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http://ri.ufmt.br/handle/1/5400
Tipo documento: | Tese |
Título: | As representações de educação feminina nos textos de Maria Dimpina Lobo Duarte (1916-1950) |
Autor(es): | Albuquerque, Dálete Cristiane Silva Heitor de |
Orientador(a): | Sá, Elizabeth Figueiredo de |
Membro da Banca: | Sá, Elizabeth Figueiredo de |
Membro da Banca: | Silva, Marijâne Silveira da |
Membro da Banca: | Pereira, Vinícius Carvalho |
Membro da Banca: | Pinto, Adriana Aparecida |
Membro da Banca: | Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza |
Resumo : | Esta tese é resultado da pesquisa de Doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso. A investigação é parte das produções bibliográficas pertencentes ao Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória (GEM), ligado à linha de pesquisa Cultura, Memória e Teorias em Educação. A pesquisa por meio de seu percurso investigativo evidencia a expressividade da revista A Violeta na cidade de Cuiabá, em seus anos iniciais no século XX, que se destacaria pelo seu potencial político, por ser uma produção autoral de mulheres-autoras, componentes de uma elite econômica e letrada, em um tempo em que mulheres eram silenciadas, em que seus feitos não compunham relatos historiográficos. Nesse sentido, a presente investigação tem por objetivo analisar as representações de educação feminina disseminadas nos escritos de uma dessas mulheresautoras, Maria Dimpina Lobo Duarte, que se destacou nessa revista do campo da imprensa periódica, com sua produção textual densa, especialmente na temática da Educação. O recorte temporal adotado situa nos anos de 1916 a 1950 e foi determinado por ser o período de circulação da revista A Violeta, um importante impresso feminino mato-grossense, escrito por e para mulheres e onde Maria Dimpina divulgou seu projeto de educação feminina, de formação de mulheres para os trabalhos do lar. Para dar conta do proposto utilizou-se como referencial teórico: (1) o conceito de Representações, de Chartier (1988), situando este estudo no campo da História Cultural; (2) ainda, buscou-se sustento no conceito de Leitor-Modelo, de Umberto Eco (1986), conceito que auxiliou a investigação na compreensão dessa estratégia textual na figura da leitora modelo dos textos analisados na revista; (3) também, uma análise paratextual, a partir dos estudos de Gérard Genétte (2009), de modo a compreender aspectos materiais da revista. A pesquisa teve como fonte privilegiada os textos de Maria Dimpina Lobo Duarte na revista A Violeta, prioritariamente aqueles publicados nas seções “Chrônica” e “Correspondência de D. Martha”, respectivamente. Como resultados, pode-se perceber que a voz ativa e presença constante nos movimentos sócio-políticos de Maria Dimpina se engajava, por meio de seus textos e evidenciava uma postura conservadora para a educação feminina, em pleno acordo com o seu tempo, a despeito de estar na vanguarda nas discussões pela modernidade de sua cidade. Ao buscar compreender seus escritos como espaço discursivo e formador de opiniões e comportamentos de suas leitoras foi possível perceber princípios de formação de mulheres para o lar, uma educação feminina para o trabalho, de modo que a mulher se mantenha responsável na educação moral dos seus filhos e responsável no governo do doméstico. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: This doctoral thesis is the result of an investigation developed in the Postgraduate Program in
Education at Federal University of Mato Grosso. The study is part of the bibliographical
productions carried out by the Research Group in History of Education and Memory (GEM),
linked to researches in the area of Culture, Memory and Theories in Education. The research
reveals the expressiveness of the magazine A Violeta in the city of Cuiabá, in its early years in
the 20th century, and which would stand out for its political potential, for being an authorial
production of women-authors, members of an economic elite and literate, at a time when
women were silenced, and their deeds did
not compose historiographical reports. In this sense, this study aims to analyze the
representations of women education disseminated in the writings of one of these womenauthors - Maria Dimpina Lobo Duarte, who excelled in this magazine with her dense textual
production, especially on the theme of Education. The temporal cut adopted covers the years
1916 to 1950 and was chosen taking into account the circulation period of the magazine A
Violeta. This was an important feminine magazine in Mato Grosso, written by and for women
and where Maria Dimpina publicized her project of women education, of training women for
housework. The theoretical references used: (1) the concept of Representations, proposed by
