Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5345
Tipo documento: Tese
Título: Retrotopias linguísticas : a língua nacional como ferramenta de revivificação do nacionalismo
Autor(es): Santos, Alinee Silva dos
Orientador(a): Vesz, Fernando Zolin
Membro da Banca: Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Membro da Banca: Baronas, Roberto Leiser
Membro da Banca: Corbanezi, Elton Rogerio
Membro da Banca: Vesz, Fernando Zolin
Membro da Banca: Vilela-Ardenghi, Ana Carolina Nunes da Cunha
Resumo : Nesta tese, busco verificar como é interpretado o movimento de retrotopia linguística em publicações feitas no ambiente virtual, especificamente, no Facebook. Na pesquisa, de abordagem interpretativista (MOITA LOPES, 1994) e documental (RAMALHO; RESENDE, 2011), entendem-se as postagens feitas nessa rede social como materiais de pesquisa de natureza formal cujos sentidos se manifestam de acordo com a visão do pesquisador, posição apoiada na perspectiva da Linguística Aplicada Indisciplinar e reforçada em Moita Lopes (2004; 2006; 2008). Tais publicações constituem um corpus principal composto por dezesseis posts, retirados de perfis públicos do Facebook. O referencial teórico está constituído por uma revisão bibliográfica do conceito de língua nacional a partir dos estudos de Freire (1920), com a intenção de demonstrar que a discussão que circunda o entendimento acerca dela não é recente. Depois, recorro a autores associados à área dos estudos da linguagem, tais como Mignolo (2003), e relaciono suas ideias aos estudos de Zolin-Vesz (2015), Cervo (2014), Branco (2015) e Di Renzo (2012) para apresentar como, nas últimas décadas, essa temática é motivo para a produção de diversos trabalhos que visam discutir aspectos relacionados à língua nacional e como as instituições de ensino se configuraram como lugares de legitimação dela, o que acabou servindo como base para muitos dos entendimentos que se tem hoje, principalmente dentro da academia, como argumentam Zolin-Vesz e Jesus (2019). Para propor o entendimento acerca de retrotopia linguística, utilizo um conceito empregado inicialmente por Bauman (2017b), para buscar entender como a língua nacional continua sendo alvo de discussão e como o debate sobre ela ainda é recorrente. Como apoio para a defesa desse ponto de vista, recorro também a argumentos de autores como Foucault (2004), Fabricio (2006) e Silva (2015). A pergunta que norteou a pesquisa foi: Como o movimento de retrotopia linguística é interpretado na construção de posts publicados no Facebook? Com os resultados obtidos, conclui-se que há, na contemporaneidade, um movimento de recuperação de um discurso que privilegia a língua nacional e suas regras determinadas pela gramática normativa em detrimento de uma prática linguística considerada marginal, movimento que se relaciona à retrotopia linguística, a qual defini como o uso da língua nacional como ferramenta de recuperação de um passado ideal e como marcadora de estabilidade.
Resumo em lingua estrangeira: In this doctoral thesis, I seek to verify how the linguistic retrotopia movement is interpreted in publications made on virtual environments, specifically on Facebook. In the research, with interpretativist (MOITA LOPES, 1994) and documental approach (RAMALHO; RESENDE, 2011), posts made in this social network are understood as research materials of formal nature, whose meanings are manifested according to the researcher's vision, position supported by the perspective of the Interdisciplinary Applied Linguistics and reinforced by Moita Lopes (2004; 2006; 2008). Such publications constitute a main corpus composed of sixteen posts, taken from public Facebook profiles. The theoretical framework consists of a bibliographic review of the concept of national language based on studies by Freire (1920), with the intention of demonstrating that the discussion surrounding its understanding is not recent. Subsequently, I turn to authors associated with the field of language studies, such as Mignolo (2003), and relate their ideas to studies by Zolin-Vesz (2015), Cervo (2014), Branco (2015) and Di Renzo (2012) to present how, in the last decades, this theme has been the reason for the production of several works that aim to discuss aspects related to the national language and how educational institutions have been configured as places of its legitimation, which ended up by serving as the basis for many of today’s understandings, especially within the academic environment, as claimed by Zolin-Vesz and Jesus (2019). To propose an understanding of linguistic retrotopia, I use a concept initially used by Bauman (2017b), to seek to understand how the national language continues to be the subject of discussion and how the debate about it is still recurrent. As support for the defense of this point of view, I also seek the arguments of authors such as Foucault (2004), Fabricio (2006) and Silva (2015). The question that guided the research was: How does the linguistic retrotopia movement is interpreted in the construction of posts published on Facebook? With the results obtained, it could be concluded that there is, in contemporary times, a movement to recover a discourse that privileges the national language and its rules determined by normative grammar to the detriment of linguistic practice considered marginal, a movement that is related to linguistic retrotopia, which I defined as the use of the national language as a tool for recovering an ideal past and as a marker of stability.
Palavra-chave: Retrotopia linguística
Língua nacional
Concepção de língua
Palavra-chave em lingua estrangeira: Linguistic retrotopia
National language
Language conception
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: SANTOS, Alinee Silva dos. Retrotopias linguísticas: a língua nacional como ferramenta de revivificação do nacionalismo. 2022. 118 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5345
Data defesa documento: 14-Jun-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado

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