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http://ri.ufmt.br/handle/1/5201
Tipo documento: | Tese |
Título: | A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática |
Autor(es): | Sousa, Alexandre Pereira |
Orientador(a): | Guerra, Renato Borges |
Membro da Banca: | Guerra, Renato Borges |
Membro da Banca: | Gonçalves, Tadeu Oliver |
Membro da Banca: | Nunes, José Messildo Viana |
Membro da Banca: | Silva, Denivaldo Pantoja da |
Membro da Banca: | Sodré, Gleison de Jesus Marinho |
Resumo : | Pretende-se com este trabalho colaborar para inserção do ensino de conteúdo das Geometrias Não Euclidianas na formação do Professor de Matemática. Nesse contexto, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre a formação do professor e sobre a história da Geometria Euclidiana, explorando os fatos em torno do Quinto Postulado do Livro I de Os Elementos de Euclides, até o aparecimento das Geometrias Não Euclidianas, Hiperbólica e Elíptica, em seu caso particular a Geometria Esférica. Em seguida, apresenta-se uma sequência de conteúdos vinculados à Geometria Hiperbólica e a Geometria Esférica na qual abordam-se os principais modelos hiperbólicos, em especial o modelo de Eugenio Beltrami, que confirma a consistência desta Geometria, como também alguns dos principais tópicos da Geometria Esférica elencados como estrutura básica na Formação do Professor de Matemática. Na estrutura do texto, procurou-se mostrar que a teoria euclidiana tinha deficiência em relação ao cálculo de grandes distâncias, além de não amparar o conhecimento revolucionário como a Teoria da Relatividade. Tem-se como objetivo propor, na formação de professores, através da Teoria Antropológica do Didático – TAD, uma sequência didática cujas atividades mostrem a relação interdisciplinar existente entre as Geometrias Não Euclidianas, Hiperbólica e Esférica, e a Geometria Euclidiana, bem como a necessidade de inclusão deste conhecimento na formação do Professor de Matemática. Na Sequência Didática, as Praxeologias constituem-se a construção de uma base que deve ser entendida como uma proposta através da qual a Questão Norteadora e o Objetivo da Pesquisa permeiam a inserção desses conteúdos como modelo atual de formação de professores de Matemática e de Educação Continuada. O resultado da pesquisa foi estimulado pela realização de Oficinas de Práticas Matemáticas - OPM, que demonstraram que a hipótese está confirmada. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work aims to collaborate in the insertion of the teaching of Non-Euclidean Geometries in the formation of the mathematics teacher. In this context, we carry out bibliographical research on the teacher formation and on the Euclidean Geometry history, observing the facts about the fifth postulate, until the appearance of Non-Euclidean, Hyperbolic and Elliptic Geometries in their particular case of Spherical Geometry. Next, there is a sequence of contents linked to Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry where we approach the main hyperbolic models, in particular Eugenio Beltrami's model that confirms the consistency of this Geometry, as well as some of the main topics of Spherical Geometry that we list as the basic structure in the Mathematics Teacher formation. In the text structure, we try to show that the Euclidean theory was deficient in relation, for example, to the calculation of great distances, but also does not support revolutionary knowledge as the theory of relativity. Our goal is through the Didactics of Anthropological Theory – DAT to build a praxeology that should be understood as a proposal, through which the Questioning Question and the research objective, which permeate the insertion of these contents, related to Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry, as Current model of mathematics teacher formation. The result of the research is stimulated through Mathematical Practice Workshops - MPW, which demonstrate that our hypothesis is confirmed. |
Palavra-chave: | Formação de professores História da geometria Geometria não euclidiana Geometria hiperbólica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher formation Non euclidean geometry Hyperbolic geometry Spherical geometry |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | SOUSA, Alexandre Pereira. A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática. 2019. 254 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5201 |
Data defesa documento: | 30-Set-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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