Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5344
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Transformações de energia : uma abordagem para o nono ano |
Autor(es): | Pimenta, Maísa Alves de Souza |
Orientador(a): | Pereira, Rosângela Borges |
Membro da Banca: | Pereira, Rosângela Borges |
Membro da Banca: | Alves, Fabrizio Myaki |
Membro da Banca: | Faria, Jorge Luiz Brito de |
Resumo : | A busca por novas formas de energia que sejam limpas e sustentáveis mobiliza cientistas de todo o mundo. Esse é um tema crucial para o desenvolvimento do planeta e, como tal, deveria estar inserido em nossos currículos escolares, desde os anos iniciais. No entanto, não é essa a realidade com a qual convivemos. O conteúdo de transformações energéticas geralmente é tratado de maneira superficial, desconectado da realidade que nos cerca, não permitindo que nossos estudantes sejam impactados pela realidade que nos desafia de modo tão premente. Esse trabalho objetivou a concepção, elaboração e implementação em sala de aula de um material didático instrucional - para o nono ano -sobre transformações de energia, que venha a complementar o livro didático. A implementação foi feita com a turma do 9° ano do Colégio Estadual Lindolfo Mendes da Cunha, na cidade de Faina/GO. Ao abordarmos o tema de transformações energéticas - com ênfase na experimentação - visamos promover, além da atualização curricular, a inserção de atividades experimentais em nossa prática docente. Para tanto, elaboramos um total de 19 (dezenove) aulas, centradas em metodologias ativas e em atividades lúdicas, que abordem o assunto de maneira integrada e atualizada. Ao todo são executados 06 (seis) experimentos. Na elaboração das aulas utilizamos diversos recursos de tecnologias educacionais como as simulações PhET, Padlet, Canva, Google Formulários e Kahoot. Concluímos que as atividades experimentais, e a participação ativa dos estudantes durante as aulas contribuíram para despertar o interesse e motivar a turma, além de ter contribuído significativamente para a aprendizagem dos estudantes. |
Resumo em lingua estrangeira: | The search for new forms of energy that are clean and sustainable mobilizes scientists all over the world. This is a crucial theme for the development of the planet and, as such, it should be inserted in our school curricula, from the early years. However, this is not the reality we live with. The content of energy transformations is usually treated superficially, disconnected from the reality that surrounds us, not allowing our students to be impacted by the reality that challenges us so urgently. This work aimed to design, develop, and implement in the classroom an instructional didactic material - for ninth grade - about energy transformations, which will complement the textbook. The implementation was done with the 9th grade class of the Lindolfo Mendes da Cunha State College, in the city of Faina/GO. By approaching the subject of energy transformations - with emphasis on experimentation - we aimed to promote, besides curriculum updating, the insertion of experimental activities in our teaching practice. To this end, we have developed a total of 19 (nineteen) classes, centered on active methodologies and playful activities, which address the subject in an integrated and up-to-date way. In all, 06 (six) experiments are performed. In the elaboration of the classes we used several educational technology resources such as PhET, Padlet, Canva, Google Forms, and Kahoot simulations. We conclude that the experimental activities and the active participation of the students during the classes contributed to arouse interest and motivate the class, and contributed significantly to the learning of the students. |
Palavra-chave: | Ensino de Física Transformações de Energia Experimentação Metodologias ativas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching Physics Energy Transformations Experimentation Active Methodologies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
Referência: | PIMENTA, Maísa Alves de Souza. Transformações de energia: uma abordagem para o nono ano. 2022. 151 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5344 |
Data defesa documento: | 27-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Maísa Alves de Souza Pimenta.pdf | 5.87 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.