Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5314
Tipo documento: Tese
Título: Um estudo das competências e habilidades na resolução de problemas aritméticos aditivos e multiplicativos com os números decimais
Autor(es): Jucá, Rosineide de Sousa
Orientador(a): Sá, Pedro Franco de
Membro da Banca: Sá, Pedro Franco de
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Silva, Francisco Hermes Santos da
Membro da Banca: Alves, Fábio José da Costa
Membro da Banca: Fossa, John Andrew
Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo investigar o campo de competência que os alunos do 6º ano do ensino fundamental devem possuir para resolverem problemas aritméticos com os números decimais, no campo aditivo e multiplicativo. Tínhamos o interesse em responder a seguinte questão de pesquisa: Qual o campo de competência que os alunos 6º ano do ensino fundamental devem possuir para resolverem problemas com os números decimais. A investigação foi realizada por meio de atividades de ensino com os números decimais com os alunos da turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belém do Pará. Escolhemos como metodologia de pesquisa alguns aspectos da pesquisa mista, por acreditarmos que esse método é o mais adequado ao tipo de estudo que pretendíamos realizar. Os instrumentos de pesquisa utilizados nesta investigação foram as atividades de ensino, testes diagnósticos, além de observação e gravações em áudio das conversas com os alunos. Para atingirmos o objetivo desta pesquisa, utilizamos atividades de ensino adaptadas do estudo de Jucá (2008), nas quais os alunos pudessem construir as regras das operações com os números decimais e resolver problemas do campo aditivo e multiplicativo, estabelecendo relações com seus conhecimentos prévios das operações e resolução de problemas com os números naturais, pois defendemos que os conhecimentos dos números naturais implicam na aprendizagem dos números decimais. De tal sorte que essa implicação se estende, além das operações, à resolução de problemas, e, para tal, buscamos fundamentação na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Para discutirmos sobre a estrutura semântica dos problemas aritméticos, utilizamos a teoria dos campos conceituais de Vergnaud que explora os problemas relacionados às estruturas aditivas e multiplicativas. Os resultados nos apontaram que os alunos que possuíam habilidades com as operações no campo dos números naturais aprenderam de forma satisfatória as operações com os números decimais, bem como apresentaram melhores habilidades na resolução de problemas. Em vista disso, inferimos que para que os alunos adquiram competência com os números decimais é necessário que tenham competência com os números naturais. Além do que para que tenham competência em resolver problemas com os números decimais precisam adquirir habilidades com as operações, em modelar os problemas, em reconhecer e utilizar a operação correntemente no problema.
Resumo em lingua estrangeira: This research aimed to investigate the field of competence that students of the 6th year of primary school should have to solve arithmetic problems with decimal numbers, the additive and multiplicative field. We had the interest to answer the following research question: What is the field of competence that students 6th grade of elementary school should have to solve problems with decimal numbers?. The research was conducted through educational activities with decimal numbers with the students in the 7th grade of elementary school in a public school in Belém do Pará. We chose as research methodology aspects of the joint research, we believe that this method is the most appropriate for the type of study that set out to accomplish. The research instruments used in this research were the teaching, diagnostic tests, observation and audio recordings of conversations with students. To achieve the objective of this research, we use appropriate education activities of the study Jucá (2008) in which students could build the rules of operations with decimals and solve the additive and multiplicative field problems in connecting with their previous knowledge of operations and troubleshooting with the natural numbers, because we argue that knowledge of the natural numbers imply the learning of decimal numbers. So much so that this involvement extends beyond the operations, problem solving, and to this end, we seek justification in the theory of meaningful learning of Ausubel. To discuss about the semantic structure of arithmetic problems, we use the theory of conceptual fields of Vergnaud exploring problems related to additive and multiplicative structures. The results showed that the students who had skills with operations in the field of natural numbers learned satisfactorily operations with decimals, and showed better skills in problem solving. In view of this, we infer that for students to acquire competence with the decimal numbers they need to have competence with the natural numbers. In addition to that they are competent in solving problems with decimal numbers need to acquire skills with operations in modeling problems, to recognize and use the operation currently in trouble.
Palavra-chave: Educação matemática
Ensino de matemática
Resolução de problemas
Números decimais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematics education
Teaching of math
Problem solving
Decimals numbers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: JUCÁ, Rosineide de Sousa. Um estudo das competências e habilidades na resolução de problemas aritméticos aditivos e multiplicativos com os números decimais. 2014. 282 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5314
Data defesa documento: 19-Nov-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2014_Rosineide de Sousa Jucá.pdf6.67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.