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http://ri.ufmt.br/handle/1/5268
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Descolonizar a história da África e da cultura afro-brasileira : por um currículo negro afrorreferenciado e pluriversal |
Autor(es): | Luzia, Adriana Germana |
Orientador(a): | Rodrigues Junior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Mendes, Luís César Castrillon |
Membro da Banca: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Rodrigues, Bruno Pinheiro |
Resumo : | O tema deste trabalho é o Ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira. Seus objetivos são: 1) compreender historicamente os movimentos sociais negros no período pós-abolição e as lutas pela introdução da História da África e do Negro no Brasil noscurrículos escolares; 2) discutir a Lei 10.639/2003 como resultado dos processos de lutas históricas dos movimentos sociais negros por uma educação antirracista e transformadora; 3) analisar a História da África e da Cultura AfroBrasileira na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa tem como problemática o modo como a História da África e da Cultura Afro-Brasileira está presente na legislação educacional brasileira. Num primeiro momento, nota-se a presença da temática na legislação educacional, fundamentalmente a partir da Lei 10.639/2003 e das Diretrizes CurricularesNacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como de objetos de conhecimento, habilidades e competências relacionadas à História da África e da Cultura Afro-Brasileira no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Contudo, a análise mais detida permite identificar a manutenção de uma compreensão da temática a partir de paradigmas epistemológicos eurocêntricos. Busca-se, diante disso, apontar abordagens didáticopedagógicas que superem a visão epistemológica do “modelo único” do eurocentrismo, com vistas a uma abordagem pluriversal na produção do conhecimento. A reflexão se orienta pelos debates sobre a descolonização e a decolonialidade (Bernardino-Costa; Maldonado-Torres; Grosfoguel; 2019; Anibal Quijano, 2005) etc. Utilizamos das elaborações de intelectuais negros(as) de diferentes tempos e lugares afro-brasileiros(as), como: Abdias Nascimento; Beatriz Nascimento; Guerreiro Ramos; Kabengele Munanga; Sueli Carneiro; Nilma Lino Gomes; Renato Noguera. Intelectuais africanos(as): Cheikh Anta Diop; Joseph Ki-Zerbo; Mogobe Ramose; Chinua Achebe; Chimamanda Ngozi Adichie, dos Estados Unidos e Caribe: bell hooks; Molefi Kete Asante; Frantz Fanon; Aimé Césaire; Carlos Moore; entre outros(as). E, partindo desse referencial, o Produto Educacional elaborado foi uma proposta de curso de formação continuada para professores(as) sobre o ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira de abordagem afrorreferenciada e pluriversal, centrada no locus de enunciação negro(a) afrodiaspórico; do ponto de vista e da perspectiva “legitimamente africano”, a partir das experiências históricas dos próprios africanos e suas epistemologias, no qual todas as perspectivas devem ser válidas, um exercício intercultural. |
Resumo em lingua estrangeira: | The main subject of this production is the Teaching of African History and Afro-Brazilian Culture.Its objectives are: 1) to historically understand the black social movements in the post-abolition period and the struggles for the introduction of the History of Africa and black people in Brazil in school curriculum; 2) to discuss Law 10.639/2003 as a result historical struggles by black social movements for an anti-racist and transformative education; 3) to analyze the History of Africa and Afro-Brazilian Culture in the NationalCommon Curriculum Base (initials in Portuguese BNCC). The research has as problematic the way the African History and Afro-Brazilian culture is present in brazilian educational legislation. At first, we notice the presence of the subject in educational legislation, mainly from Law 10.639/2003 and the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations, as well as objects of knowledge, skills and competencies related to the History of Africa and Afro-Brazilian Culture in the text of the Common National Curriculum Base (BNCC). However, the more detailed analysis allows identifying the maintenance of an understanding of the subject from Eurocentric epistemological paradigms. It seeks, therefore, to point out didactic-pedagogical approaches that overcome the epistemological view of the "unique model" of Eurocentrism, with a viewto a pluriversal approach in the production of knowledge. The reflection is guided by debates on decolonization and decoloniality (Bernardino-Costa; Maldonado-Torres; Grosfoguel; 2019; Anibal Quijano, 2005), etc. We used the elaborations of black intellectuals from different times and places: AfroBrazilians such as: Abdias Nascimento; Beatriz Nascimento; Guerreiro Ramos; Munanga Kabengele; Sueli Ram; Nilma Lino Gomes; Renato Noguera. African intellectuals: Cheikh Anta Diop; Joseph Ki-Zerbo; Mogobe Ramose; Chinua Achebe; Chimamanda Ngozi Adichie, from the United States and the Caribbean: bell hooks; Molefi Kete Asante; Frantz Fanon; AiméCésaire; Carlos Moore; among others. And based on this reference, the Educational Product elaborated was a proposal of a continuing education course for teachers on the teaching of History of Africa and AfroBrazilian Culture of a afro-referenced and pluriversal approach, centered on the locus of black enunciation afrodiasporic; fromthe point of view and from the "legitimately African" perspective, from the historical experiences of Africans themselves and their epistemologies, in which all perspectivesmust be valid, an intercultural exercise. |
Palavra-chave: | Movimentos sociais negros Lei 10.639/2003 BNCC/Ensino de história História da África e cultura afro-brasileira Decolonialidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Black Social movements Law 10.639/2003 BNCC/History teaching History of Africa and afro-brazilian culture Decoloniality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
Referência: | LUZIA, Adriana Germana. Descolonizar a história da África e da cultura afro-brasileira: por um currículo negro afrorreferenciado e pluriversal. 2022. 212 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5268 |
Data defesa documento: | 19-Dec-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
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