Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5432
Tipo documento: Tese
Título: Formação continuada mediada pela interculturalidade crítica : necessidade de transformar o olhar dos professores para o reconhecimento dos estudantes indígenas na escola urbana de Colíder (MT)
Autor(es): Ayres, Sandra Regina Braz
Orientador(a): Grando, Beleni Salete
Membro da Banca: Grando, Beleni Salete
Membro da Banca: Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Chaparro, Nilzalina Silva
Membro da Banca: Luciano, Gersem José dos Santos
Membro da Banca: Alexandre, Ivone Jesus
Resumo : A presente pesquisa delimitou como campo de estudo uma escola urbana de ensino fundamental no município de Colíder (MT), que se configura como um espaço significativo de complexidade étnico-cultural e desafia os educadores por atender a um número expressivo de estudantes indígenas pertencentes a diferentes povos: Apiaká, Ikpeng, Kayapó, Panará, Tapayuna, Kayapó/Tapayuna e Panará/Kayapó. Diante dessa realidade, submeteu-se a questão principal de investigação: como pensar uma proposta de formação continuada para uma escola urbana de Colíder (MT), a partir das concepções que os professores expressam ao trazer, como desafio, a presença de diferentes estudantes indígenas na escola? A partir dessa inquietação, o principal objetivo consistiu em compreender qual formação continuada de professores é necessária para o reconhecimento e a valorização da presença dos diferentes estudantes indígenas em uma escola urbana de Colíder. Participaram do estudo 15 professores, contando com a equipe gestora, que compõem o quadro docente da escola, no período de 2019 a 2020. A investigação seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa, com enfoque nos princípios da pesquisa participante, visto que essa modalidade permite a interação entre pesquisador e o grupo pesquisado. As técnicas de coleta de dados aconteceram por meio de questionário, análise documental e entrevista. Para a interpretação do conjunto de dados, seguiu-se a proposição da análise de contexto, que envolveu o sentido dos termos empregados e os conceitos explícitos ou implícitos no Projeto Político Pedagógico e na fala dos professores. Os dados revelaram duas grandes categorias: A forte presença da colonialidade no Projeto Político Pedagógico nega a cultura e a existência dos sete povos indígenas na escola, sustentada por quatro subcategorias: a) Olhar restrito/limitado, no PPP, sobre o conceito de diferença; b) Invisibilização dos estudantes indígenas, de sua cultura e de seus direitos no PPP; c) Visibilização dos estudantes indígenas no PPP e d) Brechas no PPP. A segunda categoria: In(compreensão) manifestada pelos professores em relação à diferença cultural presente na escola, foi estruturada em cinco subcategorias: a) Conflito vivido pelos professores no primeiro contato com os estudantes indígenas: medo, espanto, desespero, inexperiência; b) Consequências do olhar monocultural na prática pedagógica sofridas pelos estudantes indígenas; c) Os professores adotam uma postura espontaneísta para avaliar os estudantes indígenas quanto à interação, à dança, ao respeito aos colegas, ao respeito ao professor e a saber esperar a vez de participar das brincadeiras; d) Divergência no olhar dos professores sobre a relação entre estudantes indígenas e não indígenas e e) A formação continuada na visão dos professores: entre o ser e o estudo da Lei n.º 11.645/2008, para a compreensão da diferença e da cultura dos povos indígenas, e o fazer, voltado para atividades práticas de como ensinar os estudantes indígenas. Concluiu-se, neste estudo, que a formação continuada de professores e necessária para desvelar a matriz colonial e para pensar e criar outras possibilidades na prática pedagógica, que deve se fundamentar na perspectiva da interculturalidade crítica.
Resumo em lingua estrangeira: The present research delimited as a field of study an urban elementary school in the municipality of Colíder (MT), which is configured as a significant space of ethno-cultural complexity and challenges educators to serve a significant number of indigenous students belonging to different peoples: Apiaká, Ikpeng, Kayapó, Panará, Tapayuna, Kayapó/Tapayuna and Panará/Kayapó. Faced with this reality, the main research question was: how to think about a proposal for continuing education for an urban school in Colíder (MT), based on the conceptions expressed by the teachers when they brought as a challenge the presence of different indigenous students in the school? Based on this concern, the main objective was to understand what training is necessary for teachers to recognize and value the presence of different indigenous students in an urban school in Colíder. Fifteen teachers participated in the study, including the management team, who make up the teaching staff of the school from 2019 to 2020. The research followed the assumptions of qualitative research, focusing on the principles of participant research, since this modality allows interaction between the researcher and the researched group. The data collection techniques were carried out through a questionnaire, document analysis and interviews. For the interpretation of the data set, we followed the proposition of contextual analysis, which included the meaning of the terms used and the concepts explicit or implicit in the Political Pedagogical Project and in the teachers' speech. The data revealed two main categories: The strong presence of coloniality in the Political Pedagogical Project denies the culture and existence of the seven indigenous peoples in the school, supported by four subcategories: a) Restricted/limited view, in the PPP, on the concept of difference; b) Invisibilization of indigenous students, their culture and their rights in the PPP; c) Visibilization of indigenous students in the PPP and d) Gaps in the PPP. The second category: In(understanding) expressed by teachers regarding the cultural difference present in the school, was structured in five subcategories: a) Conflict experienced by teachers in the first contact with indigenous students: Fear, surprise, despair, inexperience; b) Consequences of the monocultural view in the pedagogical practice suffered by indigenous students; c) Teachers adopt a spontaneous attitude to evaluate indigenous students in terms of interaction, dance, respect for peers, respect for the teacher and knowing how to wait their turn to participate in games; d) Divergence in the teachers' view on the relationship between indigenous and nonindigenous students and e) Continuing education from the teachers' point of view: between being and studying Law no. 11.645/2008, for the understanding of the difference and the culture of indigenous peoples, and the doing, focused on practical activities of how to teach indigenous students. It was concluded in this study that the continuing education of teachers is necessary to unveil the colonial matrix and to think and create other possibilities in pedagogical practice, which should be based on the perspective of critical interculturality.
Palavra-chave: Estudantes indígenas
Escola urbana
Interculturalidade crítica
Formação de professores
Palavra-chave em lingua estrangeira: Indigenous students
Urban school
Critical interculturality
Teacher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: AYRES, Sandra Regina Braz. Formação continuada mediada pela interculturalidade crítica: necessidade de transformar o olhar dos professores para o reconhecimento dos estudantes indígenas na escola urbana de Colíder (MT). 2022. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5432
Data defesa documento: 29-Nov-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2022_Sandra Regina Braz Ayres.pdf2.3 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.