Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Demilson Benedito do-
dc.date.accessioned2024-03-06T14:03:43Z-
dc.date.available2013-05-13-
dc.date.available2024-03-06T14:03:43Z-
dc.date.issued2013-02-22-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Demilson Benedito do. Hermann Günter Grassmann (1809-1877) e o desenvolvimento do pensamento geométrico: a complementaridade entre alguns aspectos da Die Lineale Audehnungslehre (1844). 2013. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5329-
dc.description.abstractThis is a theoretical research and aims to study the foundations of mathematics present in the ideas which permeate the work of Die Lineale Ausdehnungslehre (Extension Theory) (1844) by the German mathematician Hermann Günter Grassmann (1809- 1877). As the Ausdehnungslehre is originally published in German, we used in this study its Spanish translation – Teoria de la Extension (1947). The discussions in this research are based on the concept of complementarities related to the analysis of the cognitive and epistemological aspects of mathematical concepts studied in the algebraic-geometry context. This research aims to investigate the configuration of the dualities: intentionality-extensionality of mathematical concepts and analysis-synthesis in the development of the geometric thinking, verified since Euclid and, mainly, in Grassmann’s work. The Ausdehnungslehre is important not only for the new concepts explained, but also for presenting an extremely rich introduction to ideas which reflect the fundamentals of mathematics through an interesting and significant philosophy from a historical point of view. Therefore, an investigation into the origins of this thinking and its possible consequences, not only for Mathematics but also for Epistemology, Philosophy and Education is necessary. We can infer with this research that Grassmann’s epistemology may add new elements to the approaches of the development of the geometric thinking and highlight the importance of the epistemological questions in the evolution of mathematical knowledge. It is our judgment that the Mathematics education needs and should be close to the discussions of ideas that arise in the study of historical and philosophical evolution of mathematical concepts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-11-08T13:36:48Z No. of bitstreams: 1 TESE_2013_Demilson Benedito do Nascimento.pdf: 1687430 bytes, checksum: 80efc09652febb2e517a41e9873903bc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-03-06T14:03:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2013_Demilson Benedito do Nascimento.pdf: 1687430 bytes, checksum: 80efc09652febb2e517a41e9873903bc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-06T14:03:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2013_Demilson Benedito do Nascimento.pdf: 1687430 bytes, checksum: 80efc09652febb2e517a41e9873903bc (MD5) Previous issue date: 2013-02-22en
dc.description.sponsorshipFAPEMATpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHermann Günter Grassmann (1809-1877) e o desenvolvimento do pensamento geométrico : a complementaridade entre alguns aspectos da Die Lineale Audehnungslehre (1844)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducação matemáticapt_BR
dc.subject.keywordHistória da matemáticapt_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.subject.keywordComplementaridadept_BR
dc.contributor.advisor1Otte, Michael Friedrich-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670481682966837pt_BR
dc.contributor.referee1Otte, Michael Friedrich-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670481682966837pt_BR
dc.contributor.referee2Wielewski, Sérgio Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1203599061747785pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647525642434236pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é de cunho teórico e tem por alvo o estudo dos fundamentos da matemática presente nas ideias que permeiam a obra Die Lineale Ausdehnungslehre (Teoria da Extensão) (1844) do matemático alemão Hermann Günter Grassmann (1809- 1877). Como a Ausdehnungslehre está originalmente editada em alemão, utilizamos em tal estudo a sua tradução espanhola – Teoria de la Extension (1947). As discussões, nesta pesquisa, estão fundamentadas no conceito de complementaridade no que concerne à análise de aspectos cognitivos e epistemológicos de conceitos matemáticos estudados no contexto algébrico-geométrico. O foco da pesquisa é investigar a configuração das dualidades: intensionalidade-extensionalidade dos conceitos matemáticos e a análise-síntese no desenvolvimento do pensamento geométrico, verificados a partir de Euclides e, principalmente, na obra de Grassmann. A Ausdehnungslehre é importante não só pelos novos conceitos explicitados, mas também por apresentar uma introdução extremamente rica em ideias que refletem os fundamentos da matemática por meio de uma filosofia interessante e significativa do ponto de vista histórico. Assim, buscar as origens desse pensamento e suas possíveis consequências, não apenas à Matemática, mas também à Epistemologia, à Filosofia e à Educação faz-se necessário. Podemos inferir com esta pesquisa que a epistemologia de Grassmann pode acrescentar novos elementos às abordagens do desenvolvimento do pensamento geométrico e destacar a importância dos questionamentos epistemológicos para a evolução do conhecimento matemático. É nosso julgamento que a Educação Matemática precisa e deve estar próxima dos debates de ideias que surgem nos estudos de caráter histórico-filosófico da evolução dos conceitos matemáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics educationpt_BR
dc.subject.keyword2History of mathematicspt_BR
dc.subject.keyword2Epistemologypt_BR
dc.subject.keyword2Complementaritypt_BR
dc.contributor.referee3Wielewski, Gladys Denise-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864pt_BR
dc.contributor.referee4Paulo, Sérgio Roberto de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267460859773462pt_BR
dc.contributor.referee5Borges, Marcos Francisco-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0784057924542098pt_BR
dc.contributor.referee6Barros, Luiz Gonzaga Xavier de-
dc.contributor.referee6ID090.816.748-20pt_BR
dc.contributor.referee6Latteshttp://lattes.cnpq.br/7153984138216512pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2013_Demilson Benedito do Nascimento.pdf1.65 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.