Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5206
Tipo documento: | Tese |
Título: | Aprendizagem docente e desenvolvimento profissional de professores de Matemática : investigação de experiências colaborativas no contexto da Amazônia paraense |
Autor(es): | Gomes, Emerson Batista |
Orientador(a): | Fiorentini, Dario |
Coorientador: | Gonçalves, Tadeu Oliver |
Membro da Banca: | Fiorentini, Dario |
Membro da Banca: | Gonçalves, Tadeu Oliver |
Membro da Banca: | Aragão, Rosália Maria Ribeiro de |
Membro da Banca: | Guerra, Renato Borges |
Membro da Banca: | Mendes, Iran Abreu |
Resumo : | Este estudo tem por objetivo identificar, descrever e analisar evidências e processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente de professores de matemática situados em contornos de experiências colaborativas na interface entre a Universidade e a Escola. A experiência colaborativa situada nessa interface, e que foi tomada como campo empírico desta pesquisa, foi desenvolvida no interior do Estado do Pará, envolvendo licenciandos em matemática, professores de matemática da rede pública e formador da universidade, que participaram de um projeto de iniciação à docência (PIBID). O foco de análise da aprendizagem e do desenvolvimento profissional dos participantes dessa experiência colaborativa incidiu exclusivamente sobre seis professores em processo de formação inicial. Para descrever e compreender esses processos de aprendizagem e de desenvolvimento profissional do professor de matemática, foi desenvolvido um modelo analítico-descritivo, o qual consistiu, de um lado, em tecer relações conceituais e teóricas entre experiência, aprendizagem, socialização e a teoria das catástrofes e, de outro, identificar e explorar indícios de aprendizagem situada em experiências significativas de prática da docência dos licenciandos em matemática, ao longo do período de investigação, em um percurso de formação e desenvolvimento profissional, no qual foi possível mapear relações entre a formação em disciplinas específicas, disciplinas didáticopedagógicas e as atividades extracurriculares. Este percurso de formação pôde ser apreendido pelos depoimentos e registros de atividades dos professores tomados por sujeitos, como relatórios de pesquisa, diários reflexivos e entrevistas. A pesquisa contou com duas fases: a primeira denominada pesquisa de primeira ordem em que se desenvolveram as experiências de docência e estudos em grupo; e a segunda, dita pesquisa de segunda ordem ou meta-análise, desenvolvida exclusivamente pelo autor desta tese, momento em que foram tecidas análises e interpretações sobre o ocorrido na pesquisa de primeira ordem. Este processo de investigação configura, portanto, uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa em que foram feitas análises textuais discursivas sobre informações individuais e coletivas de seis sujeitos principais, selecionados pelos critérios de participação ativa e qualidade de suas reificações sobre a práxis docente. Como um dos subprodutos dessa pesquisa de segunda ordem, foi produzido um modelo analítico para a interpretação do desenvolvimento profissional docente em uma perspectiva catastrófica (DPDPC). Este modelo auxiliou descrever e compreender a aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente dos professores em formação inicial, a partir de experiências de formação e de docência nas quais ocorrem momentos de conversão catastrófica com potencial de promover mudanças de atitudes e de relação com o saber escolar e também uma progressiva socialização e identificação dos licenciandos com outras formas de ser e fazer docente em uma comunidade profissional. Este trabalho apresenta também, como subproduto, o mapeamento de um processo de formação e aprendizagem em que foi possível identificar tipologias de aprendizagem da docência, tais como reflexividade crítica sobre a realidade, curiosidade epistemológica do conteúdo e do sujeito, dialogicidade da comunicação e da atuação docente, instrumentalidade tecnológica e estratégica do ensino, inacabamento e consciência social da profissão, sensibilidade ecológica, domínio didático-pedagógico do currículo e do ensino e assunção da autoridade docente. |
Resumo em lingua estrangeira: | RESUMEN: Este estudio tiene como objetivo identificar, describir y analizar los procesos de pruebas y de aprendizaje y desarrollo profesional docente de los profesores de matemáticas ubicados en
experiencias colaborativas en los contornos de la interfaz entre la Universidad y la Escuela. La
experiencia de colaboración situado en esta interfaz, y se tomó como campo empírico de esta
investigación fue desarrollada en el Estado de Pará, con la participación de pregrado en
matemáticas, profesores de matemáticas de la escuela pública y entrenador de la Universidad,
que participaron en un proyecto para la iniciación de la enseñanza (PIBID). El foco de análisis
del aprendizaje y el desarrollo profesional de los participantes en esta experiencia de
colaboración sólo examinó seis profesores en formación inicial. Para describir y comprender
estos procesos de aprendizaje y desarrollo profesional de los profesores de matemáticas, hemos
desarrollado un modelo analítico-descriptivo, que consistía en un mano a tejer relaciones
conceptuales y teóricas entre la experiencia, el aprendizaje, la socialización y la teoría de las
catástrofes y por otro, identificar y aprovechar las experiencias de aprendizaje significativas de
pruebas que se encuentren en la práctica de la enseñanza de los estudiantes en matemáticas,
durante el período de investigación, en un curso de formación y desarrollo profesional, en la
que era posible mapear las relaciones entre la formación disciplinas específicas, cursos
didácticos y pedagógicos y actividades extracurriculares. Esta trayectoria educativa podría ser
aprovechada por las actividades testimonios y registros de maestros tomadas por temas, tales
como informes de investigación, de reflexión diaria y entrevistas. En la investigación
participaron dosfases: primero se llama la primera orden de búsqueda en el que se desarrollaron
