Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5243
Tipo documento: Tese
Título: Diferença e repetição na performance baterística do ritmo lambadão
Autor(es): Souza, Alex Paulo Teixeira de
Orientador(a): Palhares, Taís Helena
Membro da Banca: Palhares, Taís Helena
Membro da Banca: Osório, Patrícia Silva
Membro da Banca: Santos, Rita de Cássia Domingues dos
Membro da Banca: Lopes, Eduardo José Tavares
Membro da Banca: Santos, Ana Cecília dos
Resumo : O presente estudo tem por objetivo compreender o ritmo lambadão através das performances baterísticas de Júnior Magrão, Vadinho e Luan Batera. Nesse aspecto, se procura discutir a fenomenologia dos processos criativos em bateria no contexto musical, e dos estudos em cultura contemporânea acerca do lambadão. O referencial teórico utilizado nas discussões e análises estão no viés da teoria de Diferença e Repetição (2006) de Gilles Deleuze, Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito (2010) de Henri Bergson, Mil Platôs Vol. 4, Ritornelo (2008d) de Gilles Deleuze e Félix Guattari, CAOSMOSE: um novo paradigma estético (1998) de Félix Guattari, Performance (SCHECHNER, 2006), Script musical (COOK, 2006), Melódica Percussiva (D´ANUNCIAÇÃO, 2008), liminaridade e communitas (TURNER, 2013). As discussões foram pautadas em dados coletados na entrevista com questionário estruturado realizada com os 03 (três) referidos bateristas de lambadão (2021), e nos 36 Relatórios da Proposta de Ensino em Bateria com 03 (três) alunos da Escola Elmaz Gattas Monteiro, ministrada de março a julho de 2022. Além disso, utilizamos a pesquisa performativa (HASEMAN, 2015) na exemplificação de performances baterísticas, em paralelo a literatura abarcada no referencial teórico. Nessa perspectiva, o estudo culminou no apontamento de 05 (cinco) padrões baterísticos, elencando o chimbal como o principal elemento de diferença e repetição na performance e na aprendizagem do ritmo lambadão.
Resumo em lingua estrangeira: The present study aims to understand the lambadão rhythm through the drumming performances of Júnior Magrão, Vadinho and Luan Batera. In this aspect, it seeks to discuss the phenomenology of the creative processes in drumming in the musical context, and the studies in contemporary culture about lambadão. The theoretical framework used in the discussions and analysis are based on the theory of Difference and repetition (2008) by Gilles Deleuze, Matter and Memory: essay on the relation of body and spirit (2010) by Henri Bergson, Mil Platôs Vol. 4, Ritornelo (2008d) by Gilles Deleuze and Félix Guattari, CAOSMOSIS: a new aesthetic paradigm (1998) by Félix Guattari, Performance (SCHECHNER, 2006), Musical Script (COOK, 2006), Percussive Melodic (D'ANUNCIAÇÃO, 2008), liminality and communitas (TURNER, 2013). The discussions were based on data collected in the interview with structured questionnaire conducted with 03 (three) said lambadão drummers (2021), and in the 36 Reports of the Teaching Proposal in Bateria with 03 (three) students of the Elmaz Gattas Monteiro School, taught from March to July 2022. In addition, we used the performative research (HASEMAN, 2015) in the exemplification of drumming performances, in parallel with the literature covered in the theoretical reference. In this perspective, the study culminated in the indication of 05 (five) drum patterns, listing the chimbal as the main element of difference and repetition in the performance and learning of the lambadão rhythm.
Palavra-chave: Diferença/repetição
Performance/aprendizagem baterística
Ritmo lambadão
Palavra-chave em lingua estrangeira: Difference/repetition
Drum performance/learning
Lambadão rhythm
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: SOUZA, Alex Paulo Teixeira de. Diferença e repetição na performance baterística do ritmo lambadão. 2023. 212 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5243
Data defesa documento: 31-Mar-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Alex Paulo Teixeira de Souza.pdf5.98 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.