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Tipo documento: Dissertação
Título: O mundo do trabalho segundo a geografia escolar : uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Autor(es): Mesquita, Adriel Leandro
Orientador(a): Cantóia, Silvia Fernanda
Membro da Banca: Cantóia, Silvia Fernanda
Membro da Banca: Nora, Giseli Dalla
Membro da Banca: Richter, Denis
Membro da Banca: Vilarinho Neto, Cornélio Silvano
Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo identificar os conhecimentos a respeito do mundo do trabalho compartilhadas pelo discurso pedagógico oficial através da Geografia escolar. Para isso, adotou-se como referencial empírico a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento normativo que determina quais conhecimentos da Geografia escolar os professores devem ensinar. Os procedimentos adotados foram a pesquisa histórico-bibliográfica e a análise documental, que permitiram à organização do trabalho em três capítulos. No primeiro, discutese a relação entre trabalho, espaço e sociedade, as transformações históricas nas relações de trabalho no Brasil e as inserções do tema trabalho no debate geográfico a partir do movimento de renovação crítica, bem como as influências exercidas por esse movimento na Geografia ensinada na escola. O segundo capítulo ocupa-se da reflexão sobre a relação entre as demandas do mundo do trabalho e as expectativas de formação postas sobre a escola e a Geografia escolar. No terceiro capítulo, apresenta-se a análise documental da BNCC. Foi possível constatar que há um esforço por parte do documento em incorporar as principais tendências do ensino de Geografia deste começo de século. Os resultados permitiram contrariar a hipótese inicial da pesquisa, de que o documento não oportunizaria o contato dos estudantes com conhecimentos sobre o mundo do trabalho. Esse contato é proposto, mas de forma bastante generalista, reforçando uma das principais críticas dirigidas a BNCC, que trata do esvaziamento dos conteúdos e dos conceitos propriamente geográficos.
Resumo em lingua estrangeira: This research aims to identify knowledge about the world of work as expressed by official pedagogical discourse in school Geography. To do so, the National Curricular Common Base (BNCC) was adopted as the empirical reference, the normative document that determines what knowledge of school Geography teachers must teach. The procedures adopted were historicalbibliographic research and document analysis, which allowed for the organization of this paper in three chapters. The first one discusses the relationship between work, space and society; the historical transformations in labor relations in Brazil; and the insertion of the theme ‘work’ in the geographic debate as an effect of the Critical Renewal movement, as well as the influences exerted by this movement on Geography taught in schools. The second chapter deals with the reflection on the relationship between the demands of the world of work and the training expectations placed on the school and on school Geography. In the third chapter, a documental analysis of the BNCC is presented. It was possible to verify that there is an effort on the part of the document to incorporate the main trends in the teaching of Geography from the beginning of the century. The results made it possible to contradict the initial hypothesis of the research, i.e. that the document would not provide the opportunity for students to get in touch with knowledge about the world of work. This opportunity is indeed provided, but in a way that is too general, reproducing one of the main criticisms directed at BNCC: the deflation of properly geographical content and concepts.
Palavra-chave: Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Trabalho
Geografia escolar
Reformas curriculares
Neoliberalismo e educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: National Curricular Common Base (BNCC)
Job
School geography
Curriculum reform
Neoliberalism and education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Referência: MESQUITA, Adriel Leandro. O mundo do trabalho segundo a geografia escolar: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2022. 157 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5214
Data defesa documento: 4-Abr-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado

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