Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLibos, Paula Roberta Ramos-
dc.date.accessioned2024-02-27T16:54:10Z-
dc.date.available2023-02-06-
dc.date.available2024-02-27T16:54:10Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationLIBOS, Paula Roberta Ramos. Arquitetura escolar, inovação e a era digital. 2022. 227 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5258-
dc.description.abstractPresent in society and in the history of a significant portion of the population, the school environment is where we spend many years of our lives. Despite this, there are few studies on the experiences of users in school spaces, especially in public education in Cuiabá, capital of the state of Mato Grosso. This qualitative, exploratory work aims to study and analyze traditional public school architecture and its spaces in the digital age. The purpose is to describe, from the perspective of students, educators, managers and architects involved in the design of buildings, what they think about school spaces. Initially, 219 students from three public schools in Cuiabá answered a semi-structured questionnaire. Once the themes and experiences were identified, three focus groups were created, one in each school, to deepen the results obtained in the questionnaire. As architecture is used for numerous purposes and has different types, innovative school spaces in Brazil and in other countries were also presented to the discussion groups, with different possibilities, functions and forms of setting, use and coexistence. The students' perception in relation to the spaces of the three schools did not present significant differences, but when the students got to know the innovative spaces, the problems of each school gained another dimension. Teachers, managers and architects make it clear that they are resigned to the immobility and conditions of current educational spaces, given the lack of resources for education as a whole. The study also highlights the benefits of an innovative educational space as a mediator in the path of knowledge construction, sharing, communication and socialization.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-02-08T13:42:17Z No. of bitstreams: 1 TESE_2022_Paula Roberta Ramos Libos.pdf: 11755461 bytes, checksum: a950fd73a9d52b9167b21f5421bcb74f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-02-27T16:54:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2022_Paula Roberta Ramos Libos.pdf: 11755461 bytes, checksum: a950fd73a9d52b9167b21f5421bcb74f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-27T16:54:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2022_Paula Roberta Ramos Libos.pdf: 11755461 bytes, checksum: a950fd73a9d52b9167b21f5421bcb74f (MD5) Previous issue date: 2022-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleArquitetura escolar, inovação e a era digitalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordArquitetura escolar públicapt_BR
dc.subject.keywordJovem do século XXIpt_BR
dc.subject.keywordEspaço escolarpt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Benedito Dielcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398425538697885pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Benedito Dielcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398425538697885pt_BR
dc.contributor.referee2Mattos, Gabriel Francisco de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4167382339457000pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8375538674686741pt_BR
dc.description.resumoPresente na sociedade e na história de uma parcela expressiva da população, o ambiente escolar é onde passamos muitos anos de nossas vidas. Apesar disso, há poucos estudos sobre as experiências dos usuários nos espaços escolares, em especial do ensino público de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. Este trabalho, qualitativo, de natureza exploratória, tem como proposta estudar e analisar a arquitetura escolar pública tradicional e seus espaços na era digital. O propósito é descrever, a partir da perspectiva dos alunos, educadores, gestores e arquitetos envolvidos na concepção dos prédios o que eles pensam sobre os espaços escolares. Inicialmente, 219 estudantes de três escolas públicas de Cuiabá responderam a um questionário, semiestruturado. Uma vez identificados os temas e experiências, foram criados três grupos focais, um em cada escola, para aprofundamento dos resultados obtidos no questionário. Como a arquitetura é utilizada para inúmeras finalidades e possui diversas tipologias, foram apresentados também aos grupos de discussão espaços escolares inovadores no Brasil e em outros países, com diferentes possibilidades, funções e formas de ambientação, uso e convivência. A percepção dos alunos em relação aos espaços das três escolas não apresentou diferenças significantes, porém quando os alunos conheceram os espaços inovadores, os problemas de cada escola ganharam outra dimensão. Já os professores, gestores e arquitetos deixam claro que estão conformados com a imobilidade e condições dos atuais espaços educativos, dado a ausência de recursos para educação como um todo. O estudo destaca ainda os benefícios de um espaço educativo inovador como um mediador no caminho da construção do conhecimento, compartilhamento, comunicação e socialização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Public school architecturept_BR
dc.subject.keyword2Young people of the 21st centurypt_BR
dc.subject.keyword2School spacept_BR
dc.subject.keyword2Culturept_BR
dc.subject.keyword2Communicationpt_BR
dc.contributor.referee3Carneiro, Maristela-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8461204091007488pt_BR
dc.contributor.referee4Meister, Izabel Patrícia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5340922290331025pt_BR
dc.contributor.referee5Lima, Valeria Sperduti-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3246940231681306pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2022_Paula Roberta Ramos Libos.pdf11.48 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.