Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5329
Tipo documento: | Tese |
Título: | Hermann Günter Grassmann (1809-1877) e o desenvolvimento do pensamento geométrico : a complementaridade entre alguns aspectos da Die Lineale Audehnungslehre (1844) |
Autor(es): | Nascimento, Demilson Benedito do |
Orientador(a): | Otte, Michael Friedrich |
Membro da Banca: | Otte, Michael Friedrich |
Membro da Banca: | Wielewski, Sérgio Antonio |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Paulo, Sérgio Roberto de |
Membro da Banca: | Borges, Marcos Francisco |
Resumo : | Esta pesquisa é de cunho teórico e tem por alvo o estudo dos fundamentos da matemática presente nas ideias que permeiam a obra Die Lineale Ausdehnungslehre (Teoria da Extensão) (1844) do matemático alemão Hermann Günter Grassmann (1809- 1877). Como a Ausdehnungslehre está originalmente editada em alemão, utilizamos em tal estudo a sua tradução espanhola – Teoria de la Extension (1947). As discussões, nesta pesquisa, estão fundamentadas no conceito de complementaridade no que concerne à análise de aspectos cognitivos e epistemológicos de conceitos matemáticos estudados no contexto algébrico-geométrico. O foco da pesquisa é investigar a configuração das dualidades: intensionalidade-extensionalidade dos conceitos matemáticos e a análise-síntese no desenvolvimento do pensamento geométrico, verificados a partir de Euclides e, principalmente, na obra de Grassmann. A Ausdehnungslehre é importante não só pelos novos conceitos explicitados, mas também por apresentar uma introdução extremamente rica em ideias que refletem os fundamentos da matemática por meio de uma filosofia interessante e significativa do ponto de vista histórico. Assim, buscar as origens desse pensamento e suas possíveis consequências, não apenas à Matemática, mas também à Epistemologia, à Filosofia e à Educação faz-se necessário. Podemos inferir com esta pesquisa que a epistemologia de Grassmann pode acrescentar novos elementos às abordagens do desenvolvimento do pensamento geométrico e destacar a importância dos questionamentos epistemológicos para a evolução do conhecimento matemático. É nosso julgamento que a Educação Matemática precisa e deve estar próxima dos debates de ideias que surgem nos estudos de caráter histórico-filosófico da evolução dos conceitos matemáticos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This is a theoretical research and aims to study the foundations of mathematics present in the ideas which permeate the work of Die Lineale Ausdehnungslehre (Extension Theory) (1844) by the German mathematician Hermann Günter Grassmann (1809- 1877). As the Ausdehnungslehre is originally published in German, we used in this study its Spanish translation – Teoria de la Extension (1947). The discussions in this research are based on the concept of complementarities related to the analysis of the cognitive and epistemological aspects of mathematical concepts studied in the algebraic-geometry context. This research aims to investigate the configuration of the dualities: intentionality-extensionality of mathematical concepts and analysis-synthesis in the development of the geometric thinking, verified since Euclid and, mainly, in Grassmann’s work. The Ausdehnungslehre is important not only for the new concepts explained, but also for presenting an extremely rich introduction to ideas which reflect the fundamentals of mathematics through an interesting and significant philosophy from a historical point of view. Therefore, an investigation into the origins of this thinking and its possible consequences, not only for Mathematics but also for Epistemology, Philosophy and Education is necessary. We can infer with this research that Grassmann’s epistemology may add new elements to the approaches of the development of the geometric thinking and highlight the importance of the epistemological questions in the evolution of mathematical knowledge. It is our judgment that the Mathematics education needs and should be close to the discussions of ideas that arise in the study of historical and philosophical evolution of mathematical concepts. |
Palavra-chave: | Educação matemática História da matemática Epistemologia Complementaridade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Mathematics education History of mathematics Epistemology Complementarity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | NASCIMENTO, Demilson Benedito do. Hermann Günter Grassmann (1809-1877) e o desenvolvimento do pensamento geométrico: a complementaridade entre alguns aspectos da Die Lineale Audehnungslehre (1844). 2013. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5329 |
Data defesa documento: | 22-Fev-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2013_Demilson Benedito do Nascimento.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.