Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Marcelo Nunes-
dc.date.accessioned2024-02-27T21:53:12Z-
dc.date.available2022-08-24-
dc.date.available2024-02-27T21:53:12Z-
dc.date.issued2022-07-25-
dc.identifier.citationROCHA, Marcelo Nunes. Memes, racismo recreativo e educação histórica: um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso-MT. 2022. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5264-
dc.description.abstractThe research presented here aims to investigate eighth-year students from the state network, the historical ideas of those in education in Mato Grosso about the racism conveyed in internet memes, while also exploring the possibilities of combating racism through this digital artifact so consumed by young people. The information provided by students in the form of a digital questionnaire will be analyzed in the light of Jörn Rüsen's theory and his concept of "historical consciousness", and the area of History Education, which has historian Peter Lee as one of the main exponents, creator of Fundamental conceptual tools for "this study concepts such as “substantives" and "second order". Finally, they use Professor Adilson Moreira's concept of "recreational racism" to understand the fundamentals of harmful humor propagated by racist memes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-08-21T12:40:30Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Marcelo Nunes Rocha.pdf: 7831223 bytes, checksum: fa68f699a6c81ef96e5c5d869d02fd5f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-02-27T21:53:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Marcelo Nunes Rocha.pdf: 7831223 bytes, checksum: fa68f699a6c81ef96e5c5d869d02fd5f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-27T21:53:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Marcelo Nunes Rocha.pdf: 7831223 bytes, checksum: fa68f699a6c81ef96e5c5d869d02fd5f (MD5) Previous issue date: 2022-07-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMemes, racismo recreativo e educação histórica : um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso - MTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação históricapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordMemespt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues Junior, Osvaldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3080777508125579pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aqui apresentada objetiva investigar as ideias históricas dos estudantes de oitava série da rede estadual de educação de Mato Grosso acerca do racismo que é veiculado nos memes de internet, ao passo que também explora as possibilidades de combate ao racismo através desse artefato digital tão consumido pelo público jovem. As informações fornecidas pelos estudantes na forma de questionário digital são analisadas à luz da teoria de Jörn Rüsen e seu conceito de “consciência histórica”, e do campo de estudos da Educação Histórica, que tem no historiador Peter Lee um dos principais expoentes, criador de ferramentas conceituais fundamentais para este estudo, como os “conceitos substantivos” e de “segunda ordem”. Por fim, utilizarem o conceito de “racismo recreativo” do professor Adilson Moreira para compreender os fundamentos do humor nocivo propagado pelos memes racistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2History educationpt_BR
dc.subject.keyword2History Teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Memespt_BR
dc.subject.keyword2Racismpt_BR
dc.contributor.referee3Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee4Bonete, Wilian Junior-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7339543110127451pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Marcelo Nunes Rocha.pdf7.65 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.