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http://ri.ufmt.br/handle/1/5264
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Memes, racismo recreativo e educação histórica : um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso - MT |
Autor(es): | Rocha, Marcelo Nunes |
Orientador(a): | Rodrigues Junior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Marques, Ana Maria |
Membro da Banca: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Fronza, Marcelo |
Membro da Banca: | Bonete, Wilian Junior |
Resumo : | A pesquisa aqui apresentada objetiva investigar as ideias históricas dos estudantes de oitava série da rede estadual de educação de Mato Grosso acerca do racismo que é veiculado nos memes de internet, ao passo que também explora as possibilidades de combate ao racismo através desse artefato digital tão consumido pelo público jovem. As informações fornecidas pelos estudantes na forma de questionário digital são analisadas à luz da teoria de Jörn Rüsen e seu conceito de “consciência histórica”, e do campo de estudos da Educação Histórica, que tem no historiador Peter Lee um dos principais expoentes, criador de ferramentas conceituais fundamentais para este estudo, como os “conceitos substantivos” e de “segunda ordem”. Por fim, utilizarem o conceito de “racismo recreativo” do professor Adilson Moreira para compreender os fundamentos do humor nocivo propagado pelos memes racistas. |
Resumo em lingua estrangeira: | The research presented here aims to investigate eighth-year students from the state network, the historical ideas of those in education in Mato Grosso about the racism conveyed in internet memes, while also exploring the possibilities of combating racism through this digital artifact so consumed by young people. The information provided by students in the form of a digital questionnaire will be analyzed in the light of Jörn Rüsen's theory and his concept of "historical consciousness", and the area of History Education, which has historian Peter Lee as one of the main exponents, creator of Fundamental conceptual tools for "this study concepts such as “substantives" and "second order". Finally, they use Professor Adilson Moreira's concept of "recreational racism" to understand the fundamentals of harmful humor propagated by racist memes. |
Palavra-chave: | Educação histórica Ensino de história Memes Racismo |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | History education History Teaching Memes Racism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
Referência: | ROCHA, Marcelo Nunes. Memes, racismo recreativo e educação histórica: um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso-MT. 2022. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5264 |
Data defesa documento: | 25-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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