Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5258
Tipo documento: Tese
Título: Arquitetura escolar, inovação e a era digital
Autor(es): Libos, Paula Roberta Ramos
Orientador(a): Moreira, Benedito Dielcio
Membro da Banca: Moreira, Benedito Dielcio
Membro da Banca: Mattos, Gabriel Francisco de
Membro da Banca: Carneiro, Maristela
Membro da Banca: Meister, Izabel Patrícia
Membro da Banca: Lima, Valeria Sperduti
Resumo : Presente na sociedade e na história de uma parcela expressiva da população, o ambiente escolar é onde passamos muitos anos de nossas vidas. Apesar disso, há poucos estudos sobre as experiências dos usuários nos espaços escolares, em especial do ensino público de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. Este trabalho, qualitativo, de natureza exploratória, tem como proposta estudar e analisar a arquitetura escolar pública tradicional e seus espaços na era digital. O propósito é descrever, a partir da perspectiva dos alunos, educadores, gestores e arquitetos envolvidos na concepção dos prédios o que eles pensam sobre os espaços escolares. Inicialmente, 219 estudantes de três escolas públicas de Cuiabá responderam a um questionário, semiestruturado. Uma vez identificados os temas e experiências, foram criados três grupos focais, um em cada escola, para aprofundamento dos resultados obtidos no questionário. Como a arquitetura é utilizada para inúmeras finalidades e possui diversas tipologias, foram apresentados também aos grupos de discussão espaços escolares inovadores no Brasil e em outros países, com diferentes possibilidades, funções e formas de ambientação, uso e convivência. A percepção dos alunos em relação aos espaços das três escolas não apresentou diferenças significantes, porém quando os alunos conheceram os espaços inovadores, os problemas de cada escola ganharam outra dimensão. Já os professores, gestores e arquitetos deixam claro que estão conformados com a imobilidade e condições dos atuais espaços educativos, dado a ausência de recursos para educação como um todo. O estudo destaca ainda os benefícios de um espaço educativo inovador como um mediador no caminho da construção do conhecimento, compartilhamento, comunicação e socialização.
Resumo em lingua estrangeira: Present in society and in the history of a significant portion of the population, the school environment is where we spend many years of our lives. Despite this, there are few studies on the experiences of users in school spaces, especially in public education in Cuiabá, capital of the state of Mato Grosso. This qualitative, exploratory work aims to study and analyze traditional public school architecture and its spaces in the digital age. The purpose is to describe, from the perspective of students, educators, managers and architects involved in the design of buildings, what they think about school spaces. Initially, 219 students from three public schools in Cuiabá answered a semi-structured questionnaire. Once the themes and experiences were identified, three focus groups were created, one in each school, to deepen the results obtained in the questionnaire. As architecture is used for numerous purposes and has different types, innovative school spaces in Brazil and in other countries were also presented to the discussion groups, with different possibilities, functions and forms of setting, use and coexistence. The students' perception in relation to the spaces of the three schools did not present significant differences, but when the students got to know the innovative spaces, the problems of each school gained another dimension. Teachers, managers and architects make it clear that they are resigned to the immobility and conditions of current educational spaces, given the lack of resources for education as a whole. The study also highlights the benefits of an innovative educational space as a mediator in the path of knowledge construction, sharing, communication and socialization.
Palavra-chave: Arquitetura escolar pública
Jovem do século XXI
Espaço escolar
Cultura
Comunicação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Public school architecture
Young people of the 21st century
School space
Culture
Communication
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: LIBOS, Paula Roberta Ramos. Arquitetura escolar, inovação e a era digital. 2022. 227 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5258
Data defesa documento: 14-Dez-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2022_Paula Roberta Ramos Libos.pdf11.48 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.