Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5141
Tipo documento: Dissertação
Título: Consequências da pandemia na educação : análise etnográfica de uma escola em (des)construção
Autor(es): Lara, Marina Garcia
Orientador(a): Pacini, Aloir
Coorientador: Costa, Flávia Carolina da
Membro da Banca: Costa͕, Flávia Carolina da
Membro da Banca: Macedo, Clark Mangabeira
Membro da Banca: Pacini, Aloir
Membro da Banca: Silva, Carolina Parreiras
Resumo : O objetivo dessa pesquisa é compreender as consequências da pandemia pelo coronavírus em uma escola no município de Monte Feliz. Em decorrência da pandemia, o mundo passou por intensas transformações. Por meio de uma pesquisa etnográfica realizada de março de 2020 até meados de 2021, objetiva-se entender quais foram os desafios enfrentados por uma escola da rede privada de ensino. Considerando todas as dificuldades trazidas à tona, a pesquisa conta com o auxílio de relatos e entrevistas feitos com Luísa, docente da escola, que se dispôs a compartilhar os desafios vividos nesse período. A experiência etnográfica tornou visível fatores que influenciaram direta ou indiretamente a vida dos atores envolvidos na escola até o término deste trabalho, que abordou temas subjacentes como as sociabilidades em tempos de pandemia, a relação dos estudantes com suas emoções e novas configurações de convívio na cidade, na escola e na família.
Resumo em lingua estrangeira: The world has undergone intense transformations as a result of the pandemic caused by the coronavirus. Consequently, all human areas were affected in some way. Through ethnographic research carried out from March 2020 to mid-2021, the objective is to understand what the consequences were in a school in Porto Feliz. Considering all the difficulties brought up, the research has the help of reports and interviews made with Luísa, a teacher at the school, who was willing to share the challenges experienced during this period. The ethnographic experience made visible factors that directly or indirectly influenced the lives of the actors involved in the school until the end of this work, which addressed underlying themes such as sociabilities in times of pandemic, the relationship of students with their emotions and new settings for living in the city, at school and in the family.
Palavra-chave: Ensino-aprendizagem
Etnografia
Antropologia da educação
TDICs
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching-learning
Ethnography
Anthropology of education
TDICs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Referência: LARA, Marina Garcia. Consequências da pandemia na educação: análise etnográfica de uma escola em (des)construção. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5141
Data defesa documento: 30-Jun-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGAS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Marina Garcia Lara.pdf1.22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.