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Tipo documento: Dissertação
Título: Educação ambiental e território : a Microbacia do Córrego do Gambá e os materiais didáticos no ensino de geografia
Autor(es): Varela Mendoza, Manuel Alejandro
Orientador(a): Cantóia, Sílvia Fernanda
Membro da Banca: Cantóia, Silvia Fernanda
Membro da Banca: Ugeda Júnior, José Carlos
Membro da Banca: Jesuz, Cleberson Ribeiro de
Membro da Banca: Barbosa, Túlio
Resumo : Este trabalho aborda diversas questões que estão relacionadas com a geografia e materiais didáticos na construção de novas estratégias para o ensino de Geografia. O objetivo geral é discutir o ensino de geografia ressaltando princípios e ações da educação ambiental no território da microbacia do Córrego do Gambá, localizado na cidade de Cuiabá-MT. Além disso, discutir os elementos teóricos das bacias hidrográficas como um território em disputa e sua importância na cidade, analisar a escola também como um dos espaços para o ensino da educação ambiental. O trabalho trouxe reflexões sobre o ensino de Geografia e currículo do sétimo ano do Ensino Fundamental, mantendo uma relação ensino de geografia – educação ambiental – Bacia hidrográfica. Tem como proposta integradora a criação de um material didático para as escolas com aspectos do território do Córrego do Gambá, que se encontra poluído e degradado. A metodologia do trabalho parte de uma análise teórica de diversos autores, procurando construir uma relação conceitual com a temática estudada, algumas categorias teóricas relevantes como: Ensino de geografia, território, escola educação ambiental, e material didático. Foram realizadas duas práticas de campo para reconhecimento do trajeto e criação de acervo fotográfico. Tendo como conclusão que o espaço geográfico é dinâmico, e os agentes sociais e ambientais estão presentes, os quais devem permanecer em total harmonia, gerando uma simbiose ambiental que permita uma relação entre a sociedade e a natureza com o menor impacto negativo que prejudique os espaços da cidade. Alguns resultados indicam o descuido das instituições públicas ao não fazerem o trabalho de forma efetiva, gerando desatenção das comunidades do meio e baixo curso do córrego do Gambá.
Resumo em lingua estrangeira: Este trabajo aborda diversas cuestiones ambientales que están relacionadas con la geografía y materiales didácticos en la construcción de nuevas estrategias para la enseñanza de la geografía. El objetivo general es discutir la enseñanza de la geografía resaltando principios y acciones de la educación ambiental en el territorio de la micro cuenca de la quebrada de Gambá, localizada en la ciudad de CuiabáMT. Además de eso, discutir los elementos teóricos de las micro cuencas como territorio en disputa y su importancia en la ciudad, analizar la escuela como uno de los espacios para la enseñanza de la educación ambiental, el trabajo trae reflexiones sobre la enseñanza de la geografía y el currículo de séptimo año de enseñanza fundamental, propone hacer un diagnóstico de las acciones educativas de un grupo de profesores para conocer el abordaje de la educación ambiental inmersa en el contexto de la micro cuenca de la quebrada de Gambá. Tiene como propuesta integradora la creación de un material didactico para la escuela, con aspectos del territorio de la micro cuenca de la quebrada de Gambá, que está totalmente contaminado y degradado. La metodología del trabajo parte de un análisis teórico de diversos autores, buscando construir una relación conceptual con la temática estudiada, algunas categorías teóricas relevantes: Enseñanza de la geografía, educación ambiental y territorio. Se realizaron dos prácticas de campo para reconocer el recorrido de la quebrada y crear un acervo fotográfico. Teniendo como conclusión que el espacio geográfico es dinámico y que os agentes sociales y ambiental están presentes y que deben estar en total armonía, generando una simbiosis ambiental que permita una relación entre la sociedad y naturaleza con el menor impacto negativo que perjudique los espacios de la ciudad. Algunos resultados indican la negligencia de las instituciones públicas que no funcionan de manera efectiva, generando indiferencia en las comunidades del medio y bajo curso de la quebrada del Gambá.
Palavra-chave: Ensino de geografia
Educação ambiental
Materiais didáticos
Bacia hidrográfica
Córrego do Gambá
Cuiabá
Palavra-chave em lingua estrangeira: Enseñanza de la geografía
Educación ambiental
Materiales didácticos
Cuenca hidrográfica
Quebrada del Gambá
Cuiabá
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Referência: VARELA MENDOZA, Manuel Alejandro. Educação ambiental e território: a Microbacia do Córrego do Gambá e os materiais didáticos no ensino de geografia. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5233
Data defesa documento: 16-Dez-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado

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