Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMesquita, Adriel Leandro-
dc.date.accessioned2024-02-23T18:31:17Z-
dc.date.available2022-06-20-
dc.date.available2024-02-23T18:31:17Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.identifier.citationMESQUITA, Adriel Leandro. O mundo do trabalho segundo a geografia escolar: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2022. 157 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5214-
dc.description.abstractThis research aims to identify knowledge about the world of work as expressed by official pedagogical discourse in school Geography. To do so, the National Curricular Common Base (BNCC) was adopted as the empirical reference, the normative document that determines what knowledge of school Geography teachers must teach. The procedures adopted were historicalbibliographic research and document analysis, which allowed for the organization of this paper in three chapters. The first one discusses the relationship between work, space and society; the historical transformations in labor relations in Brazil; and the insertion of the theme ‘work’ in the geographic debate as an effect of the Critical Renewal movement, as well as the influences exerted by this movement on Geography taught in schools. The second chapter deals with the reflection on the relationship between the demands of the world of work and the training expectations placed on the school and on school Geography. In the third chapter, a documental analysis of the BNCC is presented. It was possible to verify that there is an effort on the part of the document to incorporate the main trends in the teaching of Geography from the beginning of the century. The results made it possible to contradict the initial hypothesis of the research, i.e. that the document would not provide the opportunity for students to get in touch with knowledge about the world of work. This opportunity is indeed provided, but in a way that is too general, reproducing one of the main criticisms directed at BNCC: the deflation of properly geographical content and concepts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-04-27T14:10:22Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Adriel Leandro Mesquita.pdf: 4149360 bytes, checksum: 97dc279cbf874b83b83f60c7d2baa079 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-02-23T18:31:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Adriel Leandro Mesquita.pdf: 4149360 bytes, checksum: 97dc279cbf874b83b83f60c7d2baa079 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-23T18:31:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Adriel Leandro Mesquita.pdf: 4149360 bytes, checksum: 97dc279cbf874b83b83f60c7d2baa079 (MD5) Previous issue date: 2022-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO mundo do trabalho segundo a geografia escolar : uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subject.keywordTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordGeografia escolarpt_BR
dc.subject.keywordReformas curricularespt_BR
dc.subject.keywordNeoliberalismo e educaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cantóia, Silvia Fernanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2772149174350758pt_BR
dc.contributor.referee1Cantóia, Silvia Fernanda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2772149174350758pt_BR
dc.contributor.referee2Nora, Giseli Dalla-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962327129528553pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631805144405451pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo identificar os conhecimentos a respeito do mundo do trabalho compartilhadas pelo discurso pedagógico oficial através da Geografia escolar. Para isso, adotou-se como referencial empírico a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento normativo que determina quais conhecimentos da Geografia escolar os professores devem ensinar. Os procedimentos adotados foram a pesquisa histórico-bibliográfica e a análise documental, que permitiram à organização do trabalho em três capítulos. No primeiro, discutese a relação entre trabalho, espaço e sociedade, as transformações históricas nas relações de trabalho no Brasil e as inserções do tema trabalho no debate geográfico a partir do movimento de renovação crítica, bem como as influências exercidas por esse movimento na Geografia ensinada na escola. O segundo capítulo ocupa-se da reflexão sobre a relação entre as demandas do mundo do trabalho e as expectativas de formação postas sobre a escola e a Geografia escolar. No terceiro capítulo, apresenta-se a análise documental da BNCC. Foi possível constatar que há um esforço por parte do documento em incorporar as principais tendências do ensino de Geografia deste começo de século. Os resultados permitiram contrariar a hipótese inicial da pesquisa, de que o documento não oportunizaria o contato dos estudantes com conhecimentos sobre o mundo do trabalho. Esse contato é proposto, mas de forma bastante generalista, reforçando uma das principais críticas dirigidas a BNCC, que trata do esvaziamento dos conteúdos e dos conceitos propriamente geográficos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.subject.keyword2National Curricular Common Base (BNCC)pt_BR
dc.subject.keyword2Jobpt_BR
dc.subject.keyword2School geographypt_BR
dc.subject.keyword2Curriculum reformpt_BR
dc.subject.keyword2Neoliberalism and educationpt_BR
dc.contributor.referee3Richter, Denis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9664892428037820pt_BR
dc.contributor.referee4Vilarinho Neto, Cornélio Silvano-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996257250903004pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Adriel Leandro Mesquita.pdf4.05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.