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Tipo documento: Tese
Título: O pensamento crítico nas aulas de Física da Universidade Federal de Roraima
Autor(es): Rosa, José Eugênio Brum da
Orientador(a): Kalhil, Josefina Barrera
Membro da Banca: Mello, Geison Jader
Membro da Banca: Silva, Wender Antônio da
Membro da Banca: Kalhil, Josefina Barrera
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Resumo : Este trabalho de pesquisa orientou-se pelo problema científico: o processo de ensino- aprendizagem desenvolvido nas aulas de Física da UFRR contribui para a desenvolvimento do pensamento crítico? Assumindo a premissa de que pensar criticamente significa mobilizar harmonicamente um conjunto específico de habilidades cognitivas e tomando por base parâmetros teóricos estabelecidos nas teorias Histórico-cultural e da Atividade, investigamos o desenvolvimento do pensamento crítico no contexto das aulas de Física ministradas na Universidade Federal de Roraima. Sob um enfoque qualitativo, investigamos as práticas pedagógicas das aulas de Física a partir de dois eixos: o projeto pedagógico do curso e a perspectiva dos professores. Os dados foram obtidos a partir da pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. A discussão dos dados foi embasada nas Análise Textual Discursiva e Análise de Conteúdo. As análises revelaram que o projeto pedagógico do curso atende as determinações do conjunto de normas que regem a educação nacional e preconiza o pensamento crítico e suas habilidades como finalidades da formação pretendida. Também revelaram que os professores não dirigem intencionalmente suas práticas ao desenvolvimento do pensamento crítico, no entanto, o fazem de forma indireta. A partir desses resultados, defendemos a tese que as práticas pedagógicas que caracterizam o processo ensino- aprendizagem nas aulas de Física da UFRR contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico, na medida em que contribuem para o desenvolvimento de habilidades que a ele se relacionam, a despeito de não haver intencionalidade explícita nas ações docentes. Embasados nos resultados obtidos e no suporte teórico da pesquisa, apresentamos uma proposta didática que pretende ser uma ferramenta de auxílio aos professores para estimular, nos alunos, o desenvolvimento do pensamento crítico e suas habilidades.
Resumo em lingua estrangeira: The research work present here was guided by the scientific problem: does the teaching-learn- ing process developed in the Physics classes at UFRR contribute to the development of critical thinking? Assuming the premise that thinking critically means harmoniously mobilizing a spe- cific set of cognitive skills and based on theoretical parameters established in Historical-cultural and Activity theories, we investigate the development of critical thinking in the context of Phys- ics classes taught at the Federal University of Roraima . From a qualitative approach, we inves- tigate the pedagogical practices of Physics classes from two axes: the pedagogical project of the course and the perspective of the teachers. The data were obtained from documentary re- search and semi-structured interviews. The discussion of the data was based on Textual Discur- sive Analysis and Content Analysis. The analyzes revealed that the pedagogical project of the course meets the determinations of the set of rules that govern national education and advocates critical thinking and its skills as the purposes of the intended training. They also revealed that teachers do not intentionally direct their practices towards the development of critical thinking; however, they do it indirectly. From these results, we defend the thesis that pedagogical prac- tices that characterize the teaching-learning process in UFRR Physics classes contribute to the development of critical thinking, insofar as they contribute to the development of skills related to it, despite there being no explicit intentionality in the actions teachers. Based on the results obtained and the theoretical support of the research, we present a didactic proposal to assist teachers in stimulating the development of critical thinking and their skills.
Palavra-chave: Habilidades cognitivas
Proposta didática
Peer instruction
Palavra-chave em lingua estrangeira: Cognitive Skills.
Didactic proposal
Peer instruction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: ROSA, José Eugênio Brum da. O pensamento crítico nas aulas de Física da Universidade Federal de Roraima. 2020. 203 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5343
Data defesa documento: 1-Dez-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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