Chartier (1988), placing this study in the field of Cultural History; (2) still, the concept of Model
Reader, by Umberto Eco (1986), a concept that helped in understanding this textual strategy in
the figure of the woman model reader of the texts analyzed in the magazine; (3) also, a
paratextual analysis, based on the studies of Gérard Genétte (2009), in order to understand the
material aspects of the magazine. The research had as privileged source the texts of Maria
Dimpina Lobo Duarte in the magazine A Violeta, mainly those ones published in the sections
“Chrônica” and “Correspondência de D. Martha”, respectively. As result, it can be seen that
the active voice and constant presence in the socio-political movements in which Maria
Dimpina engaged, through her texts and evidenced a conservative posture for women education,
in full agreement with her time, despite to be at the forefront in discussions for the modernity
of her city. In seeking to understand her writings as a discursive space and an opinion leader
and behaviors of her readers, it was possible to realize principles of training women for home,
a women education for work, but in such a way that women remain responsible for moral
education of their children and also responsible for domestic governance. RESUMEN: Esta tesis es el resultado de una investigación de doctorado desarrollada en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Mato Grosso. La investigación es parte de las producciones bibliográficas pertenecientes al Grupo de Investigación en Historia de la Educación y Memoria (GEM), vinculado a la línea de investigación Cultura, Memoria y Teorías en Educación. Esta investigación por medio de su camino investigativo evidencia la expresividad de A Violeta, en esa Cuiabá, en los años iniciales del siglo XX, que se destacaría por su potencial político, por ser una producción autoral de mujeres-autoras, componentes de una élite económica y letrada, en un tiempo en que mujeres eran silenciadas, en que sus hechos no componían relatos historiográficos. En ese sentido, la presente investigación tiene por objetivo analizar las representaciones de educación femenina diseminadas en los escritos de una de esas mujeres-autoras, Maria Dimpina Lobo Duarte, que se destacó en esa revista del campo de la prensa periódica, con su producción textual densa, especialmente en la temática de Educación. El recorte temporal adoptado nos sitúa en los años de 1916 a 1950 y fue determinado por ser el periodo de circulación de la revista A Violeta, un importante material impreso femenino mato-grosense, escrito por y para mujeres, y donde Maria Dimpina divulgó su proyecto de educación femenina, de formación de mujeres para los trabajos del hogar. Para dar cuenta de lo propuesto se utilizó como referencial teórico: (1) el concepto de Representaciones de Chartier (1988), situando este estudio en el campo de la Historia Cultural; (2) se buscó también sustento en el concepto de Lector-Modelo de Umberto Eco (1986), concepto que auxilió la investigación en la comprensión de esa estrategia textual en la figura de la lectora modelo de los textos analizados de la revista; (3) también, un análisis paratextual, a partir de los estudios de Gérard Genétte (2009), para comprender aspectos materiales de la revista. La investigación tuvo como fuente privilegiada los textos de Maria Dimpina Lobo Duarte en la revista A Violeta, prioritariamente aquellos publicados en las secciones “Chrônica” e “Correspondênica d D. Martha”, respectivamente. Como resultados se puede percibir que la voz activa y la presencia constante en los movimientos socio-políticos de Maria Dimpina se comprometía por medio de sus textos y evidenciaba una postura conservadora para la educación femenina, en peno acuerdo con su tiempo, a pesar de estar en la vanguardia en las discusiones por la modernización de la ciudad. Al buscar comprender sus escritos como espacio discursivo y formador de opiniones y comportamientos de sus lectoras, fue posible percibir principios de formación de mujeres para el hogar, una educación femenina para el trabajo, pero de modo que la mujer se mantuviera responsable de la educación moral de sus hijos y responsable en el gobierno de lo doméstico. |
Palavra-chave: | Educação feminina Representações Maria Dimpina Lobo Duarte A Violeta História da educação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Women education Representations Maria Dimpina Lobo Duarte A Violeta History of education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | ALBUQUERQUE, Dálete Cristiane Silva Heitor de. As representações de educação feminina nos textos de Maria Dimpina Lobo Duarte (1916-1950). 2023. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5400 |
Data defesa documento: | 29-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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