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http://ri.ufmt.br/handle/1/5173
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Internet e história : virtualização da cultura científica e o conhecimento acerca da Inquisição Medieval |
Autor(es): | Fernandes, Rafael Marcos de Souza |
Orientador(a): | Rust, Leandro Duarte |
Membro da Banca: | Rust, Leandro Duarte |
Membro da Banca: | Fronza, Marcelo |
Membro da Banca: | Bovo, Claudia Regina |
Resumo : | A Internet não é apenas uma fonte de informação ou um acréscimo aos meios de comunicação tradicionais. Como marco da “Cibercultura” destacada por Pierre Levy, ela integra a mutação fundamental da própria cultural contemporânea. Sua difusão tem afetado drasticamente a forma como vivenciamos o conhecimento científico. Na cibercultura, a ciência assume a forma de um discurso universal sem totalidade, torna-se uma ação aberta, paradoxal, sem lugar nem tempo claramente definíveis, realizada por cada indivíduo para uma reafirmação virtual da unidade humana através de uma incessante diversidade de sentidos. No entanto, a internet é mais do que isso. Ela se configura como um meio pelo qual proporciona uma diversidade de ferramentas que poderiam acrescentar novas relações no interior da escola, no sentido de que a navegação na internet propiciaria relações que vão além da apreensão proposicional do mundo. Nossa pesquisa é dedicada a problematizar os efeitos dessa realidade sobre o conhecimento histórico. Para isso, selecionamos como temática o universo de informações criado na internet em redor da Inquisição Medieval. O material selecionado para a análise consiste em veículos de virtualização da participação na gestão do conhecimento, como blogs, fóruns, sites, comunidades virtuais, etc. Com o intuito de analisar como a internet irá mudar a pratica de pesquisa demarcando suas diferenças na produção de um conhecimento, fizemos o uso de questionários respondidos pelos alunos de uma escola pública para quantificar e qualificar a utilização efetiva deste novo universo. Assim, nossas reflexões são orientadas pela hipótese de que uma intensa valorização atual do ato de pensar a história ocorre por meio de um enfraquecimento dos referenciais tradicionalmente acadêmicos de autorização e legitimação do pensamento histórico. |
Resumo em lingua estrangeira: | The Internet is not just a source of information or an addition to traditional media. This is the "Cyberculture" highlighted by Pierre Levy, it integrates the fundamental mutation of contemporary cultural own. Its diffusion has drastically affected the way we experience the scientific knowledge. In cyberculture, science takes the form of a universal discourse without totality, it is an open, paradoxical action, no place or clearly definable time taken by each individual to a virtual reaffirmation of human unity through constant diversity of meanings. However, the internet is more than that. It is configured as a means by which provides a variety of tools that could add new relations within the school, in the sense that surfing the internet would provide relationships that go beyond the propositional apprehension of the world. Our research is devoted to discuss the effects of this reality on historical knowledge. We selected as a theme the universe of information created on the Internet around the Medieval Inquisition. The material selected for the analysis consists of virtualization vehicles participation in the management of knowledge, such as blogs, foruns, websites, virtual communities, etc. In order to analyze how the Internet will change the practice of research marking their differences in the production of knowledge, did the use of questionnaires answered by students from a public school to quantify and qualify the effective use of this new universe. Thus, our thoughts are guided by the hypothesis that an intense appreciation of the current thinking the story takes place by means of a weakening of traditionally academic references authorization and legitimization of historical thinking. |
Palavra-chave: | Internet História Produção do conhecimento |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Internet History Knowledge production |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | FERNANDES, Rafael Marcos de Souza. Internet e história: virtualização da cultura científica e o conhecimento acerca da Inquisição Medieval. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5173 |
Data defesa documento: | 9-Apr-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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