crítico-transformadora. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: To compare the Environmental Heritage Education – EHE – to Freire‘s pedagogy,
more specifically by analyzing the practices of sciences teachers on environmental education
and education, we can establish an line of thought that Environmental Heritage Education
means awareness, reflection and care of realities that tend to a transformation. From the
experiences with the teachers of countryside intended to unveil important aspects about the
exercise of practice in teachers training of countryside, through a critical teaching and learning
about environmental issues. Thus, this paper defends that: Environmental Heritage
Education (EHE) anchored in Freire’s pedagogy promotes educational learning critical
manufacturing in Countryside Schools. This proposition is guide by the following problem: in
what terms the EHE, anchored in Freire’s pedagogy, can mobilise teachers of countryside to the
development of educational practices environmentally criticisms? The general objective in the
construction of the thesis was to investigate the theoretical-practical contribution of EHE
connected to Freire‘s pedagogy to construct critical education learnings to formation and
practice of teachers in countryside. The survey took a phenomenological character that adjusts
to the philosophy of existence and experience. The methodology adopted consisted of different
steps designated by dialogical moments: 1. Dialogs with teachers of countryside; 2. Teachers of
countryside searching; 3. Socialization; 4. Investigative practices of teachers in schools in
countryside. The factor that provided develop practices of teachers was the use of alternation
that occurs with time in the school and time within the Community, provided for in the
countryside education. Data were collect through interviews, classroom instruction with
discussions and dialogs substantiated in the EHE and in the Freire‘s pedagogy, preparation and
implementation of pedagogical projects, narratives and discourses recorded on video and
audio, and reports of experiences of the teachers. To analyze the data obtained these were
systematized in accordance with elements of discourse analysis. The results show that the
practices of teachers by following the principles of EHE sustained by Freire‘s pedagogy,
promoted for strengthening environmental citizenship. Proof of this was the expressive
involvement of students and teachers in community issues pertinent for the study of the local
environment, which he expressed in speeches and criticisms postures of the subjects
transforming their own experiences in differentiated learning in educational context. The EHE in
the context of Freire‘s pedagogy, through the dialog, problematization of the theoretical study,
exercise of the debate, changes in concepts of teachers practices, mobilized knowledge of the
teachers of countryside that, articulated to the academic knowledge provided pedagogical
practices in favor of the change of thought in relation to quality of life. The search for a healthy
and balanced relationship of the human being with the social and environmental context and
cultural heritage, and the perception of the responsibility of oneself and the other with the
environment in several educational dimensions, also supported this process. Thus, the EHE in
the practice of teachers of countryside shows how pedagogical option is important in the
education of people to understand the complex social and natural environmental relationship.
This dialog to become aware of environmental complexity, using up educational tools in
professional practice in order to provide peer initiatives based on critical and transformative
action. RESUMEN: Al foco de la Educación sobre el Patrimonio Ambiental - EPA - de la pedagogía de Freire, analizando específicamente las prácticas del educadores del campo de las ciencias en la educación y la educación ambiental, se puede establecer una línea de pensamiento que la Educación Ambiental de la Herencia significa conciencia, la reflexión y la devoción realidades, que tienden a la transformación. A partir de experiencias con los professores del campo, la intención de revelar aspectos importantes del ejercicio de la práctica en el campo de la formación docente, por medio de una enseñanza crítica y aprender acerca de los problemas ambientales. De este modo, se argumenta que: La Educación Ambiental Herencia (EPA), anclado en la pedagogía de Freire, el aprendizaje educativo promueve transformador crítico en las escuelas rurales. Esta proposición es guiado por el siguiente problema: ¿En qué términos la EPA, anclado en la pedagogía de Freire, los maestros puede movilizar el campo del desarrollo de las prácticas educativas ecológicamente críticas? El objetivo general en la construcción de la tesis ha sido investigar la teoría y la práctica de la contribución de la EPA articulado a la pedagogía de Freire para construir el aprendizaje educativo crítico en la formación de profesores y de campo práctica. La investigación se llevó carácter fenomenológico que se ajusta a la filosofía de la existencia y la experiencia. La metodología utilizada en la investigación consistió en diferentes etapas llamadas momentos dialógicos: 1. Las entrevistas con los profesores del campo; 2. Los maestros de campo que investigan; 3. La socialización; 4. Las prácticas de investigación de los profesores en las escuelas rurales. El factor que dio el desarrollo de las prácticas de los maestros fue el uso de la alternancia, que se produce en el tiempo en el gimnasio y la hora en la comunidad establecida en el campo de la educación. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas, en persona clases con debates y diálogos basados en EPA y Freire de la pedagogía, la elaboración y ejecución de proyectos educativos, cuentos y discursos grabados en películas y audios, informes de las experiencias de los profesores. Para analizar los datos, éstos fueron sistematizadas de acuerdo a los elementos de análisis del discurso. Los resultados muestran que las prácticas de los docentes, siguiendo los principios de la EPA sostenida por la pedagogía de Freire, promueven el fortalecimiento de la ciudadanía ambiental. Prueba de ello fue la participación significativa de la comunidad de estudiantes y profesores en temas relevantes para el estudio del medio ambiente local, que se manifestó en los discursos y en las posiciones críticas de los sujetos, la transformación de sus experiencias en el aprendizaje diferenciado en el contexto educativo. La EPA, en el contexto de la pedagogía de Freire, a través del diálogo, el cuestionamiento, la profundización teórica del ejercicio de debate, los cambios en los conceptos de la formación del profesorado, movilizó conocimiento de los profesores en el campo, vinculada al conocimiento académico, siempre y práctica enseñanza para el cambio de pensamiento en cuanto a la calidad de vida, la búsqueda de una relación sana y equilibrada entre los seres humanos y el contexto ambiental y cultural, y la percepción de la responsabilidad de uno mismo y el otro con el medio ambiente en varias dimensiones educativas. Por lo tanto, la EPA en el campo de la formación del profesorado se muestra todavia una opción educativa importante en la educación de la gente a entender la compleja relación del medio ambiente, natural y cultural. En este dialogo, a tomar conciencia de la complejidad del entorno, se utilizan prácticas en la práctica profesional con el fin de proporcionar iniciativas de pares basado en la acción transformadora crítico. |
Palavra-chave: | Educação patrimonial ambiental Formação de professores do campo Ambiente - patrimônio Pedagogia freireana |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Environmental heritage education Training of teachers of countryside Environment inheritance Freire‘s pedagogy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | SILVA, Luiz Rocha da. A educação patrimonial ambiental na prática do ensino crítico transformador. 2016. 190 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5114 |
Data defesa documento: | 23-Mar-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2016_Luiz Rocha da Silva.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.