Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5259
Tipo documento: Tese
Título: O colonialismo cultural e industrial como entrave ao cinema alternativo brasileiro
Autor(es): Wilhelms, Peter
Orientador(a): Fernandez, Andréa Ferraz
Membro da Banca: Fernandez, Andréa Ferraz
Membro da Banca: Capanema, Letícia Xavier de Lemos
Membro da Banca: Carneiro, Maristela
Membro da Banca: Costa, Marcelo Henrique da
Membro da Banca: Kieling, Alexandre Schirmer
Resumo : O objeto desta pesquisa foi a análise das características de atividades econômicas de produção de cinema no Brasil. A partir de uma ótica interdisciplinar, cultural e econômica, seu objetivo focou em investigar quais eram e como agiam as forças que as viabilizam, destacando os entraves e aberturas oferecidos ao desenvolvimento das pequenas produtoras na indústria dominante. Este estudo se justificou pela importância da sétima arte na divulgação de manifestações culturais e pela influência que grupos oligopolizados possam provocar nessa dinâmica. Inicialmente, procedeuse uma pesquisa histórico-dedutiva, com a finalidade de apresentar um diagnóstico das relações entre cultura e economia, e, em segunda, realizou-se uma pesquisa empírica utilizando dados secundários coletados do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, compreendendo o espaço temporal entre 2009 a 2021. Os dados focaram nas etapas de distribuição e exibição de filmes produzidos para cinema no contexto brasileiro, sendo que o primeiro conjunto demonstrou a ocupação das salas por empresas distribuidoras, e o segundo conjunto de dados tratou da concentração de propriedade dessas salas, na exibição, a predominância de algumas empresas. Com o conjunto de dados analisados foi possível observar uma estrutura de oligopólio que, efetivamente, criava barreiras mercadológicas, inviabilizando a exibição de obras de produtoras que não fazem parte dessa estrutura oligopolizada. Desse modo, averiguou- se que as forças econômicas transformam as atividades culturais em produtos lucrativos, uma configuração em que o cinema de iniciativa popular, ainda que se constitua em um caminho para a realização de ações decoloniais, encontra-se comprimido por ações de mercado com capacidade de poder econômico suficiente para evitar seu desenvolvimento. Nas conclusões gerais, a pesquisa constatou que a viabilidade dos filmes produzidos no Brasil fica, assim, dependente de ações públicas, que, no entanto, devem ser mais abrangentes que o aporte de recursos financeiros.
Resumo em lingua estrangeira: The object of this research was the analysis of the characteristics of economic activities related to film production in Brazil. From an interdisciplinary, cultural and economic perspective, its objective was to investigate what the forces that made them possible were and how they acted, highlighting the obstacles and openings offered to the development of small producers in the dominant industry. This study was justified by the importance of the seventh art in the dissemination of cultural manifestations and by the influence that oligopolistic groups can provoke in this dynamic. Initially, a historical-deductive research was carried out, with the purpose of presenting a diagnosis of the relations between culture and economy, and, secondly, an empirical research was carried out using secondary data collected from the Brazilian Observatory of Cinema and Audiovisual, comprising the temporal space between 2009 and 2021. The data focused on the stages of distribution and exhibition of films produced for cinema in the Brazilian context, with the first set demonstrating the occupation of theaters by distribution companies, and the second set of data dealing with the concentration of ownership of these rooms, in the exhibition, the predominance of some companies. With the dataset analyzed, it was possible to observe an oligopoly structure that effectively created marketing barriers, making it impossible to exhibit works by production companies that are not part of this oligopolistic structure. In this way, it was found that economic forces transform cultural activities into profitable products, a configuration in which popular initiative cinema, although it constitutes a path for the realization of decolonial actions, is compressed by market actions. with sufficient economic power capacity to prevent its development. In the general conclusions, the research found that the viability of films produced in Brazil is thus dependent on public actions, which, however, must be more comprehensive than the contribution of financial resources.
Palavra-chave: Cinema
Mercado cultural
Indústria cultural
Oligopólio cinematográfico
Decolonialismo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Movie theater
Cultural market
Cultural industry
Cinematographic oligopoly
Decolonialism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: WILHELMS, Peter. O colonialismo cultural e industrial como entrave ao cinema alternativo brasileiro. 2023. 122 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5259
Data defesa documento: 27-Oct-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

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