Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5264
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, Marcelo Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-27T21:53:12Z | - |
dc.date.available | 2022-08-24 | - |
dc.date.available | 2024-02-27T21:53:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-25 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Marcelo Nunes. Memes, racismo recreativo e educação histórica: um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso-MT. 2022. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/5264 | - |
dc.description.abstract | The research presented here aims to investigate eighth-year students from the state network, the historical ideas of those in education in Mato Grosso about the racism conveyed in internet memes, while also exploring the possibilities of combating racism through this digital artifact so consumed by young people. The information provided by students in the form of a digital questionnaire will be analyzed in the light of Jörn Rüsen's theory and his concept of "historical consciousness", and the area of History Education, which has historian Peter Lee as one of the main exponents, creator of Fundamental conceptual tools for "this study concepts such as “substantives" and "second order". Finally, they use Professor Adilson Moreira's concept of "recreational racism" to understand the fundamentals of harmful humor propagated by racist memes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-08-21T12:40:30Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Marcelo Nunes Rocha.pdf: 7831223 bytes, checksum: fa68f699a6c81ef96e5c5d869d02fd5f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-02-27T21:53:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Marcelo Nunes Rocha.pdf: 7831223 bytes, checksum: fa68f699a6c81ef96e5c5d869d02fd5f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-27T21:53:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Marcelo Nunes Rocha.pdf: 7831223 bytes, checksum: fa68f699a6c81ef96e5c5d869d02fd5f (MD5) Previous issue date: 2022-07-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Memes, racismo recreativo e educação histórica : um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso - MT | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação histórica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues Junior, Osvaldo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4998638258339975 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Ana Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3982340840178047 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues Júnior, Osvaldo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4998638258339975 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3080777508125579 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa aqui apresentada objetiva investigar as ideias históricas dos estudantes de oitava série da rede estadual de educação de Mato Grosso acerca do racismo que é veiculado nos memes de internet, ao passo que também explora as possibilidades de combate ao racismo através desse artefato digital tão consumido pelo público jovem. As informações fornecidas pelos estudantes na forma de questionário digital são analisadas à luz da teoria de Jörn Rüsen e seu conceito de “consciência histórica”, e do campo de estudos da Educação Histórica, que tem no historiador Peter Lee um dos principais expoentes, criador de ferramentas conceituais fundamentais para este estudo, como os “conceitos substantivos” e de “segunda ordem”. Por fim, utilizarem o conceito de “racismo recreativo” do professor Adilson Moreira para compreender os fundamentos do humor nocivo propagado pelos memes racistas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | History education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | History Teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Memes | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Racism | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fronza, Marcelo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0732803418759032 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Bonete, Wilian Junior | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7339543110127451 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Marcelo Nunes Rocha.pdf | 7.65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.