Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5192
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Um olhar especial sobre a matemática financeira aplicada ao ensino médio |
Autor(es): | Gonçalves, Cecilia Cleude |
Orientador(a): | Berlatto, Adilson Antônio |
Membro da Banca: | Berlatto, Adilson Antônio |
Membro da Banca: | Silva, Carlos Rodrigues da |
Membro da Banca: | Pieterzack, Mauricio Donizetti |
Resumo : | Neste trabalho é apresentada uma proposta alternativa para se ensinar a matemática financeira tendo com foco o poder de decisão do consumidor diante de uma situação de compra. Para alcançar tal objetivo, propusemos uma análise desde as circunstâncias atuais da economia brasileira, exemplos de como a matemática financeira influencia na vida das pessoas até os pressupostos teóricos que fundamentam o desenvolvimento deste trabalho. Dentre os conteúdos de matemática financeira estudamos os que são pré requisitos para o estudo proposto. E com relação às aplicações e sugestões estão: o relato da oficina pedagógica realizada com os alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Professor Geraldo Ribeiro da Silva; recomendação do uso de aplicativos para celulares com objetivo de monitorar as finanças diária e por último, o que tem de inovador na educação financeira no Brasil. |
Resumo em lingua estrangeira: | This paper presents an alternative proposal to teach financial mathematics, focusing on the decision-making power of the consumer in the face of a purchasing situation. In order to reach this goal, we have proposed an analysis from the current circumstances of the Brazilian economy, examples of how financial mathematics influences people’s lives to the theoretical assumptions underlying the development of this work. Among the contents of financial mathematics we study those that are prerequisites for the proposed study. With regard to the applications and suggestions is the report of the pedagogical workshop held with the students of the second year of high school of the State College Professor Geraldo Ribeiro da Silva; Recommendation of the use of mobile applications to monitor daily finances and, finally, what is innovative about financial education in Brazil. |
Palavra-chave: | Matemática financeira Ensino médio e educação financeira |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Financial mathematics High school and financial education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Referência: | GONÇALVES, Cecilia Cleude. Um olhar especial sobre a matemática financeira aplicada ao ensino médio. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5192 |
Data defesa documento: | 28-Abr-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2017_Cecilia Cleude Gonçalves.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.