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Tipo documento: Tese
Título: Currículo e formação de professores de Ciências e Biologia : a cultura como eixo articulador dos projetos pedagógicos
Autor(es): Peixoto, Marco Aurélio Nicolato
Orientador(a): Barbosa, Ierecê dos Santos
Membro da Banca: Barbosa, Ierecê dos Santos
Membro da Banca: Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de
Membro da Banca: Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes
Membro da Banca: Siqueira, Thomaz Décio Abdalla
Membro da Banca: Batista, Ieda Hortêncio
Resumo : O presente trabalho apresenta a tese de que os eixos articuladores do conhecimento não devem se alicerçar em uma afinidade de conteúdos (eixos de conteúdo) como ocorre nos PPCs atuais, mas sim em eixos articuladores culturais. Estes eixos se estruturam integrando as disciplinas tendo em vista os aspectos culturais da região, mediante as representações internas que estão consolidadas nos estudantes e a forte carga cultural em que estão inseridos. Como objetivo geral pretendeu-se investigar e compreender como se processava a Formação de Professores de Biologia em duas Instituições Federais localizadas em regiões de culturas diferentes e submetidas a uma mesma exigência formativa do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Optou-se por uma forma de investigação mista que contou com observação participante, entrevistas, análise documental e com a técnica de Análise de Correspondência (ANACOR), a partir de um procedimento adaptado. Foi utilizado o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) que permitiu a configuração de tabelas que desembocaram em um Mapa Perceptual, proporcionando uma percepção visual da correlação existente entre as ementas das disciplinas dos cursos em questão. Os resultados mostraram que o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas não se adéqua às diferentes realidades brasileiras. A necessidade de fiscalização e formatação desses cursos acaba por moldá-los, ou mesmo formatá-los à luz de um projeto de curso que desconsidera as peculiaridades de nosso extenso país, prevalecendo os aspectos burocráticos e administrativos sobre os pedagógicos na construção dos PPCs. Percebe-se que os conteúdos abordados carecem de uma integração eficaz entre as disciplinas específicas e pedagógicas. É necessário romper essa cultura fragmentária, influenciada por uma epistemologia positivista em que não se juntam as partes na mente do aprendiz como se poderia esperar. Mediante esta condição verificada, propõe-se uma forma inédita de estruturação dos PPCs.
Resumo em lingua estrangeira: This paper presents the thesis that the articulating shafts of knowledge should not be based on an affinity of contents (content axes) as occurs in current PPCs, but in cultural articulators axes. These axes are structured integrating disciplines considering cultural regional aspects, by internal representations that are consolidated in the students and the strong cultural background in which they live. As main goal it was intended to investigate and understand how it was processed the formation the training of Biology Professors in two federal institutions located in different cultural regions and subjected to the same training requirement of the Education e Culture Ministry (MEC). It was opted for a form of joint research that featured participant observation, interviews, data analysis and the technique of correspondence analysis (ANACOR), from a adapted procedure. It was used the program Statistical Package for Social Sciences (SPSS) allowing charts configuration that discharged in a perceptual map, providing a visual perception of the relationship between the menus of academic courses in question. The results showed that the Degree in Biological Sciences does not fit the different Brazilian realities. The need for supervision and formatting these courses ends up to mold them, or even format them in the light of a course project that ignores the peculiarities of our vast country, prevailing bureaucratic and administrative aspect over teaching aspects on the construction of PPCs. It is noticed that the content addressed is lacking of effective integration of specific and pedagogical disciplines. It is needed to break this fragmented culture, influenced by a positivist epistemology in which the parties do not join in the mind of the learner as one might expect. With this condition checked, it is proposed a never seen form of structuring PPCs .
Palavra-chave: Currículo
Cultura
Projetos pedagógicos
Aprendizagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Resume
Culture
Pedagogical projects
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: PEIXOTO, Marco Aurélio Nicolato. Currículo e formação de professores de Ciências e Biologia: a cultura como eixo articulador dos projetos pedagógicos. 2014. 238 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5193
Data defesa documento: 29-Apr-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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