Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5219
Tipo documento: Tese
Título: A organização do ensino de cálculo diferencial e integral na perspectiva da teoria da formação por etapas das ações mentais de Galperin
Autor(es): Bezerra, Nilra Jane Filgueira
Orientador(a): Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Palma, Rute Cristina Domingos da
Membro da Banca: Moura, Anna Regina Lanner de
Membro da Banca: Sousa, Maria do Carmo de
Membro da Banca: Marco, Fabiana Fiorezi de
Resumo : Essa pesquisa apresenta os resultados de um estudo cujo objetivo foi investigar se a organização do ensino de Cálculo baseada nos pressupostos da Teoria da Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin, promove a aprendizagem dos conceitos de Limite, Derivada e Integral nos estudantes da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Roraima. Para tanto a questão que norteou a presente investigação foi: Quais contribuições a organização do ensino de Cálculo na perspectiva da Teoria da Formação por Etapas das Ações Mentais, trazem para a aprendizagem dos conceitos de Limite, Derivada e Integral dos acadêmicos de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Roraima – IFRR? Tendo como base os aportes teóricos fornecidos pela abordagem histórico-cultural da psicologia e, em particular, da Teoria da Formação por Etapas das Ações Mentais, a tese, apoiada principalmente nas ideias de P. Ya. Galperin, destaca a origem e o conteúdo dos processos mentais, aborda a relação entre a organização do ensino de Cálculo Diferencial e Integral e o uso da estratégia da resolução de problemas para o estudo dos conceitos de Limite, Derivada e Integral, observando as etapas do processo de assimilação conceitual proposta por Galperin. Quanto aos procedimentos metodológicos, essa pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva da abordagem qualitativa, a partir de uma intervenção pedagógica com licenciandos em Matemática nas disciplinas de Cálculo I e Cálculo II, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR. Tal intervenção possibilitou a produção dos dados que foram registrados por meio de vídeos, áudios, atividades realizadas pelos acadêmicos, além de um diário de campo que descreveu o movimento de aprendizagem dos estudantes a partir de observações realizadas em sala de aula. O processo de análise foi desenvolvido por meio da interpretação da fala, da escrita, do desempenho nas atividades e ações dos estudantes durante as aulas. Os resultados apontam que é possível obter o grau de generalização e o grau de consciência dos conceitos desenvolvidos no ensino de Cálculo Diferencial e Integral por meio da resolução das Taregas de Compreensão Conceitual e direcionado pela organização do ensino, segundo as etapas propostas por Galperin em sua Teoria. No entanto, é importante destacar que um dos fatores que influenciou no desempenho dos estudantes, foi o número relativamente pequeno de sujeitos que integraram a pesquisa.
Resumo em lingua estrangeira: This research presents results of a studie wich aim was to investigate if the organization of calculation teaching based on the assumptions of Formation Theory by Galperin’s Mental Actions Stages, promotes apprenticeship of Limit, Derivada and Integral concepts on students of Mathmatics Graduation of the Federal Institute of Roraima. Therefore the question: witch contributions the organization of Calculation teaching on the perspective of Formation Theory by Mental Action Stages, brings to the concepts of Limits, Derivada and Integral apprenticeship to the Mathmatics graduation students of the Federal Institute of Roraima-IFRR? guided this investigation. Based on the theorical contributions provided by the historical and cultural approach of psychology and, particularly, of the Formation Theory by Mental Action Stages, the thesis, mainly supported on the ideas of P. Ya. Galperin, emphasizes the origin and contents of the mental process, approach the relationship between the Differential and Integral Calculation teaching and the use of the problems solving strategy to the concepts of Limit, Derivada and Integral studie, attending the stages of conceptual assimilation process offered by Galperin. As the methodological processes, this research was developed by the perspective of qualitative approach, from a pedagogical intervention with graduate students in mathmatics on the Calculation I and Calculation II subjects in Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima – IFRR. This intervention made possible the production of data that were recorded through videos, audios, activities performed by the students, plus a field diary that described the student’s apprenticeship movement from notes made at the classroom. The analysis process was developed by the interpretation of speech, script, acting in the activity and student’s actions during classes. The result indicate that is possible obtain the degree of generalization and the degree of concepts conscience developed in the Differential and Integral Calculation teaching through problems solving and directed by the teaching organization, according to the stages propposed by Galperin in his theory. However, it’s important to note that one of the coefficients that influenced the student’s performance, was the relatively small number of subjects that were part of the research.
Palavra-chave: Educação matemática
Ensino de cálculo
Resolução de problemas
Teoria da formação por etapas das ações mentais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathmatics education
Calculation learning
Problems solving
Formation theory by mental actions stages
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: BEZERRA, Nilra Jane Filgueira. A organização do ensino de cálculo diferencial e integral na perspectiva da teoria da formação por etapas das ações mentais de Galperin. 2016. 260 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5219
Data defesa documento: 25-Aug-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2016_Nilra Jane Filgueira Bezerra.pdf4.14 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.