Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5274
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Filosofia e feminismos no ensino médio em tempos sombrios |
Autor(es): | Oliveira, Tamires Siqueira de |
Orientador(a): | Petry, Cleriston |
Membro da Banca: | Petry, Cleriston |
Membro da Banca: | Olea, Hilda Regina Pereira Menezes |
Membro da Banca: | Vilela-Ardengh, Ana Carolina Nunes da Cunha |
Resumo : | A dissertação “Filosofia e feminismos no ensino médio em tempos sombrios” possui por objetivo apresentar uma unidade didática desenvolvida para ser trabalhada com estudantes do Ensino Médio nas aulas de Filosofia. Além disso, procura investigar acerca da inserção da Filosofia na educação básica e possibilidade para a elaboração de respostas aos tempos sombrios. A proposta didática é fundamentada em uma perspectiva de problematização, investigação e criação de temas comuns à Filosofia moral e a ética contemporânea. A unidade cujo título é #nãosouobrigada: lições de Filosofia e feminismos problematiza o conceito de Reconhecimento, Emancipação e Feminismos, além de ofertar um breve panorama do movimento, inspirada na hermenêutica filosófica de Gadamer (1997). A bibliografia utilizada é composta de textos filosóficos, artigos, leis e documentos normativos sobre o Ensino de Filosofia. Tempos sombrios é a referência ao contexto neoliberal em que está inserida tanto a pesquisa e a aplicação da unidade quanto a autora. |
Resumo em lingua estrangeira: | The dissertation ‘Philosophy and feminisms in high school in dark times’ aims to present a didactic unit developed to be worked with high school students in Philosophy classes. It also aims to investigate the insertion of Philosophy in basic education and possibilities of making answers to the dark times. The didactic proposal is based on a perspective of Problematization, Investigation, and Creation of common subjects of moral philosophy and contemporary ethics. The unit whose title is #nãosouobrigada: Filosofia e feminismos problematizes the concepts of Reconhecimento, Emancipação, and Feminismos, in addition to providing a brief overview of the movement, inspired by Gadamer's philosophical hermeneutics (1997). The bibliography used is composed of philosophical texts, articles, laws, and normative documents on the Teaching of Philosophy. Dark time is a reference to the neoliberal context in which both the research, application of the unit, and also the author are inserted. |
Palavra-chave: | Filosofia Ensino de filosofia Feminismos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Philosophy Philosophy teaching Feminism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Referência: | OLIVEIRA, Tamires de Siqueira. Filosofia e feminismos no ensino médio em tempos sombrios. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5274 |
Data defesa documento: | 9-Sep-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Tamires de Siqueira Oliveira.pdf | 9.79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.