Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5192
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Cecilia Cleude-
dc.date.accessioned2024-02-23T15:35:38Z-
dc.date.available2017-
dc.date.available2024-02-23T15:35:38Z-
dc.date.issued2017-04-28-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Cecilia Cleude. Um olhar especial sobre a matemática financeira aplicada ao ensino médio. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5192-
dc.description.abstractThis paper presents an alternative proposal to teach financial mathematics, focusing on the decision-making power of the consumer in the face of a purchasing situation. In order to reach this goal, we have proposed an analysis from the current circumstances of the Brazilian economy, examples of how financial mathematics influences people’s lives to the theoretical assumptions underlying the development of this work. Among the contents of financial mathematics we study those that are prerequisites for the proposed study. With regard to the applications and suggestions is the report of the pedagogical workshop held with the students of the second year of high school of the State College Professor Geraldo Ribeiro da Silva; Recommendation of the use of mobile applications to monitor daily finances and, finally, what is innovative about financial education in Brazil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-05-10T14:59:53Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Cecilia Cleude Gonçalves.pdf: 1930165 bytes, checksum: b4e9393be7dd18a33d03d06fd6c098a0 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com), reason: Falta o dia da data de liberação de acesso on 2023-01-25T19:00:26Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-01-26T14:07:36Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Cecilia Cleude Gonçalves.pdf: 1930165 bytes, checksum: b4e9393be7dd18a33d03d06fd6c098a0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-02-23T15:35:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Cecilia Cleude Gonçalves.pdf: 1930165 bytes, checksum: b4e9393be7dd18a33d03d06fd6c098a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-23T15:35:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Cecilia Cleude Gonçalves.pdf: 1930165 bytes, checksum: b4e9393be7dd18a33d03d06fd6c098a0 (MD5) Previous issue date: 2017-04-28en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm olhar especial sobre a matemática financeira aplicada ao ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMatemática financeirapt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio e educação financeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Berlatto, Adilson Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/80913312581743pt_BR
dc.contributor.referee1Berlatto, Adilson Antônio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/80913312581743pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Carlos Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/74450801039638066pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9123887771946590pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentada uma proposta alternativa para se ensinar a matemática financeira tendo com foco o poder de decisão do consumidor diante de uma situação de compra. Para alcançar tal objetivo, propusemos uma análise desde as circunstâncias atuais da economia brasileira, exemplos de como a matemática financeira influencia na vida das pessoas até os pressupostos teóricos que fundamentam o desenvolvimento deste trabalho. Dentre os conteúdos de matemática financeira estudamos os que são pré requisitos para o estudo proposto. E com relação às aplicações e sugestões estão: o relato da oficina pedagógica realizada com os alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Professor Geraldo Ribeiro da Silva; recomendação do uso de aplicativos para celulares com objetivo de monitorar as finanças diária e por último, o que tem de inovador na educação financeira no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Financial mathematicspt_BR
dc.subject.keyword2High school and financial educationpt_BR
dc.contributor.referee3Pieterzack, Mauricio Donizetti-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2248032189335187pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Cecilia Cleude Gonçalves.pdf1.88 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.