Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5242
Tipo documento: Tese
Título: Uma ponte para Jerusalém apropriações tecnoestéticas, neorestauracionimo e comunicação político-religiosa no Brasil contemporâneo
Autor(es): Chagas, Andréa Basílio da Silva
Orientador(a): Galindo, Dolores Cristina Gomes
Coorientador: Carneiro, Maristela
Membro da Banca: Cunha, Magali do Nascimento
Membro da Banca: Nogueira, Sidney Barreto
Membro da Banca: Moraes, Marcia Oliveira
Membro da Banca: Leite, Mário Cezar Silva
Resumo : Esta tese visa discutir os arranjos e pontes tecnoestéticas da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), a partir da proposição do neorestauracionismo, um arranjo que defendemos ser uma onda tecnoestética contemporânea de apropriação de elementos da cultura/religião judaica, feito por grupos religiosos e políticos na contemporaneidade e que tem na IURD uma de suas principais representantes. Portanto, a partir das atmosferas sensoriais e da construção/reconstrução de uma Jerusalém iurdiana no Brasil, observamos a comunicação religiosa da Universal, as suas alianças tecnoestéticas neorestauracionistas1 , e os arranjos comunicacionais político-religiosos que a estabelecem como uma igreja-empresa. Portanto, norteados pela TAR (teoria ator-rede), pelo estudo das potências estéticas das técnicas de Simondon e atravessados pelas leituras sobre comunicação e religião, marketing religioso e estudos judaicos, seguimos os artefatos do neorestauracionismo para dentro e para fora da IURD em uma “caminhada sociotécnica”, buscando arranjos comunicacionais e redes, em uma comunicação em performance, crítica da representação. Para isso, as problematizações feitas neste trabalho contaram com material de pesquisa de campo, pesquisa de tipo etnográfico, em catedrais iurdianas como: Templo da Glória do Novo Israel e Templo de Salomão; um ano de pesquisa em observação participante na Beit Midrash Shema Ysrael , comunidade judaico messiânica na cidade de Cuiabá (MT) – espaço escolhido para uma vivência feita para maior compreensão da vida de artefatos judaicos em ritos e cerimônias judaicas, assim como maior entendimento sobre o movimento de restauração plena que cresce no Brasil, movimento este que cremos ter forte influência sobre o neorestauracionismo iurdiano – além de incursões a outros templos da Igreja Universal pelo país. Esta pesquisa também contou com uma revisitação a todo material de pesquisa de campo, do arquivo pessoal da pesquisadora, organizado nos mais de dez anos de pesquisa sobre os arranjos comunicacionais iurdianos. Portanto, à luz dos estudos em cultura contemporânea, pesquisamos a atuação dos arranjos sociotécnicos iurdianos nesta onda tecnoestética comunicacional que chamamos de neorestauracionismo, buscamos compreender como essa existência afeta a IURD e o Brasil contemporâneo e ainda se inscreve como uma espetacular ponte tecnoestética, uma ponte para Jerusalém.
Resumo em lingua estrangeira: This thesis aims to discuss the techno-aesthetic arrangements and bridges of the Universal Church of the Kingdom of God (IURD) from the proposition of neo-restorationism. The arrangement that we defend as a contemporary techno-aesthetic wave of appropriation of elements of Jewish culture/religion made by religious and political groups in contemporaneity and which has the IURD as one of its main representatives. Therefore, from the sensorial atmospheres and the construction/reconstruction of an Iurdian Jerusalem in Brazil, we observe Universal's religious communication, its neo-restorationist techno-aesthetic alliances, and the political-religious communicational arrangements that establish it as a company-church. Guided by TAR (actor-network theory), by the study of the aesthetic potencies of Simondon's techniques and crossed by readings on communication and religion, religious marketing, and Jewish studies we followed the artifacts of neo-restorationism inside and outside of the IURD in a “sociotechnical journey”, seeking communicational arrangements and networks, in communication in performance and critique of representation. To achieve these goals, the problematizations made in this work counted on field research material, ethnographic research, in Iurdian cathedrals such as: Temples of the Glory of New Israel and Temple of Solomon. In the latter, a year of research as participant-observer at Beit Midrash Shema Ysrael, Messianic Jewish community in the city of Cuiabá - MT. This location was chosen as space for an experience aiming at a greater understanding of the life of Jewish artifacts in Jewish rites and ceremonies, as well as a greater understanding of the full restoration movement that is growing in Brazil, a movement that we believe has a strong influence on the Iurdian neo-restorationism. In addition, we did incursions to other churches of the Universal Church throughout the country. This research also included a review of all field research material, from the researcher's archive, organized over more than ten years of research on Iurdian communicational arrangements. Therefore, in the light of studies in contemporary culture, we research the performance of Iurdian sociotechnical arrangements in this communicational techno-aesthetic wave that we called “neo-restorationism”, we seek to understand how this existence affects the IURD and contemporary Brazil and still inscribes itself as a spectacular techno-aesthetic bridge, a bridge to Jerusalem.
Palavra-chave: Comunicação político-religiosa
Tecnoestética
Propaganda e marketing
IURD
Neorestauracionismo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Political-religious communication
Technoesthetic appropriation
Advertising and marketing
UCKG
Neo-restorationism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: CHAGAS, Andréa Basilio da Silva. Uma ponte para Jerusalém apropriações tecnoestéticas, neorestauracionimo e comunicação político-religiosa no Brasil contemporâneo. 2021. 307 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5242
Data defesa documento: 10-Nov-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2021_Andréa Basílio da Silva Chagas.pdf12.95 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.