Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5308
Tipo documento: | Tese |
Título: | Entre o professor pensado e o que pensa o professor : práticas curriculares e docentes de professores de Química e Física do Arquipélago de Marajó |
Autor(es): | Albuquerque, Jacirene Vasconcelos de |
Orientador(a): | Aragão, Rosália Maria Ribeiro de |
Membro da Banca: | Aragão, Rosália Maria Ribeiro de |
Membro da Banca: | Pinheiro, Jackson Costa |
Membro da Banca: | Pinheiro, Sheila Costa Vilhena |
Membro da Banca: | Brito, Licurgo Peixoto de |
Membro da Banca: | Chaves, Silvia Nogueira |
Resumo : | Este estudo trata de uma investigação sobre formação de professores de Química e de Física da educação básica. O objeto de estudo e investigação se configuram na criação de currículo pelos professores de Química e de Física formados pelo curso de Ciências Naturais, para enfrentar os desafios que emergem da prática no contexto do Arquipélago do Marajó, no Estado do Pará. Por sua vez, os sujeitos são professores dos municípios de Breves, Cachoeira do Arari, Melgaço, Muaná, Salvaterra e Soure, formados pelo Curso de Ciências Naturais, nas habilitações de Química e de Física que atuam na 13a e 20a Unidades Regionais de Ensino da Secretaria de Estado de Educação do Pará. O percurso metodológico implica uma abordagem qualitativa, na modalidade narrativa, utilizando pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas. As informações coletadas na pesquisa documental e nas narrativas explicitadas nas entrevistas semiestruturadas compuseram os textos de campo utilizados para construção dos textos de pesquisa. Para discussão dos resultados a análise textual discursiva, visando estabelecer relações entre as experiências vividas nos percursos formativos e a criação de currículo nas contradições da região. O material empírico, construído ao longo da investigação foi analisado, rigorosamente, sendo que as recorrências e singularidades apreendidas nas narrativas dos sujeitos investigados, entrelaçados com o problema de pesquisa explicitam os eixos: a) Histórias de vidas e de trajetórias formativas de professores de Química e Física; b) Currículo, saberes docentes e práticas pedagógicas; d) Questões sociais e ambientais relacionadas ao Arquipélago do Marajó; e) movimentos de resiliência e resistências em relação a profissão docente. Os resultados indicam que a formação em Ciências Naturais alicerçada em princípios científicos, teórico-metodológicos e pedagógicos auto organizativos são fundamentais para criação de currículos, para enfrentar os desafios que emergem da prática em municípios do Arquipélago do Marajó. Ressalta-se a importância de formar professores reflexivos, críticos, investigativos, propositivos e criadores nessa região, para que os alunos do ensino médio desenvolvam capacidade intelectual significativa, e aproprie-se de conhecimentos químicos e físicos que possibilite intervenção ativa e comprometida nas questões sociais e ambientais marajoara. Destaca-se os entrelaçamentos das histórias de vida, da formação e das práticas pedagógicas com a constituição da identidade docente marajoara. Por outro lado, as narrativas sobre os percursos vivenciados na formação e atuação profissional evidenciam a ausência do poder público e os contextos dos movimentos de resiliência e resistência por valorização profissional e condições de trabalho. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study deals with an investigation into the training of chemistry and physics teachers in basic education. The object of these study and research is configured in the creation of curriculum by the teachers of Chemistry and Physics graduated from the Natural Sciences course, to face the challenges that emerge from the practice in the context of the Marajó Archipelago, in the State of Pará. By their turn, the subjects are teachers from the municipalities of Breves, Cachoeira do Arari, Melgaço, Muana, Salvaterra and Soure, graduated by the Natural Sciences Course, in Chemistry and Physics qualifications that work in the 13th and 20th Regional Teaching Units of State Department of Education of Pará. The methodology of this study implies a qualitative narrative modality approach in the using bibliographic, documentary and field research with semi-structured interviews. The information collected in the documental research and in the narratives explained in the semi- structured interviews composes the field texts used to construct the research texts. In order to discuss the results used the discursive textual analysis to establish relationships between the experiences lived in the formative paths, and the creation of curriculum in the contradictions of the region. The empirical material constructed throughout this research was rigorously analyzed, and the recurrences and singularities captured in the narratives of the investigated subjects intertwined with the research problem, made explicit the following axes: a) Histories of lives and formative trajectories; b) The epistemological and theoretical-methodological bases of the initial formation of teachers of Chemistry and Physics; c) Curricula, teaching knowledge and pedagogical practices; d) Social and environmental issues related to the Marajo Archipelago; e) Resistance movements in relation to the teaching profession. The results indicate that the formation in the Natural Sciences based on scientific, theoretical- methodological and self-organizing pedagogical principles are fundamental for the creation of curricula, to face the challenges that emerge from the practice in municipalities of the Marajó Archipelago. They emphasize the importance of teaching reflexive, critical, investigative, purposeful and creators teachers in this region so that the students of the secondary education develop significant intellectual capacity and appropriate the chemical and physical knowledge that enable active and committed intervention in the social issues of Marajo. They highlight the intertwining of life histories, initial formation and teaching practices pedagogical with the constitution of teacher marajoara identity. Finally, the narratives about the trajectories experienced in the formation and in the professional activity show the total absence of the public power and of the contexts of resilience of the resistance teachers movements for professional valorization and working conditions. |
Palavra-chave: | Formação de professores Prática docente Ensino de ciências Identidade docente Marajoara |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher training Teaching practice Science teaching Teacher identity Marajoara |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | ALBUQUERQUE, Jacirene Vasconcelos de. Entre o professor pensado e o que pensa o professor: práticas curriculares e docentes de professores de Química e Física do Arquipélago de Marajó. 2019. 201 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5308 |
Data defesa documento: | 20-Fev-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2019_Jacirene Vasconcelos de Albuquerque.pdf | 3.27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.