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dc.creatorSousa, Alexandre Pereira-
dc.date.accessioned2024-02-23T16:13:20Z-
dc.date.available2020-07-01-
dc.date.available2024-02-23T16:13:20Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.citationSOUSA, Alexandre Pereira. A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática. 2019. 254 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5201-
dc.description.abstractThis work aims to collaborate in the insertion of the teaching of Non-Euclidean Geometries in the formation of the mathematics teacher. In this context, we carry out bibliographical research on the teacher formation and on the Euclidean Geometry history, observing the facts about the fifth postulate, until the appearance of Non-Euclidean, Hyperbolic and Elliptic Geometries in their particular case of Spherical Geometry. Next, there is a sequence of contents linked to Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry where we approach the main hyperbolic models, in particular Eugenio Beltrami's model that confirms the consistency of this Geometry, as well as some of the main topics of Spherical Geometry that we list as the basic structure in the Mathematics Teacher formation. In the text structure, we try to show that the Euclidean theory was deficient in relation, for example, to the calculation of great distances, but also does not support revolutionary knowledge as the theory of relativity. Our goal is through the Didactics of Anthropological Theory – DAT to build a praxeology that should be understood as a proposal, through which the Questioning Question and the research objective, which permeate the insertion of these contents, related to Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry, as Current model of mathematics teacher formation. The result of the research is stimulated through Mathematical Practice Workshops - MPW, which demonstrate that our hypothesis is confirmed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-01-31T15:12:41Z No. of bitstreams: 1 TESE_2019_Alexandre Pereira Sousa.pdf: 8023492 bytes, checksum: 861fdf51c33ea7d4cebb0c335e04ca68 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-02-23T16:13:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2019_Alexandre Pereira Sousa.pdf: 8023492 bytes, checksum: 861fdf51c33ea7d4cebb0c335e04ca68 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-23T16:13:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2019_Alexandre Pereira Sousa.pdf: 8023492 bytes, checksum: 861fdf51c33ea7d4cebb0c335e04ca68 (MD5) Previous issue date: 2019-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA geometria não euclidiana e formação do professor de Matemáticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordHistória da geometriapt_BR
dc.subject.keywordGeometria não euclidianapt_BR
dc.subject.keywordGeometria hiperbólicapt_BR
dc.contributor.advisor1Guerra, Renato Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199659904537033pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Renato Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3199659904537033pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Tadeu Oliver-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6789250569319668pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8917768385837617pt_BR
dc.description.resumoPretende-se com este trabalho colaborar para inserção do ensino de conteúdo das Geometrias Não Euclidianas na formação do Professor de Matemática. Nesse contexto, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre a formação do professor e sobre a história da Geometria Euclidiana, explorando os fatos em torno do Quinto Postulado do Livro I de Os Elementos de Euclides, até o aparecimento das Geometrias Não Euclidianas, Hiperbólica e Elíptica, em seu caso particular a Geometria Esférica. Em seguida, apresenta-se uma sequência de conteúdos vinculados à Geometria Hiperbólica e a Geometria Esférica na qual abordam-se os principais modelos hiperbólicos, em especial o modelo de Eugenio Beltrami, que confirma a consistência desta Geometria, como também alguns dos principais tópicos da Geometria Esférica elencados como estrutura básica na Formação do Professor de Matemática. Na estrutura do texto, procurou-se mostrar que a teoria euclidiana tinha deficiência em relação ao cálculo de grandes distâncias, além de não amparar o conhecimento revolucionário como a Teoria da Relatividade. Tem-se como objetivo propor, na formação de professores, através da Teoria Antropológica do Didático – TAD, uma sequência didática cujas atividades mostrem a relação interdisciplinar existente entre as Geometrias Não Euclidianas, Hiperbólica e Esférica, e a Geometria Euclidiana, bem como a necessidade de inclusão deste conhecimento na formação do Professor de Matemática. Na Sequência Didática, as Praxeologias constituem-se a construção de uma base que deve ser entendida como uma proposta através da qual a Questão Norteadora e o Objetivo da Pesquisa permeiam a inserção desses conteúdos como modelo atual de formação de professores de Matemática e de Educação Continuada. O resultado da pesquisa foi estimulado pela realização de Oficinas de Práticas Matemáticas - OPM, que demonstraram que a hipótese está confirmada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Teacher formationpt_BR
dc.subject.keyword2Non euclidean geometrypt_BR
dc.subject.keyword2Hyperbolic geometrypt_BR
dc.subject.keyword2Spherical geometrypt_BR
dc.contributor.referee3Nunes, José Messildo Viana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5188612973174798pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Denivaldo Pantoja da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767953869085054pt_BR
dc.contributor.referee5Sodré, Gleison de Jesus Marinho-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3552794530305795pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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