Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5192
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gonçalves, Cecilia Cleude | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T15:35:38Z | - |
dc.date.available | 2017 | - |
dc.date.available | 2024-02-23T15:35:38Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-28 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Cecilia Cleude. Um olhar especial sobre a matemática financeira aplicada ao ensino médio. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/5192 | - |
dc.description.abstract | This paper presents an alternative proposal to teach financial mathematics, focusing on the decision-making power of the consumer in the face of a purchasing situation. In order to reach this goal, we have proposed an analysis from the current circumstances of the Brazilian economy, examples of how financial mathematics influences people’s lives to the theoretical assumptions underlying the development of this work. Among the contents of financial mathematics we study those that are prerequisites for the proposed study. With regard to the applications and suggestions is the report of the pedagogical workshop held with the students of the second year of high school of the State College Professor Geraldo Ribeiro da Silva; Recommendation of the use of mobile applications to monitor daily finances and, finally, what is innovative about financial education in Brazil. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-05-10T14:59:53Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Cecilia Cleude Gonçalves.pdf: 1930165 bytes, checksum: b4e9393be7dd18a33d03d06fd6c098a0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com), reason: Falta o dia da data de liberação de acesso on 2023-01-25T19:00:26Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-01-26T14:07:36Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Cecilia Cleude Gonçalves.pdf: 1930165 bytes, checksum: b4e9393be7dd18a33d03d06fd6c098a0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-02-23T15:35:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Cecilia Cleude Gonçalves.pdf: 1930165 bytes, checksum: b4e9393be7dd18a33d03d06fd6c098a0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-23T15:35:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Cecilia Cleude Gonçalves.pdf: 1930165 bytes, checksum: b4e9393be7dd18a33d03d06fd6c098a0 (MD5) Previous issue date: 2017-04-28 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um olhar especial sobre a matemática financeira aplicada ao ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio e educação financeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Berlatto, Adilson Antônio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/80913312581743 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Berlatto, Adilson Antônio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/80913312581743 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Carlos Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/74450801039638066 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9123887771946590 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho é apresentada uma proposta alternativa para se ensinar a matemática financeira tendo com foco o poder de decisão do consumidor diante de uma situação de compra. Para alcançar tal objetivo, propusemos uma análise desde as circunstâncias atuais da economia brasileira, exemplos de como a matemática financeira influencia na vida das pessoas até os pressupostos teóricos que fundamentam o desenvolvimento deste trabalho. Dentre os conteúdos de matemática financeira estudamos os que são pré requisitos para o estudo proposto. E com relação às aplicações e sugestões estão: o relato da oficina pedagógica realizada com os alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Professor Geraldo Ribeiro da Silva; recomendação do uso de aplicativos para celulares com objetivo de monitorar as finanças diária e por último, o que tem de inovador na educação financeira no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Financial mathematics | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | High school and financial education | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pieterzack, Mauricio Donizetti | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2248032189335187 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2017_Cecilia Cleude Gonçalves.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.