las experiencias de enseñanza y el estudio en grupo; y la segunda, dijo investigación de segundo
orden o meta-análisis, desarrollado en exclusiva por el autor de esta tesis, en el que se analizan
y se hicieron interpretaciones sobre lo que ocurrió en la investigación de primer orden. Por
tanto, este proceso de investigación establece una investigación cualitativa e interpretativa en
la que se hicieron análisis textual discursiva de la información individual y colectiva de los seis
grandes temas seleccionados por los criterios de la participación activa y la calidad de su
reificación de la práctica docente. Como un subproducto de esta pesquisa de la segunda orden,
se produjo un modelo analítico para la interpretación del desarrollo profesional de docentes en
una perspectiva catastrófica (DPDPC). Este modelo ayudó a describir y comprender el
aprendizaje y desarrollo profesional docente de los profesores en formación inicial, a partir de
experiencias de capacitación y enseñanza en el que se producen momentos de conversión
catastrófica con potencial para promover cambios en las actitudes y relaciones con el
conocimiento escolar y también una socialización progresiva y la identificación de los
estudiantes con otras formas de ser y de hacer la enseñanza en una comunidad profesional. Este
trabajo presenta también, como un subproducto, la asignación de un proceso de formación y el
aprendizaje que era posible identificar tipologías de enseñanza y aprendizaje, como reflexión
crítica sobre la realidad, la curiosidad epistemológica del contenido y el tema de la
comunicación y el diálogo de la actuación la enseñanza, la tecnología y la instrumentalidad
estratégica de la educación, la conciencia sin terminar y social de la profesión, la sensibilidad
ecológica, didáctico y pedagógico área del plan de estudios y la enseñanza y la asunción de la
autoridad docente. ABSTRACT: This study aims to identify, describe and analyze evidence and learning processes and teacher professional development of mathematics teachers located in collaborative experiences contours at the interface between the University and the School. The collaborative experience situated in this interface, and it was taken as empirical field of this research was developed within the State of Pará, involving undergraduates in mathematics, mathematics public school teachers and trainer University, who participated in a project initiation to teaching (PIBID). The focus of analysis of learning and professional development of participants in this collaborative experience only examined six teachers in initial training. To describe and understand these processes of learning and professional development of mathematics teachers, we developed an analytical-descriptive model, which consisted of a hand at weaving conceptual and theoretical relationships between experience, learning, socialization and catastrophe theory and on the other, identify and exploit significant learning experiences of evidence located in the practice of teaching of undergraduates in mathematics, during the investigation period, in a course of training and professional development, in which it was possible to map relationships between training specific disciplines, didactic and pedagogical courses and extracurricular activities. This educational path could be seized by the testimony and records activities of teachers taken by subjects, such as research reports, daily reflective and interviews. The research involved two phases: first is called the first search order in which they developed the teaching experiences and group study; and the second, said second rate research or meta-analysis, developed exclusively by the author of this thesis, at which analyzes and interpretations were made about what happened in first-order research. This process of research sets therefore a qualitative and interpretative research in which they were made discursive textual analysis of individual and collective information of six major subjects selected by the criteria of active participation and quality of its reification of the teaching practice. As a byproduct of this research of second order, was produced an analytical model for the interpretation of teacher professional development in a catastrophic perspective (DPDPC). This model helped describe and understand learning and teacher professional development of teachers in initial training, from training and teaching experiences in which occur moments of catastrophic conversion with potential to promote changes in attitudes and relationship with the school knowledge and also a progressive socialization and identification of undergraduates with other ways of being and doing teaching in a professional community. This paper presents also, as a byproduct, the mapping of a process of training and learning it was possible to identify teaching learning typologies, such as critical reflexivity about reality, epistemological curiosity of the content and subject of the communication dialog and the performance teaching, technology and strategic instrumentality of education, unfinished and social awareness of the profession, ecological sensitivity, didactic and pedagogical area of the curriculum and teaching and assumption of teaching authority. |
Palavra-chave: | Formação de professores de matemática Experiência Pesquisa-ação colaborativa Aprendizagem e desenvolvimento profissional docente Catástrofe |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Educación del profesor de matemáticas Experiencia Acción de investigación en colaboración Aprendizaje y desarrollo profesional de los maestros Catástrofes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | GOMES, Emerson Batista. Aprendizagem docente e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: investigação de experiências colaborativas no contexto da Amazônia paraense. 2014. 280 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5206 |
Data defesa documento: | 17-Dec-2014 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2014_Emerson Batista Gomes.pdf | 3.34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.