Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5274
Tipo documento: Dissertação
Título: Filosofia e feminismos no ensino médio em tempos sombrios
Autor(es): Oliveira, Tamires Siqueira de
Orientador(a): Petry, Cleriston
Membro da Banca: Petry, Cleriston
Membro da Banca: Olea, Hilda Regina Pereira Menezes
Membro da Banca: Vilela-Ardengh, Ana Carolina Nunes da Cunha
Resumo : A dissertação “Filosofia e feminismos no ensino médio em tempos sombrios” possui por objetivo apresentar uma unidade didática desenvolvida para ser trabalhada com estudantes do Ensino Médio nas aulas de Filosofia. Além disso, procura investigar acerca da inserção da Filosofia na educação básica e possibilidade para a elaboração de respostas aos tempos sombrios. A proposta didática é fundamentada em uma perspectiva de problematização, investigação e criação de temas comuns à Filosofia moral e a ética contemporânea. A unidade cujo título é #nãosouobrigada: lições de Filosofia e feminismos problematiza o conceito de Reconhecimento, Emancipação e Feminismos, além de ofertar um breve panorama do movimento, inspirada na hermenêutica filosófica de Gadamer (1997). A bibliografia utilizada é composta de textos filosóficos, artigos, leis e documentos normativos sobre o Ensino de Filosofia. Tempos sombrios é a referência ao contexto neoliberal em que está inserida tanto a pesquisa e a aplicação da unidade quanto a autora.
Resumo em lingua estrangeira: The dissertation ‘Philosophy and feminisms in high school in dark times’ aims to present a didactic unit developed to be worked with high school students in Philosophy classes. It also aims to investigate the insertion of Philosophy in basic education and possibilities of making answers to the dark times. The didactic proposal is based on a perspective of Problematization, Investigation, and Creation of common subjects of moral philosophy and contemporary ethics. The unit whose title is #nãosouobrigada: Filosofia e feminismos problematizes the concepts of Reconhecimento, Emancipação, and Feminismos, in addition to providing a brief overview of the movement, inspired by Gadamer's philosophical hermeneutics (1997). The bibliography used is composed of philosophical texts, articles, laws, and normative documents on the Teaching of Philosophy. Dark time is a reference to the neoliberal context in which both the research, application of the unit, and also the author are inserted.
Palavra-chave: Filosofia
Ensino de filosofia
Feminismos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Philosophy
Philosophy teaching
Feminism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Referência: OLIVEIRA, Tamires de Siqueira. Filosofia e feminismos no ensino médio em tempos sombrios. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5274
Data defesa documento: 9-Sep-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Tamires de Siqueira Oliveira.pdf9.79 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.